dc.description.resumo |
Presente em quase todas as aulas de História como ferramenta de ensino-aprendizagem, o Livro Didático é o grande companheiro de professores e alunos, com este se mantém uma relação de aproximação e afastamento durante todo o ano letivo. Segundo Bittencourt (2009), não apenas o conteúdo curricular dos livros didáticos de História deve ser minuciosamente analisado pelos educadores/historiadores, mas também os discursos presentes nas imagens e nos textos, sobretudo, para identificar a manutenção de estereótipos. Objetivamos pensar sobre como é gestada a representação sobre os povos indígenas nos livros didáticos de História, tornando inteligível como a identidade também é construída no espaço escolar e de como o livro didático contribui nesse processo. Partimos do pressuposto de que a identidade é construída a partir daquilo que é similar, reconhecível, mas que também depende daquilo que é estranho e diferente para se contrastar. Para tanto, elencamos em nosso artigo a necessidade de trabalhar a questão da “diferença”, não para aboli-la, mas para entendê-la e desnaturalizar as verdades. A nossa discussão teve como ponto de partida o conceito de civilização gerado com o etnocentrismo europeu sobre as nossas sociedades indígenas, assunto geralmente apresentado nos conteúdos do 7º Ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, buscamos analisar as representações sobre os povos indígenas e de como o “diferente”, sob a perspectiva civilizatória imposta pelos europeus, ainda se mantém presente nos manuais de História, perpetuando uma relação de distanciamento. Para isso, analisamos um dos exemplares de maior aceitação nas escolas públicas e privadas do Brasil, buscando perceber como os autores trabalham a questão da “diferença” entre índios e europeus, destacando assim, o Livro Didático como fonte de pesquisa. Com essa leitura, propomos a reflexão sobre a identidade, mas também, sobre o papel do educador e a sua difícil tarefa entre intervir ou reproduzir. Entre contribuir para a formação de cidadãos que reconheçam a importância dos povos indígenas para a constituição do que somos, ou para reproduzir ideais preconceituosos e de distanciamento. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
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dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Entre textos e imagens: representações sobre os povos indígenas no livro didático de história. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34975 |
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dc.date.accessioned |
2024-03-07T21:27:16Z |
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dc.date.available |
2024-03-07 |
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dc.date.available |
2024-03-07T21:27:16Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Livro didático de História |
pt_BR |
dc.subject |
Povos indígenas - livro didático de História |
pt_BR |
dc.subject |
Representações povos indígenas - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade indígena |
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dc.subject |
Indígenas |
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dc.subject |
Povos originários - Brasil |
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dc.subject |
Índios - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História - livro didático |
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dc.subject |
History textbook |
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dc.subject |
Indigenous peoples - History textbook |
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dc.subject |
Representations of indigenous peoples - textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous identity |
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dc.subject |
Indigenous |
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dc.subject |
Original peoples - Brazil |
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dc.subject |
Indians - textbook |
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dc.subject |
Teaching History - textbook |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FARIAS, Rosineide Alves de. |
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dc.creator |
FONTES, Welton Souto. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
Between texts and images: representations of indigenous peoples in history textbooks. |
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dc.identifier.citation |
FARIAS, Rosineide Alves de; FONTES, Welton Souto. Entre textos e imagens: representações sobre os povos indígenas no livro didático de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34975 |
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