DSpace/Manakin Repository

Análise de emoções em transcrições de Adventure Time.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LOPES, D. V. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6608004899054760 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARINHO, Leandro Balby.
dc.contributor.advisor1ID MARINHO, L. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3728312501032061 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Eanes Torres.
dc.contributor.referee1ID PEREIRA, E. T. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2030738304003254 pt_BR
dc.contributor.referee2 BRASILEIRO, Francisco Vilar.
dc.contributor.referee2ID BRASILEIRO, F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5957855817378897 pt_BR
dc.description.resumo Desenhos animados estão entre as mídias de entretenimento mais consumidas no mundo. Um dos principais motivos é o fato desse formato não ter tantas limitações físicas quanto o cinema tradicional, o que permite uma maior liberdade nos temas abordados e na construção das cenas. Uma das animações mais populares dos últimos tempos, Adventure Time (exibido originalmente pelo canal Cartoon Network), é um exemplo perfeito disso. Ao longo de seus quase trezentos episódios, o desenho infantil aborda uma variedade de temas e adota vários estilos narrativos. No entanto, ao se analisar o enredo como um todo, essa quantidade grande de episódios pode tornar árdua a tarefa de acompanhar a complexidade emocional dos numerosos personagens, o que pode ser um empecilho ao se tentar compreender a profundidade da trama. Com o auxílio de modelos Transformers e da plataforma Hugging Face, este trabalho investiga uma abordagem de detecção de emoções nas transcrições de falas de personagens da obra. Os resultados demonstram que a abordagem é viável para este tipo de análise e identificam a vasta gama emocional neste desenho animado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Análise de emoções em transcrições de Adventure Time. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-17
dc.description.abstract Cartoons are among the most consumed forms of entertainment media worldwide. One of the main reasons is the fact that they do not have as many physical limitations as traditional cinema, allowing greater freedom in the themes explored and the construction of scenes. One of the most popular animations in recent times, Adventure Time (originally aired on the Cartoon Network), is a perfect example of this. Throughout its nearly three hundred episodes, the children's show addresses a variety of themes and adopts various narrative styles. However, when analyzing the storyline as a whole, this large number of episodes can make it challenging to keep up with the emotional complexity of numerous characters, which can be a hindrance when trying to understand the depth of the plot. With the assistance of Transformer models and the Hugging Face platform, this work investigates na approach of emotion detection on the transcriptions of the show’s characters’ lines. The results demonstrate that the approach is feasible for this type of analysis and identify the broad emotional range in this animated series. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34842
dc.date.accessioned 2024-03-01T17:51:58Z
dc.date.available 2024-03-01
dc.date.available 2024-03-01T17:51:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Processamento de Linguagem Natural pt_BR
dc.subject Análise de Sentimentos pt_BR
dc.subject Hora de Aventura pt_BR
dc.subject Natural Language Processing pt_BR
dc.subject Sentiment Analysis pt_BR
dc.subject Adventure Time pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LOPES, Deilton Vasconcelos Figueiredo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Emotion analysis in Adventure Time transcripts. pt_BR
dc.identifier.citation LOPES, Deilton Vasconcelos Figueiredo. Análise de emoções em transcrições de Adventure Time. 2023. 13 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta