dc.description.resumo |
Em 1936, o libanês Benjamin Abrahão empreendeu um projeto extremamente ousado para a sua época, o de filmar e fotografar o bando do cangaceiro Virgolino Ferreira da Silva, popularmente conhecido como Lampião; homem temido por boa parte da população e governantes do Nordeste brasileiro. O resultado de tal empreitada foi um documentário extremamente rico e significativo para se estudar as narrativas, memórias e representações sobre o movimento do cangaço. No presente trabalho, partindo do que sobrou do filme original, pretendemos discutir qual a importância desse material para a compreensão do cangaço; os aspectos de confronto entre o urbano (moderno) e o rural (arcaico); e os jogos de interesses que envolveram a produção da película, no qual fica perceptível uma disputa de representações e memórias sociais, o que deve ser lembrado e esquecido. Nas imagens fica perceptível uma latente distinção entre o urbano, representado pelas cidades e a modernidade que estava em andamento, e o arcaico, representado pelo sertão com sua caatinga fechada e os cangaceiros, “autênticos representantes da barbárie”. Assim, para alcançarmos os objetivos propostos usamos como aporte teórico as ideias de Walter Benjamin (1994), Peter Burke (2004) e Roger Chartier (1990). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
O cangaço na mira das lentes modernas de Benjamin Abrahão: um confronto de imagens, narrativas e memórias. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34944 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-06T18:55:50Z |
|
dc.date.available |
2024-03-06 |
|
dc.date.available |
2024-03-06T18:55:50Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Cangaço |
pt_BR |
dc.subject |
Documentário sobre cangaço - Benjamin Abrahão - |
pt_BR |
dc.subject |
Representação - cangaceiros |
pt_BR |
dc.subject |
Benjamin Abrahão Botto - cinegrafista - cangaço |
pt_BR |
dc.subject |
Virgolino Ferreira da Silva - Lampião |
pt_BR |
dc.subject |
Lamião |
pt_BR |
dc.subject |
Cangaceiros |
pt_BR |
dc.subject |
Documentaristas - Benjamin Abrahão |
pt_BR |
dc.subject |
Jornal Diário de Pernambuco - Cangaço - Lampião |
pt_BR |
dc.subject |
Documentary about cangaço - Benjamin Abrahão - |
pt_BR |
dc.subject |
Representation - cangaceiros |
pt_BR |
dc.subject |
Benjamin Abrahão Botto - cameraman - cangaço |
pt_BR |
dc.subject |
Virgolino Ferreira da Silva - Lampião |
pt_BR |
dc.subject |
Documentary filmmakers - Benjamin Abrahão |
pt_BR |
dc.subject |
Pernambuco Daily Newspaper - Cangaço - Lampião |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DUTRA, Wescley Rodrigues. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The cangaço in the sights of Benjamin Abrahão's modern lens: a confrontation of images, narratives and memories. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DUTRA, Wescley Rodrigues. O cangaço na mira das lentes modernas de Benjamin Abrahão: um confronto de imagens, narrativas e memórias. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 08 - “Cidade, Modernidade, Linguagens: Retratos do Urbano na Literatura, Fotografia, Cinema e outras Artes”. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34944 |
pt_BR |