DSpace/Manakin Repository

O cangaço na mira das lentes modernas de Benjamin Abrahão: um confronto de imagens, narrativas e memórias.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Em 1936, o libanês Benjamin Abrahão empreendeu um projeto extremamente ousado para a sua época, o de filmar e fotografar o bando do cangaceiro Virgolino Ferreira da Silva, popularmente conhecido como Lampião; homem temido por boa parte da população e governantes do Nordeste brasileiro. O resultado de tal empreitada foi um documentário extremamente rico e significativo para se estudar as narrativas, memórias e representações sobre o movimento do cangaço. No presente trabalho, partindo do que sobrou do filme original, pretendemos discutir qual a importância desse material para a compreensão do cangaço; os aspectos de confronto entre o urbano (moderno) e o rural (arcaico); e os jogos de interesses que envolveram a produção da película, no qual fica perceptível uma disputa de representações e memórias sociais, o que deve ser lembrado e esquecido. Nas imagens fica perceptível uma latente distinção entre o urbano, representado pelas cidades e a modernidade que estava em andamento, e o arcaico, representado pelo sertão com sua caatinga fechada e os cangaceiros, “autênticos representantes da barbárie”. Assim, para alcançarmos os objetivos propostos usamos como aporte teórico as ideias de Walter Benjamin (1994), Peter Burke (2004) e Roger Chartier (1990). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title O cangaço na mira das lentes modernas de Benjamin Abrahão: um confronto de imagens, narrativas e memórias. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34944
dc.date.accessioned 2024-03-06T18:55:50Z
dc.date.available 2024-03-06
dc.date.available 2024-03-06T18:55:50Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Cangaço pt_BR
dc.subject Documentário sobre cangaço - Benjamin Abrahão - pt_BR
dc.subject Representação - cangaceiros pt_BR
dc.subject Benjamin Abrahão Botto - cinegrafista - cangaço pt_BR
dc.subject Virgolino Ferreira da Silva - Lampião pt_BR
dc.subject Lamião pt_BR
dc.subject Cangaceiros pt_BR
dc.subject Documentaristas - Benjamin Abrahão pt_BR
dc.subject Jornal Diário de Pernambuco - Cangaço - Lampião pt_BR
dc.subject Documentary about cangaço - Benjamin Abrahão - pt_BR
dc.subject Representation - cangaceiros pt_BR
dc.subject Benjamin Abrahão Botto - cameraman - cangaço pt_BR
dc.subject Virgolino Ferreira da Silva - Lampião pt_BR
dc.subject Documentary filmmakers - Benjamin Abrahão pt_BR
dc.subject Pernambuco Daily Newspaper - Cangaço - Lampião pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DUTRA, Wescley Rodrigues.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The cangaço in the sights of Benjamin Abrahão's modern lens: a confrontation of images, narratives and memories. pt_BR
dc.identifier.citation DUTRA, Wescley Rodrigues. O cangaço na mira das lentes modernas de Benjamin Abrahão: um confronto de imagens, narrativas e memórias. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 08 - “Cidade, Modernidade, Linguagens: Retratos do Urbano na Literatura, Fotografia, Cinema e outras Artes”. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34944 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta