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Consumindo discursos: alinhavos entre representação e imaginário através da publicidade na década de 1950 e 1960.

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dc.description.resumo A mídia impressa sempre teve grande influência na construção das representações que permeiam o imaginário social. As possíveis manipulações de interesse veiculadas através da informação são reapropriadas e ressignificadas quando chegam ao leitor, abrindo-se também lacunas para as possíveis subjetividades. De um lado, a produção editorial, que discursa conceitos de civilidade, gostos, legitimando e instituindo padrões. De outro lado, a recepção dos leitores que, embora estruturados em conceitos pré-concebidos, também se encontram abertos aos novos ideais, transitando entre estratégias e práticas cotidianas. Este artigo pretende analisar as diferenças entre as representações masculinas e femininas a partir de peças publicitárias disseminadas pelo periódico Jornal das Moças, veiculadas na década de 1950. A intenção está em investigar através das propagandas os imaginários construídos e instituídos em dado período, as relações de gostos, costumes e hábitos diferenciados pelo foco pretendido pela produção do impresso e sua relação com o público alvo – ora homens, ora mulheres. Logo, não se tratam apenas de relações de gênero, e sim de poder estruturado e disseminado pelas visualidades e narrativas propriciadas pela publicidade e pela cultura impressa. Através da pesquisa quantitativa, é possível investigar a repetição de tais peças, evidenciando os interesses engendrados pelo periódico em questão. Tendo a análise do discurso e da semiótica como metodologia, a investigação imagética e textual evidencia a construção de identidades através do consumo, onde o ter também significa ser, demarcando-se claramente os ideais de conduta femininos em relação aos masculinos. Voltados para a higiene, cosmética, comportamento e hábitos, as publicidades veiculadas vão muito além do consumo, engendrando percepções e guiando condutas sociais. Assim, através das diferenciações das propagandas entre as décadas abordadas, é possível analisar as modificações temporais aos discursos de gênero e identidades, construídas a partir da veiculação e repetição de produtos que, conforme os discursos, também necessitam de certa conduta esperada em seus usos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Consumindo discursos: alinhavos entre representação e imaginário através da publicidade na década de 1950 e 1960. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34817
dc.date.accessioned 2024-02-27T21:35:48Z
dc.date.available 2024-02-27
dc.date.available 2024-02-27T21:35:48Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Práticas sociais pt_BR
dc.subject Periódicos pt_BR
dc.subject Periódico Jornal das Moças pt_BR
dc.subject Propagandas pt_BR
dc.subject Meios de comunicação 1950-1960 pt_BR
dc.subject Jornal das Moças pt_BR
dc.subject Representações masculinas e femininas pt_BR
dc.subject Relações de gênero pt_BR
dc.subject Imaginário instituído - revistas pt_BR
dc.subject Social practices pt_BR
dc.subject Periodicals pt_BR
dc.subject Periodical Jornal das Moças pt_BR
dc.subject Advertisements pt_BR
dc.subject Media 1950-1960 pt_BR
dc.subject Young Women's Newspaper pt_BR
dc.subject Male and female representations pt_BR
dc.subject Gender relations pt_BR
dc.subject Established imaginary - magazines pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SASAKI, Silvia.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Consuming discourses: alignments between representation and imagination through advertising in the 1950s and 1960s. pt_BR
dc.identifier.citation SASAKI, Silvia. Consumindo discursos: alinhavos entre representação e imaginário através da publicidade na década de 1950 e 1960. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 03 - Antiguidade, Medievalidade, Recepções: Fontes e Metodologias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34817 pt_BR


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