dc.description.resumo |
Este artigo busca problematizar uma atividade de extensão desenvolvida no Programa de Educação Tutorial do curso de História da Universidade Federal de Campina Grande (PET – História – UFCG), durante o ano letivo de 2011. A oficina intitulada “Enem, Ciências Humanas e suas tecnologias: Novas sensibilidades para pensar o ensino de História”, foi arquitetada a partir do seguinte percurso metodológico: 1) pesquisa e leitura da bibliografia relacionada ao tema; 2) seleção e preparação dos recursos didáticos que foram utilizados; 3) divulgação e realização da oficina. O público alvo foram trinta alunos das escolas públicas da cidade: Escola Estadual da Prata; Colégio Virgílio Gomes e Escola Estadual Raul Córdula. Assim, foram estudadas e discutidas pelas participantes questões direcionadas: 1) a proposta do “Novo Enem”, havendo um enfoque para o entendimento da perspectiva do Enem referente às “Competências e Habilidades”; 2) as novas características da prova, e os critérios de avaliação do Enem “Teoria de Resposta ao Item” (TRI) e 3) a transdisciplinaridade utilizando-se dos eixos temáticos “Identidade, Memória, Movimentos Sociais e cidadania”. Para execução da proposta dialogamos com Lino de Macedo e Raul Borges Guimarães. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-07T19:30:24Z |
|
dc.date.available |
2024-03-07 |
|
dc.date.available |
2024-03-07T19:30:24Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências humanas no ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
História - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
PET História - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Programa de Educação Tutorial - História UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Extensão universitária |
pt_BR |
dc.subject |
National High School Examination - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Human sciences at ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
History - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
PET History - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Tutorial Education Program - UFCG History |
pt_BR |
dc.subject |
University Extension |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARACAJÁ, Emmanuela de Lima. |
|
dc.creator |
ANDRADE, Priscila Gusmão. |
|
dc.creator |
NASCIMENTO, Regina Coelli do. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
ENEM and the human sciences: new approaches to teaching History. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARACAJÁ, Emmanuela de Lima; ANDRADE, Priscila Gusmão; NASCIMENTO, Regina Coelli do. Enem e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970 |
pt_BR |