DSpace/Manakin Repository

ENEM e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de História.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Neste artigo temos a pretensão de analisar uma experiência de extensão desenvolvida no Programa de Educação Tutorial (PET – História – UFCG) no ano de 2011, direcionada para alunos de escolas públicas da cidade de Campina Grande-PB. Cuja finalidade estava direcionada para problematizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), priorizando à área das “Ciências Humanas e suas tecnologias”. Especialmente, questões referentes às seguintes Competências e Habilidades: “Compreender os elementos culturais que constituem as identidades” e “Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade”. A partir dessas preocupações discutiremos as novas tendências exigidas em sala de aula para preparação do aluno que se submeterá a nova avaliação (Novo ENEM) para o ingresso em uma instituição de ensino superior. Partindo de um pressuposto de que os conceitos de “identidade” e “cidadania” foram construídos historicamente e ressignificados socialmente, buscaremos pensar de que forma a nova proposta do ENEM vai interferir no modelo tradicional do ensino de História e como essas novas maneiras de trabalhar a História em sala de aula chegam até as escolas públicas. Para fundamentar nossas análises dialogamos com alguns autores, Stuart Hall, Zygmunt Bauman, para pensar as questões de identidade, José Murilo de Carvalho, para problematizar os caminhos que a noção e a prática da cidadania percorreu, no Brasil, ainda utilizaremos a obra Saberes e competências que é uma reunião de artigos de pesquisadores da temática relacionada à avaliação por competências, além do artigo Mudança social, Ciências Humanas e Enem do autor Raul Borges Guimarães. Assim, buscaremos associar as questões historiográficas e, até certo ponto, dialogando com autores teóricos, junto com as abordagens do Novo ENEM ligando-os com as competências propostas. Pensando até que ponto essas propostas alcançam seus objetivos indicados nas Matrizes de Referências. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title ENEM e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de História. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34972
dc.date.accessioned 2024-03-07T21:11:13Z
dc.date.available 2024-03-07
dc.date.available 2024-03-07T21:11:13Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Ciências humanas e suas tecnologias - ENEM pt_BR
dc.subject Programa de Educação Tutorial - História UFCG pt_BR
dc.subject PET História UFCG pt_BR
dc.subject Extensão universitária pt_BR
dc.subject National High School Examination - ENEM pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Human sciences and their technologies - ENEM pt_BR
dc.subject Tutorial Education Program - UFCG History pt_BR
dc.subject PET History UFCG pt_BR
dc.subject University Extension pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Janaína Leandro.
dc.creator FERREIRA, Jaqueline Leandro.
dc.creator NASCIMENTO, Regina Coelli do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative ENEM and the human sciences and their technologies: new sensibilities for thinking about History teaching. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Janaína Leandro; FERREIRA, Jaqueline Leandro; NASCIMENTO, Regina Coelli do. Enem e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34972 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta