dc.description.resumo |
É impressionante o quanto o cinema causou admiração nas sociedades aonde chegou. Dentre outras coisas, marcou o início de uma era de predominância da imagem, a qual influenciou e modificou as mais diversas pessoas que passaram a conceber e representar o mundo de maneira diferente depois do advento do cinema. Este redimensionou os modos de vida e as experiências dos mais diferentes grupos sociais que entravam em contato com a tela grande. Contudo, devemos lembrar que quase nunca paramos para refletir que o cinema é uma invenção relativamente recente, contando com um começo precário, muito distante da realidade pontuada pelo progresso técnico. Atualmente, as pessoas que já nasceram sob a influência do cinema tal qual o conhecemos imaginam este como um elemento natural das nossas vidas, esquecendo do fato de que o surgimento do mesmo no final do século XIX teria sido um dos acontecimentos que marcaria a jornada do homem do século seguinte. Pensando nisto é que neste trabalho procuramos compreender como foi a chegada e os primeiros anos do cinematographo na sociedade campinense das primeiras décadas do século XX. Analisamos, através de matérias da imprensa local, a chegada do cinematographo até a sua incorporação ao cotidiano campinense, aspecto que nos mostra um período de projeções artesanais, muito diferente do negócio milionário que se transformou a indústria cinematográfica no decorrer do século XX. Esse fato histórico vai de encontro ao esforço dos letrados que interferiam e pensavam a entrada da cidade no mundo Moderno com a ajuda do cinema, apresentando discursos de entusiasmos totalmente a favor da presença do cinematographo. E para nossa empreitada utilizamos como referencial teórico lições da História Social da Cultura, discutindo conceitos como modernidade, tradição e práticas socioculturais. Já a pesquisa se concentrou em diferentes fontes impressas, como jornais e revistas de época, propagandas, livros de memorialistas e crônicas de autores paraibanos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Cinematographo e modernidade em Campina Grande-PB (1900-1940). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34936 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-06T18:07:30Z |
|
dc.date.available |
2024-03-06 |
|
dc.date.available |
2024-03-06T18:07:30Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Cinematographo - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Modernidade - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Campina Grande - PB - cinema |
pt_BR |
dc.subject |
História do cinema em campina Grande |
pt_BR |
dc.subject |
Chegada do cinema - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Recepção do cinematographo - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Modernity - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
History of cinema in Campina Grande |
pt_BR |
dc.subject |
Arrival of the cinema - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Cinematograph reception - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Lincon César Medeiros de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cinematograph and modernity in Campina Grande-PB (1900-1940). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Lincon César Medeiros de. Cinematographo e modernidade em Campina Grande-PB (1900-1940). In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 08 - “Cidade, Modernidade, Linguagens: Retratos do Urbano na Literatura, Fotografia, Cinema e outras Artes”. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34936 |
pt_BR |