dc.description.resumo |
Este trabalho procura discutir um tipo específico de violência no âmbito escolar, a saber, o bullying. Diferentemente de outras formas de violência, o bullying se caracteriza por traços bastante específicos, quais sejam: atos violentos físicos e/ou simbólicos, praticados de maneira recorrente no universo escolar, envolvendo indivíduos que se encontram na infância e adolescência. Diferentemente de qualquer violência casual que ocorra entre esses indivíduos na escola, por alguma indiferença momentânea, o bullying é um fenômeno onde as agressões físicas, as ameaças, os insultos, os apelidos, os constrangimentos, e por vezes o terror, são as armas utilizadas pelos agressores para inibirem as vítimas, de modo que essas se sintam acuadas diante de todo um repertório de atos e de visões preconceituosos que os tornam reféns de conflitos constantes, com a imposição do uso da força física, que não apenas os machucam fisicamente e psicologicamente, mas que podem deixar marcas profundas na sua psique, com conseqüências para a vida adulta. O nosso trabalho desenvolve um estudo sobre a emergência do bullying em duas escolas públicas, ambas situadas na cidade de Campina Grande-PB. O foco da presente pesquisa são alunos dos turnos matutino e vespertino, que tem entre 10 e 14 anos e que estão cursando entre o 6° e o 8° ano do ensino fundamental.Metodologicamente fazemos uso de metodologia qualitativa, o que nos possibilitará uma compreensão bastante relevante quanto ao objeto de pesquisa proposto, juntamente com a pesquisa etnográfica, além da observação participante no universo da escola. A partir da análise do cotidiano escolar dessas crianças e adolescentes procuramos obter dados que nos possibilitem a construção de análise aprofundada da especificidade do bullying no universo escolar paraibano. Além disso, através da técnica do grupo focal buscamos perceber as visões e práticas dos alunos diante de atos recorrentes de violência produzidos no universo da escola. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
O Bullying no universo escolar paraibano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34930 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-06T14:58:30Z |
|
dc.date.available |
2024-03-06 |
|
dc.date.available |
2024-03-06T14:58:30Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Bullying escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Violência escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Universo escolar paraibano - bullying |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa etnográfica |
pt_BR |
dc.subject |
Etnografia escolar - bullying |
pt_BR |
dc.subject |
Observação participante |
pt_BR |
dc.subject |
Análise do cotidiano escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Grupo focal |
pt_BR |
dc.subject |
School bullying |
pt_BR |
dc.subject |
School violence |
pt_BR |
dc.subject |
Paraíba school universe - bullying |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnographic research |
pt_BR |
dc.subject |
School ethnography - bullying |
pt_BR |
dc.subject |
Participant observation |
pt_BR |
dc.subject |
Analysis of daily school life |
pt_BR |
dc.subject |
Focus group |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARIA, Gláucia Santos de. |
|
dc.creator |
SILVA, Lara Lanny de Oliveira. |
|
dc.creator |
ALVES, Rennata Kelly Muniz. |
|
dc.creator |
SILVA, Vanderlan Francisco da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Bullying in the Paraíba school universe. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARIA, Gláucia Santos de; SILVA, Lara Lanny de Oliveira; ALVES, Rennata Kelly Muniz; SILVA, Vanderlan Francisco da. O Bullying no universo escolar paraibano. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 07 - Cidades e Violências: Experiências de Pesquisa e Discursos sobre Violência no Brasil. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34930 |
pt_BR |