dc.description.resumo |
O presente trabalho aborda as experiências musicais (Damasceno, 2008) de dois cantadores nordestinos: Chico Motta (1924- 2011) e Cesanildo Lima (1932). Desde a infância no meio rural de diferentes estados nordestinos até a migração para cidades de médio e grande porte (Caícó-RN e Fortaleza-CE), estes cantadores se manifestam na(s) cidade(s) se utilizando de táticas (Certeau, 1998) diversas de produção e prática de sua arte: a música. Assim, a cantoria além de ser uma arte se torna também a forma como se inserem em meios sociais outros, promovendo uma apropriação da cidade que pode revelar formas diferentes de olhar e ver o processo de urbanização pelo qual passaram as cidades nordestinas. Do aprendizado no meio rural através da transmissão de saberes e sensibilidades até a manifestação nas cidades incorporando o urbano à sua maneira, o rádio se colocou no centro desse processo de resignificação tendo como papel não só difundir a própria cantoria, mas também divulgar os nomes e as realizações destes cantadores. Assim, se evidencia uma de suas formas de inserção e de produção de seus lugares sociais. Estas reflexões são resultado parcial de pesquisa intitulada “Cantadores: práticas de uma arte-vida entre a tradição e a reinvenção pelo dito pós-moderno (1960-2009)” desenvolvida por mim em nível de pós doutoramento junto ao Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa (INET-MD/UNL). O escopo metodológico da pesquisa se assenta em diversas práticas tais como a observação direta e participante, o registro etnográfico em trabalho de campo – diário de campo, a história oral e a escuta sensível de suas obras. Para tanto, foram percorridos vários Estados do Nordeste e realizadas cerca de 20 entrevistas, além da observação à inúmeras cantorias em pelo meno |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Cantadores-repentistas: duas experiências musicais em transição do rural para o urbano no nordeste brasileiro. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34939 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-06T18:30:19Z |
|
dc.date.available |
2024-03-06 |
|
dc.date.available |
2024-03-06T18:30:19Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Cantadores-repentistas |
pt_BR |
dc.subject |
Cantadores nordestinos |
pt_BR |
dc.subject |
Experiências musicais |
pt_BR |
dc.subject |
Chico Motta - cantador nordestino |
pt_BR |
dc.subject |
Cesanildo Lima - cantador nordestino |
pt_BR |
dc.subject |
Repentistas nordestinos |
pt_BR |
dc.subject |
Música popular nordestinas - repentistas |
pt_BR |
dc.subject |
Repentes |
pt_BR |
dc.subject |
Observação direta e participante |
pt_BR |
dc.subject |
Registro etnográfico |
pt_BR |
dc.subject |
Etnografia musical |
pt_BR |
dc.subject |
Etnomusicologia |
pt_BR |
dc.subject |
Cantorias |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura nordestina - cantorias e repentes |
pt_BR |
dc.subject |
Singers-repentistas |
pt_BR |
dc.subject |
Northeastern singers |
pt_BR |
dc.subject |
Musical experiences |
pt_BR |
dc.subject |
Chico Motta - northeastern singer |
pt_BR |
dc.subject |
Cesanildo Lima - northeastern singer |
pt_BR |
dc.subject |
Northeastern repentists |
pt_BR |
dc.subject |
Northeastern popular music - repentistas |
pt_BR |
dc.subject |
Suddenly |
pt_BR |
dc.subject |
Direct and participant observation |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnographic record |
pt_BR |
dc.subject |
Musical ethnography |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnomusicology |
pt_BR |
dc.subject |
Singing |
pt_BR |
dc.subject |
Northeastern culture - singing and sudden songs |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DAMASCENO, Francisco José Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cantadores-repentistas: two musical experiences in transition from rural to urban in northeastern Brazil. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DAMASCENO, Francisco José Gomes. Cantadores-repentistas: duas experiências musicais em transição do rural para o urbano no nordeste brasileiro. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 08 - “Cidade, Modernidade, Linguagens: Retratos do Urbano na Literatura, Fotografia, Cinema e outras Artes”. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34939 |
pt_BR |