dc.description.resumo |
O presente trabalho, articulado ao projeto “Saberes e Práticas Educativas em Ações Culturais Itinerantes na Biblioteca da Escola” da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tem por finalidade identificar as dificuldades relacionadas às práticas de leitura e escrita no espaço da sala de aula, assim como perceber a vinculação destas com a biblioteca escolar, bem como propor a oficina de leitura e escrita como atividade pedagógica que possa contribuir para superação de tais dificuldades e para um melhor resultado no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, além de recorrer a autores como Bezerra (2000), Kramer (2000) e Seffner (2006), procurou-se aplicar questionários a professores e alunos do 6o ano do ensino fundamental da Escola Municipal Severino Marinheiro, na cidade de Juazeirinho (PB), seguido da realização de uma oficina relacionada a prática de leitura e escrita na escola. Assim, é a produção de artigos que possam contribuir para o debate em torno dessa temática, assim, como fomentar práticas de letramento capazes de estimular a formação de cidadãos leitores, que justifica a escrita do presente trabalho. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Da sala de aula à biblioteca: reflexões sobre práticas de leitura e escrita no espaço escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34968 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-07T19:12:11Z |
|
dc.date.available |
2024-03-07 |
|
dc.date.available |
2024-03-07T19:12:11Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Biblioteca escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura na escola |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de leitura e escrita - escola |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal Severino Marinheiro - Juazeirinho - PB |
pt_BR |
dc.subject |
School library |
pt_BR |
dc.subject |
Reading at school |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and writing practices - school |
pt_BR |
dc.subject |
Severino Marinheiro Municipal School - Juazeirinho - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, João Batista de. |
|
dc.creator |
SILVA, Josenildo Marques da. |
|
dc.creator |
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
From the classroom to the library: reflections on reading and writing practices in the school space. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, João Batista de; SILVA, Josenildo Marques da; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Da sala de aula a biblioteca: reflexões sobre práticas de leitura e escrita no espaço escolar. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34968 |
pt_BR |