DSpace/Manakin Repository

A maldade caricata: representações pós-modernas do Coringa em Batman: o cavaleiro das trevas.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O presente artigo se constitui num comparativo do construto cinematográfico dos personagens do filme Batman: O cavaleiro das trevas, do diretor Christopher Nolan, com o comportamento da sociedade pós-moderna por meio documental e de uma pesquisa bibliográfica sobre a construção do comportamento moderno voltado para o avanço tecnológico e individualista que se apresenta no filme com aspecto irônico sobre uma sociedade caótica, o que nos permitiu fazermos reflexões sobre a semelhança da vivência contemporânea e um imaginário cinematográfico com relatos reais de uma sociedade atual, que tem como objetivo dialogar essa conduta pós- moderna implantada nos personagens principais que compõem o filme. Além disso, pretendemos identificar a ironia exposta pelos inimigos da modernidade que se instala no estresse cotidiano e no sentimento egocêntrico, que tentam viabilizar um conflito de moralidade entre os cidadãos da cidade de Gontham City, cidade onde se passa toda a história do filme, a fim de confundir os heróis dessa história. Neste sentido, procuramos discutir a cosmovisão dos personagens com a vida pós-moderna que desponta com ironia sobre o caos criado pelo estilo de vida e assim relacionar o realismo social com a ficção hilária dessa sociedade. Expondo a partir desse estudo um resultado de dependência do indivíduo com a tecnologia que nos remete ao individualismo e que nos faz encarar essa realidade com “risos”, sem precedentes, da própria confusão caótica do tempo e espaço que utilizamos no nosso cotidiano. Com uma caricatura que se aparentada no filme a cerca do sarcasmo da modernidade dando um sentido imaginário para fugirmos do real em que estamos o que aparentemente é a conseqüência do avanço dessa sociedade estudada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title A maldade caricata: representações pós-modernas do Coringa em Batman: o cavaleiro das trevas. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34932
dc.date.accessioned 2024-03-06T17:41:35Z
dc.date.available 2024-03-06
dc.date.available 2024-03-06T17:41:35Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Pós-modernidade pt_BR
dc.subject Ironia pt_BR
dc.subject Caricatura pt_BR
dc.subject Batman: o cavaleiro das trevas pt_BR
dc.subject Filme - Batman: o cavaleiro das trevas pt_BR
dc.subject Coringa - Filme Batman: o cavaleiro das trevas pt_BR
dc.subject Postmodernity pt_BR
dc.subject Irony pt_BR
dc.subject Caricature pt_BR
dc.subject Batman the dark knight pt_BR
dc.subject Movie - Batman: The Dark Knight pt_BR
dc.subject Joker - Batman Movie: The Dark Knight pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CANUTO, Ellen Cristine Alves Silva.
dc.creator CORREIA, Joseilton de Lima.
dc.creator BATISTA, Regina de Andrade.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Caricatured evil: postmodern representations of the Joker in Batman: The Dark Knight. pt_BR
dc.identifier.citation CANUTO, Ellen Cristine Alves Silva; CORREIA, Joseilton de Lima; BATISTA, Regina de Andrade. A maldade caricata: representações pós-modernas do Coringa em Batman: o cavaleiro das trevas. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 08 - “Cidade, Modernidade, Linguagens: Retratos do Urbano na Literatura, Fotografia, Cinema e outras Artes”. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34932 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta