dc.creator.ID |
FREITAS, F. I. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7417325268907058 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RAFAEL, Edmilson Luiz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RAFAEL, E. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2629616354978358 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Denise Lino de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Maria Ester Vieira de. |
|
dc.description.resumo |
Nesta pesquisa, tratamos de investigar uma experiência em sala de aula com
gêneros textuais. A necessidade de ampliar a discussão sobre propostas didáticas para o
ensino dos gêneros textuais argumentativos determinou a opção pelo tema em estudo.
Para isso, tomamos por base teorias como Lingüística de texto e Interacionismo sóciodiscursivo que definem gêneros textuais como realizações lingüísticas concretas
definidas por propriedades sócio-comunicativas. Nesta perspectiva, enfocamos o gênero
artigo de opinião como objeto de ensino, numa seqüência didática desenvolvida com
alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública. O objetivo norteador
foi o de verificar quais são os efeitos alcançados quanto ao atendimento das
características do referido gênero. Para tanto, aplicamos em sala de aula em estudo
acerca do artigo de opinião, incluindo desde a etapa de escolha da temática até a sua
produção. O nosso corpus é composto de sessenta e nove artigos de opinião, produzidos
em situação escolar, levamos em consideração três tipos de alunos: os que obtiveram a
melhor média na atividade escrita, os que atingiram um desempenho mediano e os que
conseguiriam uma média menor na atividade de produção do artigo de opinião,
resultando na publicação de dois artigos de opinião em dois jornais da cidade. Para a
análise dos dados, tomamos por base a presença da seqüência tipológica argumentativa
nos artigos de opinião, os tipos de argumentos construídos e articulação coesiva através
dos operadores argumentativos nas produções escritas pelos alunos. Os resultados, de
uma forma geral apontaram para as seguintes constatações: os artigos de opinião
produzidos pelos alunos apresentaram a seqüência tipológica argumentativa, os tipos de
argumentos construídos foram os de autoridade, os do senso comum e os baseados em
provas concretas e através das atividades de reescritura os alunos-autores apresentaram
uma progressão na utilização dos operadores argumentativos. Nesse sentido, os dados
confirmam que o ensino do gênero artigo de opinião através da seqüência didática é um
instrumento metodológico eficaz no aprimoramento da capacidade de argumentar e fazer
uso da língua em diversas situações comunicativas. Assim, acreditamos que os
resultados aqui encontrados fornecerão subsídios para a formação contínua de
professores, implementando ações pedagógicas futuras. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Lingüística. |
pt_BR |
dc.title |
Gêneros textuais no ensino médio: uma proposta didática com o artigo de opinião. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007-01 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3491 |
|
dc.date.accessioned |
2019-04-16T21:34:41Z |
|
dc.date.available |
2019-04-16 |
|
dc.date.available |
2019-04-16T21:34:41Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero Textual |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência Didática |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentação |
pt_BR |
dc.subject |
Artigo de Opinião |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística de Texto |
pt_BR |
dc.subject |
Interacionismo Sociodiscursivo |
pt_BR |
dc.subject |
Textual Genre |
pt_BR |
dc.subject |
Text Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Text Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Genre Textuel |
pt_BR |
dc.subject |
Article d´Opinion |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentation |
pt_BR |
dc.subject |
Séquence Didactique |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FREITAS, Fernanda Isabela Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Textual genres in high school: a didactic proposal with the opinion article. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FREITAS, Fernanda Isabela Oliveira. Gêneros textuais no ensino médio: uma proposta didática com o artigo de opinião. 2007. 165f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3491 |
pt_BR |
dc.description.resume |
Dans cette recherche, nous envisageons une expérience d´étude en salle de
classe avec des genres textuels. Le choix du thème de l´étude a été determiné par le
besoin d´étendre la discussion sur les propositions didactiques pour l´enseignement des
genres textuels argumentatifs. Dans cette perspective, nous nous sommes appuyées sur
des théories telles que la Linguistique de texte et l´Intéractionisme sócio-discursif
définissant des genres textuels en tant que des réalisations linguistiques concrètes
définies par des proprietés socio-communicatives. Dans ce sens, nous avons choisi le
genre article d´opinion comme objet d´enseignement, dans une séquence didactique
développée auprès d´élèves de la 2ème année de l`Enseignement Moyen d´une école
publique. Notre but était de vérifier les résultats obtenus par rapport à l´emploi des
caractéristiques de ce genre, Ainsi, nous avons appliqué auprès des élèves une étude à
propos de l´article d´opinion y compris l´étape du choix thématique jusqu´à sa production.
Notre corpus est donc composé de soixante neuf articles d´opinion, produits en situation
scolaire, en tenant compte trois types d´élèves: ceux qui ont obtenu la meilleure
moyenne dans l´activité écrite, ceux qui écrivent moyennement et ceux qui ont obtenu la
moindre moyenne dans l´activité de production écrite de l´article d´opinion. Comme
résultat de ce travail, nous avons publié deux articles d´opinion dans deux journaux de
notre ville. Pour l´analyse des données, nous nous sommes basées sur la présence de la
séquence typologique argumentative dans ces articles, sur les types d´arguments
construits et aussi sur l´articulation cohésive à travers les opérateurs argumentatifs dans
les productions des élèves. En générale, les résultats montrent que les articles d´opinion
écrits par les eleves ont présenté la séquence typologique argumentative, que ces élèves
ont utilisé les arguments d´autorité, ceux du sens commun, ainsi que les arguments basés
sur des preuves concrètes. À travers les activités de re-écriture, les élèves-auteurs ont
presenté une progression en ce qui concerne l´utilsation des opérateurs argumentatifs.
Dans ce sens, les données confirment que l´enseignement du genre article d´opinion à
travers la séquence didactique c´est un outil méthodologique efficace pour le
perfectionnement de la capacité d´argumenter et d´employer la langue dans différentes
situations communicatives. À notre avis, dans l´avenir les résultats trouvés donneront des
subsides pour la formation continue de professeurs, par raport à leurs actions
pédagogiques. |
pt_BR |