Repositorio Dspace/Manakin

A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo Este trabalho de pesquisa busca analisar, em planos anuais de professores de História da Educação de Jovens e Adultos, permanências de conteúdos tradicionais e que se afastam das recomendações presentes nas Propostas Curriculares do ensino de História para esta modalidade. Observações preliminares sugerem que tais planejamentos não levam em consideração aspectos relacionados às especificidades escolares dos discentes, nem aquelas da modalidade EJA. Isso faz com que os temas desenvolvidos não estabeleçam relações com a realidade dos alunos, constituindo-se, assim, um dos motivos marcantes para o desinteresse destes com relação a essa área do conhecimento escolar. Consideram-se como fontes os planos anuais dos docentes de História, dos terceiro e quarto níveis do Ensino Fundamental, em uma Escola do município de Arez – RN, no período do ano de 2007 até 2010. Estabelece-se aqui o diálogo com as Propostas curriculares para Educação de Jovens e Adultos: segundo segmento (5ª a 8ª série) – História (2004), com Barcelos (2009; 2010) e a Bittencourt (2004). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34963
dc.date.accessioned 2024-03-07T18:44:32Z
dc.date.available 2024-03-07
dc.date.available 2024-03-07T18:44:32Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História - EJA pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.subject História na Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Currículo - Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Teaching History - EJA pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education - EJA pt_BR
dc.subject History in Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Curriculum - Youth and Adult Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CHACON, Diego Firmino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The permanence of the traditional: the content in EJA history teaching. pt_BR
dc.identifier.citation CHACON, Diego Firmino. A permanência do tradicional: o conteúdo no ensino de história da EJA. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34963 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta