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Da ilusão à agonia: as configurações da resistência em Triste Fim de Policarpo Quaresma.

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dc.description.resumo A obra literária de Afonso Henriques de Lima Barreto, inserida num período de transição ao qual a crítica e a historiografia literárias convencionaram chamar de Pré Modernismo, caracteriza-se pela insistência na abordagem de temáticas sociais e existenciais que parecem marcar, concomitantemente, tanto o cenário mais geral de uma fase da modernidade ocidental em processo de dessedimentação e pulverização quanto o âmbito das incertezas e inconstâncias das especificidades históricas e culturais do Brasil entre o final do século XIX e as duas primeiras décadas do século XX. Se tal ocorre no conjunto da obra barretiana, segundo a depreensão mais ou menos consensual da crítica e da teoria literárias e do campo epistemológico a que se convencionou chamar de sociologia da literatura ou história literária, parece ser em Triste fim de Policarpo Quaresma que a representação do real consegue desfazer-se das limitações que uma atitude crítica mais veemente impõe à configuração da ficcionalidade literária, apesar de não se poder afirmar que a obra em questão não aponte para uma tradução mais ou menos evidente das impressões de um sujeito criador individual cujos posicionamentos caracterizam-se pela tricotomia desacordocombate-derrota no seio do jogo social intricado e complexo que configuram seu tempo e seu espaço culturais. Publicado em 1911 por meio de folhetim, o romance narra a etiologia, as repercussões e o despedaçamento dos projetos quixotescos e ufanistas do major Policarpo Quaresma, subsecretário do Arsenal de Guerra, o qual é caracterizado como um indivíduo pertencente a uma certa elite suburbana do Rio de Janeiro em fins do século XIX, dotado de um modo de viver quase matematicamente determinado e previsível, com costumes, hábitos e gestos austeros e insulares. Nosso trabalho pretende discutir os modos de configurações das ambivalências nas personagens e nos modos como se constituem suas resistências e desistências no que concerne à apreensão que efetuam sobre os mecanismos da moderna cidade republicanizada e do conjunto de seus fazeres sociais, pretendendo concluir, por paradoxal que possa parecer, que essas configurações das personagens permitem à enunciação narrativa tanto a efetivação da sátira e da ironia desferidas contra uma estrutura sociocultural e política excludente como a evocação à resistência e à insistência em projetos mais amplos de convivência humana. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Da ilusão à agonia: as configurações da resistência em Triste Fim de Policarpo Quaresma. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34940
dc.date.accessioned 2024-03-06T18:33:40Z
dc.date.available 2024-03-06
dc.date.available 2024-03-06T18:33:40Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject História e Literatura pt_BR
dc.subject Lima Barreto pt_BR
dc.subject Romance Brasileiro - Triste fim de Policarpo Quaresma pt_BR
dc.subject Triste Fim de Policarpo Quaresma - romance pt_BR
dc.subject Romance pré-modernista pt_BR
dc.subject Narrativa Barretiana pt_BR
dc.subject Afonso Henriques de Lima Barreto pt_BR
dc.subject History and Literature pt_BR
dc.subject Lima Barreto pt_BR
dc.subject Brazilian Novel - Sad end of Policarpo Quaresma pt_BR
dc.subject Sad End of Policarpo Quaresma - novel pt_BR
dc.subject Pre-modernist novel pt_BR
dc.subject Barretiana Narrative pt_BR
dc.subject Afonso Henriques de Lima Barreto pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Carlos Pereira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From illusion to agony: the configurations of resistance in a Sad end by Policarpo Quaresma. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Carlos Pereira. de. Da ilusão à agonia: as configurações da resistência em Triste Fim de Policarpo Quaresma. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 08 - “Cidade, Modernidade, Linguagens: Retratos do Urbano na Literatura, Fotografia, Cinema e outras Artes”. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34940 pt_BR


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