dc.description.resumo |
A mídia impressa sempre teve grande influência na construção das representações que permeiam o imaginário social. As possíveis manipulações de interesse veiculadas através da informação são reapropriadas e ressignificadas quando chegam ao leitor, abrindo-se também lacunas para as possíveis subjetividades. De um lado, a produção editorial, que discursa conceitos de civilidade, gostos, legitimando e instituindo padrões. De outro lado, a recepção dos leitores que, embora estruturados em conceitos pré-concebidos, também se encontram abertos aos novos ideais, transitando entre estratégias e práticas cotidianas. Este artigo pretende analisar as diferenças entre as representações masculinas e femininas a partir de peças publicitárias disseminadas pelo periódico Jornal das Moças, veiculadas na década de 1950. A intenção está em investigar através das propagandas os imaginários construídos e instituídos em dado período, as relações de gostos, costumes e hábitos diferenciados pelo foco pretendido pela produção do impresso e sua relação com o público alvo – ora homens, ora mulheres. Logo, não se tratam apenas de relações de gênero, e sim de poder estruturado e disseminado pelas visualidades e narrativas propriciadas pela publicidade e pela cultura impressa. Através da pesquisa quantitativa, é possível investigar a repetição de tais peças, evidenciando os interesses engendrados pelo periódico em questão. Tendo a análise do discurso e da semiótica como metodologia, a investigação imagética e textual evidencia a construção de identidades através do consumo, onde o ter também significa ser, demarcando-se claramente os ideais de conduta femininos em relação aos masculinos. Voltados para a higiene, cosmética, comportamento e hábitos, as publicidades veiculadas vão muito além do consumo, engendrando percepções e guiando condutas sociais. Assim, através das diferenciações das propagandas entre as décadas abordadas, é possível analisar as modificações temporais aos discursos de gênero e identidades, construídas a partir da veiculação e repetição de produtos que, conforme os discursos, também necessitam de certa conduta esperada em seus usos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
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dc.citation.issue |
2 |
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dc.title |
Consumindo discursos: alinhavos entre representação e imaginário através da publicidade na década de 1950 e 1960. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34817 |
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dc.date.accessioned |
2024-02-27T21:35:48Z |
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dc.date.available |
2024-02-27 |
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dc.date.available |
2024-02-27T21:35:48Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Práticas sociais |
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dc.subject |
Periódicos |
pt_BR |
dc.subject |
Periódico Jornal das Moças |
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dc.subject |
Propagandas |
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dc.subject |
Meios de comunicação 1950-1960 |
pt_BR |
dc.subject |
Jornal das Moças |
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dc.subject |
Representações masculinas e femininas |
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dc.subject |
Relações de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Imaginário instituído - revistas |
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dc.subject |
Social practices |
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dc.subject |
Periodicals |
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dc.subject |
Periodical Jornal das Moças |
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dc.subject |
Advertisements |
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dc.subject |
Media 1950-1960 |
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dc.subject |
Young Women's Newspaper |
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dc.subject |
Male and female representations |
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dc.subject |
Gender relations |
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dc.subject |
Established imaginary - magazines |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
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dc.creator |
SASAKI, Silvia. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
Consuming discourses: alignments between representation and imagination through advertising in the 1950s and 1960s. |
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dc.identifier.citation |
SASAKI, Silvia. Consumindo discursos: alinhavos entre representação e imaginário através da publicidade na década de 1950 e 1960. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 03 - Antiguidade, Medievalidade, Recepções: Fontes e Metodologias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34817 |
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