DSpace/Manakin Repository

Fontes históricas e a produção de um saber etopoético.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este texto tem como finalidade discutir a utilização de fontes históricas na produção de diferenças, a partir do exercício da educação, no êthos do sujeito, ou seja, na sua maneira de ser, na forma como conduz sua existência. Temos como base as experiências do programa de extensão “Subjetividade, Adolescência e Ética” desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Asfora, na cidade de Seridó – PB, realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual da Paraíba (PROEAC/UEPB). Além de fontes como músicas, filmes, etc. procuramos ter, como pressuposto de nossas práticas, textos da filosofia helenística Nesse sentido, as fontes servem não ao passado, pois não objetiva resgatá-lo, mas sim ao presente, pois visa, principalmente, à produção de subjetividade na vida do indivíduo, bem como à modificação da sua relação com os afetos, com os desejos, tornando possível à construção de uma nova ética de si. No desenvolver de nossas atividades, procuramos proporcionar aos jovens atendidos a construção de um saber que possa ir além da apreensão dos conteúdos disciplinares impostos pela Instituição de Ensino. O que propomos é o alargamento do saber etopoético, aquele saber que serve à vida, que pode ser usado na luta contra os problemas que abalam a estabilidade do sujeito. Segundo Foucault (2004), quando o conhecimento tem uma forma, quando funciona de tal maneira que é chamado a produzir o êthos, então ele é útil. Procuramos fazer uma abordagem acerca da possibilidade de fazer com que o uso dessas fontes atue no processo de desconstrução do ser, na modificação de suas práticas, onde o objetivo emergente é tornar viável ao sujeito o desenvolvimento de novas formas de conduzir sua existência. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Fontes históricas e a produção de um saber etopoético. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34974
dc.date.accessioned 2024-03-07T21:18:26Z
dc.date.available 2024-03-07
dc.date.available 2024-03-07T21:18:26Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Fontes históricas pt_BR
dc.subject Subjetividade pt_BR
dc.subject Saber etopoético pt_BR
dc.subject Extensão universitária pt_BR
dc.subject Projeto de extensão Subjetividade, Adolescência e Ética pt_BR
dc.subject Escola Municipal Raimundo Asfora - Seridó - PB pt_BR
dc.subject Ética de si pt_BR
dc.subject Historical sources pt_BR
dc.subject Subjectivity pt_BR
dc.subject Etopoetic knowledge pt_BR
dc.subject University Extension pt_BR
dc.subject Subjectivity, Adolescence and Ethics extension project pt_BR
dc.subject Raimundo Asfora Municipal School - Seridó - PB pt_BR
dc.subject Ethics of self pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Thuca kércia Morais de.
dc.creator PEREIRA, Auricélia Lopes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Historical sources and the production of etopoetic knowledge. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Thuca kércia Morais de; PEREIRA, Auricélia Lopes. Fontes históricas e a produção de um saber etopoético. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34974 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta