DSpace/Manakin Repository

O dinamismo da linguagem em alguns contos de primeiras estórias.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BEZERRA, W. F. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3167693634171090 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NOBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
dc.contributor.advisor1ID NOBREGA, M. M. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2123326909056011 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, José Helder Pinheiro.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Maria Angélica de.
dc.description.resumo A proposta deste trabalho consiste em analisar e interpretar três contos de Primeiras Estórias, destacando em cada um deles aspectos essenciais do dinamismo da linguagem. Especificamente, enfatizaremos o ritmo, as inversões sintáticas e os neologismos. Na seqüência, teceremos algumas observações sobre uma possível falta de um ou mais desses fatores e faremos algumas considerações visando uma contribuição para o aperfeiçoamento dessa questão nos livros didáticos, bem como apresentaremos uma sugestão de trabalho em sala de aula com o conto “Famigerado”. Com relação ao dinamismo da linguagem, procuraremos mostrar que a expressividade rosiana está a serviço de uma inversão de expectativas, ou seja, o autor, de modo planejado, confere a suas inovações um caráter de rebelião ou inconformismo sócio-histórico. O destaque para o impulso manipulador ou criativo não implica necessariamente um deslocamento para um cenário metropolitano, ao contrário, a paisagem predominante é o campo ou arraiais e sítios, e seus personagens também são gente simples, mas densamente constituídas. Em síntese, a passagem de um estado de linguagem tradicional para um outro que se deseja e instala-se como revolucionário, ou inovador é característico ao longo das Primeiras Estórias. Também nos três contos que selecionamos a estrutura dinâmica da linguagem deve-se a uma alteração de composição artística e de visão de mundo do autor: o ritmo e a sintaxe poética buscam um caminho ou uma saída criativa, imprevisível, para os conflitos que dilaceram os indivíduos em suas diversas categorias sociais. A solução para esses impasses beira o absurdo e a loucura, a sagacidade e o disfarce, chegando algumas vezes a criatividade intelectualmente dinâmica e ao que podemos chamar de milagre afetivo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura. pt_BR
dc.title O dinamismo da linguagem em alguns contos de primeiras estórias. pt_BR
dc.date.issued 2007-03
dc.description.abstract The purpose of this work is to analyse and interpret three short-stories in João Guimarães Rosa’s Primeiras Estórias, accentuating in each one of them essential aspects of language dynamism. Specifically, we shall emphasize rhythm, syntactic inversions and neologisms. Our first aim will entail, on a second plan, a textbook evaluation on the presence or absence of those aspects of João Guimarães Rosa’s language dynamism. In relation to language dynamism, we shall attempt to show that Rosa’s expressiveness is at the service of an inversion of expectations, namely, the author’s innovations take on a character of rebellion or sociohistorical unconformable ness. The emphasis given to the manipulative or creative impulse does not necessarily imply moving into a metropolitan setting; on the contrary, the prevailing scenery is the countryside and farms, and the characters are also simple people, but densely constituted. In sum, the shift from a state of traditional language to one which is revolutionary or innovative is characteristic of Primeiras Estórias throughout. Moreover, in the three short-stories we selected, the dynamic language structure is due to a change in the artistic composition and the author’s vision of the world: the rhythm and poetic syntax seek a way out or an unexpected creative solution to the conflicts which distress individuals in their diverse social categories. The solution to this deadlock nears absurdity and madness, sagacity and disguise, sometimes leading to intellectually dynamic creativity and to what we can call affective miracle. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3495
dc.date.accessioned 2019-04-17T14:41:26Z
dc.date.available 2019-04-17
dc.date.available 2019-04-17T14:41:26Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Linguagem pt_BR
dc.subject Criatividade intelectualmente dinâmica pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Guimarães Rosa pt_BR
dc.subject Dinamismo da linguagem pt_BR
dc.subject Contos de primeiras estórias pt_BR
dc.subject Dynamism of language pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Wallas Ferdinando Ramos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The dynamism of language in some tales of early stories. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Wallas Ferdinando Ramos. O dinamismo da linguagem em alguns contos de primeiras estórias. 2007. 80f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3495 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta