DSpace/Manakin Repository

O excesso de tempo frente as telas e os resultados sobre os possíveis impactos no desenvolvimento infantil.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID Brito Junior, W. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARROS, Marcelo Alves de.
dc.contributor.advisor1ID BARROS, M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1101332313551029 pt_BR
dc.contributor.referee1 FIGUEIREDO, Jorge Cesar Abrantes de.
dc.contributor.referee1ID FIGUEIREDO, J. C. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1424808046858622 pt_BR
dc.contributor.referee2 BRASILEIRO, Francisco Vilar.
dc.contributor.referee2ID BRASILEIRO, F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5957855817378897 pt_BR
dc.description.resumo Nos últimos anos houve uma expansão dos recursos tecnológicos utilizados por todas as faixas etárias e que foram intensificados em seus tempos de uso durante a pandemia. A decorrência desse uso se intensificou entre o público infantil e adolescentes através de acessos aos equipamentos tecnológicos. O alerta é sobre o excesso de tempo de exposição às telas, pois a fase da infância é marcada pelas descobertas de si mesmo e o desenvolvimento social. Assim, a dependência dos recursos digitais pode oferecer riscos para a saúde física, mental e comportamental das crianças, além de comprometer a interação social com outras crianças e adultos. O presente estudo busca identificar quais são os impactos ocorridos pelo excesso de tempo em frente às telas através de uma revisão de literatura com análise sistemática, investigando, por meio análises de dados baseados em pesquisas acadêmicas, acerca dos impactos no uso das telas no desenvolvimento infantil; demonstrando a importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento infantil; e apresentando sugestões corretas para uso apropriado das telas e recursos tecnológicos na fase infantil. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e de natureza de revisão bibliográfica. Como resultados encontramos três pesquisas acadêmicas que se dedicam ao tema. Conclui-se que a exposição às telas é um fator que interfere no desenvolvimento das crianças, mas que uma solução viável é a incorporação do aparato tecnológico às brincadeiras lúdicas das mesmas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title O excesso de tempo frente as telas e os resultados sobre os possíveis impactos no desenvolvimento infantil. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-17
dc.description.abstract In recent years, there has been an expansion of technological resources used by all age groups, which hás been intensified in their usage during the pandemic. The consequence of this usage has intensified among children and adolescents through access to technological equipment. The warning is about the excess of screen time, as childhood is marked by self-discovery and social development. Thus, dependence on digital resources can pose risks to the physical, mental, and behavioral health of children, as well as compromise social interaction with other children and adults. This study aims to identify the impacts of excessive screen time through a systematic literature review analyzing data based on academic research regarding the impacts of screen use on child development; demonstrating the importance of playful activities for child development; and presenting correct suggestions for appropriate use of screens and technological resources in childhood. As for methodology, it is a qualitative approach research, exploratory type, and nature of bibliographic review. As results, we found three academic studies dedicated to the topic. It is concluded that screen exposure is a factor that interferes with children’s development, but a viable solution is to incorporate technological devices into their playful activities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34827
dc.date.accessioned 2024-02-28T14:44:02Z
dc.date.available 2024-02-28
dc.date.available 2024-02-28T14:44:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Desenvolvimento Infantil pt_BR
dc.subject Recurso Digital pt_BR
dc.subject Crianças pt_BR
dc.subject Child Development pt_BR
dc.subject Digital Resource pt_BR
dc.subject Children pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator Brito Junior, Wander Medeiros de
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Excessive time in front of screens and the results on possible impacts on child development. pt_BR
dc.identifier.citation Brito Junior, Wander Medeiros de. O excesso de tempo frente as telas e os resultados sobre os possíveis impactos no desenvolvimento infantil. 2023. 11 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta