DSpace/Manakin Repository

Uma linha de produto de software baseada na web semântica para sistemas tutores inteligentes.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, A. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2752203627912781 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Evandro de Barros.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, E. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5760364940162939 pt_BR
dc.contributor.advisor2 PINTO, Ig Ibert Bittencourt Santana.
dc.contributor.advisor2ID Bittencourt, Ig Ibert pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/4038730280834132 pt_BR
dc.contributor.referee1 GUTIERREZ, Maria Del Rosario Girardi.
dc.contributor.referee2 SILVA, Leandro Dias da.
dc.contributor.referee3 PINTO, Sergio Crespo Coelho da Silva.
dc.description.resumo A presente pesquisa aborda a problemática envolvida na concepção e desenvolvimento em larga escala de Sistemas Tutores Inteligentes sob a perspectiva da Web Semântica. Trata-se de um tema inerentemente interdisciplinar, envolvendo, neste trabalho, uma conjunção de aspectos relacionados a Inteligência Artificial, Web Semântica e Engenharia de Software, aplicados aos ambientes educacionais em pauta. No presente trabalho, portanto, propõese um estudo sobre a construção efetiva de Sistemas Tutores Inteligentes inseridos como parte de ambientes virtuais de aprendizagem para educação a distância ou presencial, tendo em consideração principalmente características de desenvolvimento baseado em reuso e em larga escala. Nesse sentido, realizou-se uma investigação sobre a adequação das abordagens existentes para este propósito, em conjunto com a definição de uma arquitetura com os componentes essenciais de Sistemas Tutores Inteligentes. Esta arquitetura foi utilizada para especificar uma linha de produto que levou em consideração (i) os diferentes perfis de usuários, (ii) o fato que estes usuários não possuem conhecimento avançado em relação a computação, (iii) a heterogeneidade dos domínios de conhecimento que este tipo de sistema irá manipular e (iv) a constante mudança e evolução do objeto que este tipo de sistema manipula: O conhecimento. Dessa forma, atendendo as quatro considerações mencionadas, foi desenvolvida e testada uma linha de produto de software baseada na web semântica. Os resultados desta abordagem mostraram-se favoráveis na experimentação realizada em dois domínios diferentes, quais sejam: Programação e Física, mostrando principalmente sua efetividade relativamente aos aspectos larga escala, adaptatividade e evolução. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Uma linha de produto de software baseada na web semântica para sistemas tutores inteligentes. pt_BR
dc.date.issued 2011-02-18
dc.description.abstract This research is related to design and building effective and large scale Intelligent Tutoring Systems under the Semantic Web perspective. It deals with clearly an interdisciplinary theme which surrounds a conjunction of aspects related to Artificial Intelligence, Semantic Web and Software Engineering, applied to those kind of educational environments. Thus, this work, proposes a study about the development of Intelligent Tutoring Systems as part of Virtual Learning Environments for presence or distance education, taking to account characteristics of such as reuse and large scale development. In this sense, an assessment of the current ITS construction approaches adequacy, along with the definition of an architecture containing the Intelligent Tutoring Systems essential components. The proposed architecture was used to specify a product line that took into account (i) the different user profiles, (ii) the non-possession of advanced computing knowledge by the users (iii) the heterogeneity of knowledge domains this kind of systems will handle and (v) the constant change and evolution of the knowledge manipulated of this kind of systems. This way, satisfying the four mentioned considerations, a software product line based on the SemanticWeb was developed and tested. The experiments carried out to evaluate the proposed approach, in two different domains (Programming and Physics), demonstrate that it is effective in aspects such as large scale, adaptivity and evolution. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3485
dc.date.accessioned 2019-04-16T17:14:08Z
dc.date.available 2019-04-16
dc.date.available 2019-04-16T17:14:08Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Sistemas Tutores Inteligentes pt_BR
dc.subject Inteligência Artificial pt_BR
dc.subject Web Semântica pt_BR
dc.subject Intelligent Tutoring Systems pt_BR
dc.subject Artificial Intelligence pt_BR
dc.subject Software Product Line pt_BR
dc.subject Semantic Web pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Alan Pedro da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A semantic web based software product line for intelligent tutors. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, A. P. da. Uma linha de produto de software baseada na web semântica para sistemas tutores inteligentes. 2011. 185 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3485 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta