dc.description.resumo |
O presente artigo se constitui num comparativo do construto cinematográfico dos
personagens do filme Batman: O cavaleiro das trevas, do diretor Christopher Nolan,
com o comportamento da sociedade pós-moderna por meio documental e de uma
pesquisa bibliográfica sobre a construção do comportamento moderno voltado para o
avanço tecnológico e individualista que se apresenta no filme com aspecto irônico sobre
uma sociedade caótica, o que nos permitiu fazermos reflexões sobre a semelhança da
vivência contemporânea e um imaginário cinematográfico com relatos reais de uma
sociedade atual, que tem como objetivo dialogar essa conduta pós- moderna implantada
nos personagens principais que compõem o filme. Além disso, pretendemos identificar
a ironia exposta pelos inimigos da modernidade que se instala no estresse cotidiano e no
sentimento egocêntrico, que tentam viabilizar um conflito de moralidade entre os
cidadãos da cidade de Gontham City, cidade onde se passa toda a história do filme, a
fim de confundir os heróis dessa história. Neste sentido, procuramos discutir a
cosmovisão dos personagens com a vida pós-moderna que desponta com ironia sobre o
caos criado pelo estilo de vida e assim relacionar o realismo social com a ficção hilária
dessa sociedade. Expondo a partir desse estudo um resultado de dependência do
indivíduo com a tecnologia que nos remete ao individualismo e que nos faz encarar essa
realidade com “risos”, sem precedentes, da própria confusão caótica do tempo e espaço
que utilizamos no nosso cotidiano. Com uma caricatura que se aparentada no filme a
cerca do sarcasmo da modernidade dando um sentido imaginário para fugirmos do real em que estamos o que aparentemente é a conseqüência do avanço dessa sociedade
estudada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
A maldade caricata: representações pós-modernas do Coringa em Batman: o cavaleiro das trevas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34932 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-06T17:41:35Z |
|
dc.date.available |
2024-03-06 |
|
dc.date.available |
2024-03-06T17:41:35Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Pós-modernidade |
pt_BR |
dc.subject |
Ironia |
pt_BR |
dc.subject |
Caricatura |
pt_BR |
dc.subject |
Batman: o cavaleiro das trevas |
pt_BR |
dc.subject |
Filme - Batman: o cavaleiro das trevas |
pt_BR |
dc.subject |
Coringa - Filme Batman: o cavaleiro das trevas |
pt_BR |
dc.subject |
Postmodernity |
pt_BR |
dc.subject |
Irony |
pt_BR |
dc.subject |
Caricature |
pt_BR |
dc.subject |
Batman the dark knight |
pt_BR |
dc.subject |
Movie - Batman: The Dark Knight |
pt_BR |
dc.subject |
Joker - Batman Movie: The Dark Knight |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CANUTO, Ellen Cristine Alves Silva. |
|
dc.creator |
CORREIA, Joseilton de Lima. |
|
dc.creator |
BATISTA, Regina de Andrade. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Caricatured evil: postmodern representations of the Joker in Batman: The Dark Knight. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CANUTO, Ellen Cristine Alves Silva; CORREIA, Joseilton de Lima; BATISTA, Regina de Andrade. A maldade caricata: representações pós-modernas do Coringa em Batman: o cavaleiro das trevas. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 08 - “Cidade, Modernidade, Linguagens: Retratos do Urbano na Literatura, Fotografia, Cinema e outras Artes”. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34932 |
pt_BR |