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Pensando a incipiência dos estudos no Nordeste voltados para a área da
História Antiga Oriental, a Professora Doutora Marcia Severina Vasques, propôs no ano
de 2010 o projeto “Introdução à História e Arqueologia do Egito”, cujo objetivo
principal encontra-se explícito em seu próprio título: a introdução de um aluno de
graduação, sem experiência anterior nesse campo de pesquisa, no estudo da História do
Egito Antigo, orientando-o sobre práticas e competências que um pesquisador nesta área
necessita ter. Para tanto, empreendeu-se diversas atividades relacionadas a essa imersão
do aluno, contando com levantamentos bibliográficos, leituras de textos gerais à área da
História Antiga, leituras de livros e artigos específicos à Egiptologia, bem como o
estudo inicial de algumas questões voltadas à Arqueologia.
Os resultados alcançados por essa pesquisa foram múltiplos e, em destaque,
pode-se apontar um corpus imagético a respeito da iconografia do Egito Antigo,
constituída por peças expostas em diversos museus espalhados pelo globo, sediado
agora no sítio do projeto Núcleo de Estudo de História Antiga, MAAT
(http://www.cchla.ufrn.br/maat/). Simultaneamente ao trabalho de confecção do corpus,
desenvolveu-se um trabalho de leitura e resumo dos capítulos da obra organizada pelo
egiptólogo britânico, Ian Shaw, The Oxford History of Ancient Egypt, cujo resultado
final encontra-se, igualmente, exposto ao público no sítio do MAAT.
Sendo assim, é partindo dessa primeira experiência, que o supracitado
trabalho teve continuidade na forma do projeto “Fontes Imagéticas para o Estudo do
Egito Antigo”, a que nos propomos a tratar na primeira etapa desse breve artigo.
Entendemos que tal pesquisa, pioneira em diversos sentidos, abre portas para um tipo de
prática pouco adotada nos cursos de graduação, que muitas vezes, devido ao pouco tempo destinado à temática, tratam superficialmente das civilizações vinculadas à
chamada História Antiga Oriental.
Pretende-se, ainda, enfatizar um dos resultados parciais obtidos através da
atual pesquisa, que constituem o início de um trabalho de seriação e de análise
iconográfica, aplicando às peças dimensões de arte, arqueologia e cultura material
trabalhadas durante o andamento do projeto. A seriação de iconografias cuja temática é
o rei do Antigo Egito, em diferentes períodos de sua história, massacrando inimigos
externos, constitui trabalho ímpar, que visa tentar compreender como esse motivo, cuja
recorrência é tão abrangente temporalmente, se insere no sistema mágico-religioso
dessa cultura. |
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FABRÍCIO, Arthur Rodrigues; VASQUES, Marcia Severina. Fontes imagéticas para o estudo do Egito Antigo. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 03 - Antiguidade, Medievalidade, Recepções: Fontes e Metodologias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34819 |
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