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Lei 10.639/03- obrigatoriedade do ensino de história africana e Afro-brasileira: afirmação Étnico-racial dos Afro-descendentes nas escolas públicas.

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dc.description.resumo O trabalho que se segue tem por finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa em andamento financiada pelo Programa de Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (PROPESQ) e pelo programa nacional de financiamento da iniciação científica, PIBIC. A pesquisa intitulada: “AFRICANIDADES E AFROBRASILIDADES NA LEI 10.639/03 – UM OLHAR PARA AS ESCOLAS QUILOMBOLAS E AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE-PB: CURRÍCULO, PRÁTICA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE” objetiva investigar as mudanças ocorridas nos currículos, nas práticas e na formação docente no após a instituição da Lei 10.63903 e outros documentos que contribuem para promoção do conhecimento da história e à valorização das características da cultura do povo negro, africano e afro-brasileiro, deste modo os ornamentos legais favorecem a afirmação identitária étnico-racial dos afrodescendentes presentes nas escolas e nas universidades. A Lei como fonte documental tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no âmbito do sistema público de educação. A pesquisa realizada pode ser classificada de cunho exploratório e descritivo, tomando como instrumentos procedimentais as fontes documentais que afirmam o reconhecimento da Pluralidade Cultural na escola. Durante a realização da primeira etapa da pesquisa, uma série de documentos foram lidos e analisados, dentre os nacionais: a Constituição Brasileira de 1988; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96); a Lei Federal 10.639/03; a Resolução No 1 de 17 de junho de 2004; as Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; e as Orientações Curriculares e Expectativas de Aprendizagem Étnico-Racial para a Educação Étnico-Racial na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio de 2008, documentos e diretrizes que intencionam trazer para as escolas a história em uma perspectiva ampliada e aprofundada das matrizes étnicas que contribuíram para formação do povo brasileiro. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Lei 10.639/03- obrigatoriedade do ensino de história africana e Afro-brasileira: afirmação Étnico-racial dos Afro-descendentes nas escolas públicas. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34977
dc.date.accessioned 2024-03-07T21:35:21Z
dc.date.available 2024-03-07
dc.date.available 2024-03-07T21:35:21Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Lei nº 10.639/2003 - ensino de História africana pt_BR
dc.subject História africana - ensino pt_BR
dc.subject História Afro-brasileira - ensino pt_BR
dc.subject Ensino de História africana pt_BR
dc.subject Ensino de História afro-brasileira pt_BR
dc.subject Ensino obrigatório - História afro-brasileira pt_BR
dc.subject Currículo - ensino de História da África pt_BR
dc.subject Educação étnico-racial pt_BR
dc.subject Cultura afro-brasileira - ensino pt_BR
dc.subject Law No. 10,639/2003 - teaching African History pt_BR
dc.subject African history - teaching pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian History - teaching pt_BR
dc.subject Teaching African History pt_BR
dc.subject Teaching Afro-Brazilian History pt_BR
dc.subject Compulsory education - Afro-Brazilian history pt_BR
dc.subject Curriculum - teaching African History pt_BR
dc.subject Ethnic-racial education pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian culture - teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PIMENTA, Carla Liege Rodrigues.
dc.creator CRUZ, Maria Emanuela de Oliveira.
dc.creator NEPOMUCENO, Cristiane Maria.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Law 10,639/03 - mandatory teaching of African and Afro-Brazilian history: ethnic-racial affirmation of Afro-descendants in public schools. pt_BR
dc.identifier.citation PIMENTA, Carla Liege Rodrigues; CRUZ, Maria Emanuela de Oliveira; NEPOMUCENO, Cristiane Maria. Lei 10.639/03- obrigatoriedade do ensino de história africana e Afro-brasileira: afirmação Étnico-racial dos Afro-descendentes nas escolas públicas. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34977 pt_BR


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