DSpace/Manakin Repository

ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este artigo busca problematizar uma atividade de extensão desenvolvida no Programa de Educação Tutorial do curso de História da Universidade Federal de Campina Grande (PET – História – UFCG), durante o ano letivo de 2011. A oficina intitulada “Enem, Ciências Humanas e suas tecnologias: Novas sensibilidades para pensar o ensino de História”, foi arquitetada a partir do seguinte percurso metodológico: 1) pesquisa e leitura da bibliografia relacionada ao tema; 2) seleção e preparação dos recursos didáticos que foram utilizados; 3) divulgação e realização da oficina. O público alvo foram trinta alunos das escolas públicas da cidade: Escola Estadual da Prata; Colégio Virgílio Gomes e Escola Estadual Raul Córdula. Assim, foram estudadas e discutidas pelas participantes questões direcionadas: 1) a proposta do “Novo Enem”, havendo um enfoque para o entendimento da perspectiva do Enem referente às “Competências e Habilidades”; 2) as novas características da prova, e os critérios de avaliação do Enem “Teoria de Resposta ao Item” (TRI) e 3) a transdisciplinaridade utilizando-se dos eixos temáticos “Identidade, Memória, Movimentos Sociais e cidadania”. Para execução da proposta dialogamos com Lino de Macedo e Raul Borges Guimarães. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970
dc.date.accessioned 2024-03-07T19:30:24Z
dc.date.available 2024-03-07
dc.date.available 2024-03-07T19:30:24Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Ciências humanas no ENEM pt_BR
dc.subject História - ENEM pt_BR
dc.subject PET História - UFCG pt_BR
dc.subject Programa de Educação Tutorial - História UFCG pt_BR
dc.subject Extensão universitária pt_BR
dc.subject National High School Examination - ENEM pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Human sciences at ENEM pt_BR
dc.subject History - ENEM pt_BR
dc.subject PET History - UFCG pt_BR
dc.subject Tutorial Education Program - UFCG History pt_BR
dc.subject University Extension pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARACAJÁ, Emmanuela de Lima.
dc.creator ANDRADE, Priscila Gusmão.
dc.creator NASCIMENTO, Regina Coelli do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative ENEM and the human sciences: new approaches to teaching History. pt_BR
dc.identifier.citation MARACAJÁ, Emmanuela de Lima; ANDRADE, Priscila Gusmão; NASCIMENTO, Regina Coelli do. Enem e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta