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Práticas educativas interculturais como inovação pedagógica na Escola Indígena Kambiwá Pedro Ferreira de Queiroz – Ibimirim/Pernambuco-Brasil.

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dc.description.resumo Esta comunicação constitui um recorte de uma pesquisa de doutoramento que está sendo realizada na Universidade da Madeira-Portugal. A questão que rege este estudo se instaura no contexto da institucionalização de uma educação intercultural como inovação pedagógica na comunidade indígena KAMBIWÁ. Assim sendo, esta investigação tem por objetivo precípuo, analisar a efetivação e o caráter de práticas educativas interculturais como inovação pedagógica em contextos de aprendizagens específicos como o das escolas indígenas, nomeadamente da Comunidade KAMBIWÁ, em Pernambuco/Brasil. Trata-se, pois, de uma pesquisa etnográfica que se instaura no âmbito da institucionalização da Educação Escolar Indígena, diferenciada, num mundo globalizado, em que os saberes constituídos na escola têm sido vistos, pelos povos indígenas, como componentes de valorização da cultura local, sendo que esses saberes têm sido colocados como referência para a educação intercultural indígena e como um invariante cultural no que se refere à inovação pedagógica das práticas educativas na comunidade atrás referida. Até o presente momento pode-se constatar que a discussão sobre o consenso quase unânime de que a escola indígena deve ser intercultural, está na pauta das lutas sociais contemporâneas pela valorização da diversidade, na qual se inclui o movimento indígena e sua respectiva demanda educacional. Com base nessa constatação a pesquisa aponta como resultados parciais que, no aspecto administrativo, as normas e os regulamentos da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e que regem o sistema educativo na Rede Pública, estão sendo revistos, considerando as especificidades das escolas indígenas, que, apesar de estarem nesse sistema, não poderão ser regidas pelas normas gerais do mesmo. Contudo, apresentam-se, ainda, inúmeros desafios, como por exemplo, quanto à adoção de metodologias e processos de avaliação que apoiem e reforce práticas educativas interculturais como inovação pedagógica nas escolas indígenas regidas pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Práticas educativas interculturais como inovação pedagógica na Escola Indígena Kambiwá Pedro Ferreira de Queiroz – Ibimirim/Pernambuco-Brasil. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34870
dc.date.accessioned 2024-03-04T18:06:02Z
dc.date.available 2024-03-04
dc.date.available 2024-03-04T18:06:02Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Escola Indígena Kambiwá Pedro Ferreira de Queiroz pt_BR
dc.subject Ibimirim - escola indígena pt_BR
dc.subject Práticas educativas interculturais pt_BR
dc.subject Inovação pedagógica pt_BR
dc.subject Educação escolar indígena pt_BR
dc.subject Kambiwá Pedro Ferreira de Queiroz Indigenous School pt_BR
dc.subject Ibimirim - indigenous school pt_BR
dc.subject Intercultural educational practices pt_BR
dc.subject Pedagogical innovation pt_BR
dc.subject Indigenous school education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CABRAL, Maria de Fátima Souza de França.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Intercultural educational practices as pedagogical innovation at the Kambiwá Pedro Ferreira de Queiroz Indigenous School – Ibimirim/Pernambuco-Brazil. pt_BR
dc.identifier.citation CABRAL, Maria de Fátima Souza de França. Práticas educativas interculturais como inovação pedagógica na Escola Indígena Kambiwá Pedro Ferreira de Queiroz – Ibimirim/Pernambuco-Brasil. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 04 - História, Meio Ambiente e Questões Étnicas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34870 pt_BR


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