dc.creator.ID |
BEZERRA, W. F. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3167693634171090 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NOBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NOBREGA, M. M. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2123326909056011 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, José Helder Pinheiro. |
|
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Maria Angélica de. |
|
dc.description.resumo |
A proposta deste trabalho consiste em analisar e interpretar três contos de
Primeiras Estórias, destacando em cada um deles aspectos essenciais do dinamismo da
linguagem. Especificamente, enfatizaremos o ritmo, as inversões sintáticas e os
neologismos. Na seqüência, teceremos algumas observações sobre uma possível falta de
um ou mais desses fatores e faremos algumas considerações visando uma contribuição
para o aperfeiçoamento dessa questão nos livros didáticos, bem como apresentaremos
uma sugestão de trabalho em sala de aula com o conto “Famigerado”. Com relação ao
dinamismo da linguagem, procuraremos mostrar que a expressividade rosiana está a
serviço de uma inversão de expectativas, ou seja, o autor, de modo planejado, confere a
suas inovações um caráter de rebelião ou inconformismo sócio-histórico. O destaque para
o impulso manipulador ou criativo não implica necessariamente um deslocamento para um cenário metropolitano, ao contrário, a paisagem predominante é o campo ou arraiais e sítios, e seus personagens também são gente simples, mas densamente constituídas. Em síntese, a passagem de um estado de linguagem tradicional para um outro que se deseja e instala-se como revolucionário, ou inovador é característico ao longo das Primeiras Estórias. Também nos três contos que selecionamos a estrutura dinâmica da linguagem deve-se a uma alteração de composição artística e de visão de mundo do autor: o ritmo e a sintaxe poética buscam um caminho ou uma saída criativa, imprevisível, para os conflitos que dilaceram os indivíduos em suas diversas categorias sociais. A solução para esses impasses beira o absurdo e a loucura, a sagacidade e o disfarce, chegando algumas vezes a criatividade intelectualmente dinâmica e ao que podemos chamar de milagre afetivo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura. |
pt_BR |
dc.title |
O dinamismo da linguagem em alguns contos de primeiras estórias. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007-03 |
|
dc.description.abstract |
The purpose of this work is to analyse and interpret three short-stories in João
Guimarães Rosa’s Primeiras Estórias, accentuating in each one of them essential aspects
of language dynamism. Specifically, we shall emphasize rhythm, syntactic inversions and
neologisms. Our first aim will entail, on a second plan, a textbook evaluation on the
presence or absence of those aspects of João Guimarães Rosa’s language dynamism. In
relation to language dynamism, we shall attempt to show that Rosa’s expressiveness is at
the service of an inversion of expectations, namely, the author’s innovations take on a
character of rebellion or sociohistorical unconformable ness. The emphasis given to the
manipulative or creative impulse does not necessarily imply moving into a metropolitan
setting; on the contrary, the prevailing scenery is the countryside and farms, and the
characters are also simple people, but densely constituted. In sum, the shift from a state of
traditional language to one which is revolutionary or innovative is characteristic of Primeiras
Estórias throughout. Moreover, in the three short-stories we selected, the dynamic
language structure is due to a change in the artistic composition and the author’s vision of
the world: the rhythm and poetic syntax seek a way out or an unexpected creative solution
to the conflicts which distress individuals in their diverse social categories. The solution to
this deadlock nears absurdity and madness, sagacity and disguise, sometimes leading to
intellectually dynamic creativity and to what we can call affective miracle. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3495 |
|
dc.date.accessioned |
2019-04-17T14:41:26Z |
|
dc.date.available |
2019-04-17 |
|
dc.date.available |
2019-04-17T14:41:26Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Criatividade intelectualmente dinâmica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Guimarães Rosa |
pt_BR |
dc.subject |
Dinamismo da linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Contos de primeiras estórias |
pt_BR |
dc.subject |
Dynamism of language |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BEZERRA, Wallas Ferdinando Ramos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The dynamism of language in some tales of early stories. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BEZERRA, Wallas Ferdinando Ramos. O dinamismo da linguagem em alguns contos de primeiras estórias. 2007. 80f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3495 |
pt_BR |