DSpace/Manakin Repository

“Ensinarei o mundo a conquistar pela bondade, não pela matança.”

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O trabalho propõe uma análise a respeito da temática que compõe o processo da conquista da América espanhola, que se desenvolve durante os séculos XV e XVI. Enfocaremos especialmente a atuação de dois conquistadores na atual região do México durante a primeira metade do século XVI, e as relações entre os nativos e europeus; numa perspectiva a contra pelo, visando efetuar uma comparação de dois modelos de colonização reproduzidos por Hernan Cortez e Álvar Núñez Cabeza de Vaca respectivamente, com o intuito de mostrar que este processo de conquista é algo múltiplo e que deve ser entendido de forma plural. Nossa proposta é refletir sobre uma maneira diferente de conquistar que se opunha aos modelos baseados na crueldade e desrespeito para com os Indígenas. Utilizaremos os confrontos ideológicos arraigado nas práticas e ações de Cortez e De Vaca. Faremos uso de crônicas como fonte para analisar o processo recortado mais especificamente nas leituras das chamadas “Cartas De Relato De Hernan Cortez” que escreveu ao rei da Espanha Carlos V na época da conquista da civilização Asteca (1519) e posteriormente (até 1526); bem como o relato da viagem malfada que pretendia conquistar e explorar a Florida em 1527, “Naufrágios e Comentários”, que resultou na pior expedição feita pela Espanha, financeiramente falando, devido ao fato de ocorrer o naufrágio fazendo com que o relatante, um dos quatro sobreviventes da expedição, caminhasse descalço e nu dezoito mil quilômetros até o México levando dez anos para efetuar esse trajeto, sem alcançar nada do planejado. Embasaremos nossa pesquisa com os conceitos de alteridade elaborados por Tzvetam Todorov, estratégias e táticas de Michel de Certeau, para que possamos mostrar que uma proposta baseada no dialogo e respeito buscando a admiração dos nativos, postulada e implantada por De Vaca, se encaixava de forma plausível no contexto da conquista do “Novo Mundo” desconstruindo a visão de que o conquistador tem por essência em seu caráter a crueldade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title “Ensinarei o mundo a conquistar pela bondade, não pela matança.” pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34853
dc.date.accessioned 2024-03-04T16:05:09Z
dc.date.available 2024-03-04
dc.date.available 2024-03-04T16:05:09Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Conquista da América espanhola pt_BR
dc.subject Confrontos ideológicos - colonização pt_BR
dc.subject Colonização - América espanhola pt_BR
dc.subject Hernan Cortez pt_BR
dc.subject Álvar Núñez Cabeza de Vaca pt_BR
dc.subject México - colonização pt_BR
dc.subject História do México pt_BR
dc.subject Crônicas como fontes históricas pt_BR
dc.subject Cartas de relato - Hernan Cortez pt_BR
dc.subject Alteridade - Tzvetam Todorov pt_BR
dc.subject Conquest of Spanish America pt_BR
dc.subject Ideological clashes - colonization pt_BR
dc.subject Colonization - Spanish America pt_BR
dc.subject Mexico - colonization pt_BR
dc.subject History of Mexico pt_BR
dc.subject Chronicles as historical sources pt_BR
dc.subject Reporting letters - Hernan Cortez pt_BR
dc.subject Otherness - Tzvetam Todorov pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Gleydson Farias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “I will teach the world to conquer by kindness, not by slaughter.” pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Gleydson Farias. “Ensinarei o mundo a conquistar pela bondade, não pela matança.” In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 04 - História, Meio Ambiente e Questões Étnicas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34853 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta