dc.description.resumo |
O trabalho que se segue tem por finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa em andamento financiada pelo Programa de Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (PROPESQ) e pelo programa nacional de financiamento da iniciação científica, PIBIC. A pesquisa intitulada: “AFRICANIDADES E AFROBRASILIDADES NA LEI 10.639/03 – UM OLHAR PARA AS ESCOLAS QUILOMBOLAS E AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE-PB: CURRÍCULO, PRÁTICA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE” objetiva investigar as mudanças ocorridas nos currículos, nas práticas e na formação docente no após a instituição da Lei 10.63903 e outros documentos que contribuem para promoção do conhecimento da história e à valorização das características da cultura do povo negro, africano e afro-brasileiro, deste modo os ornamentos legais favorecem a afirmação identitária étnico-racial dos afrodescendentes presentes nas escolas e nas universidades. A Lei como fonte documental tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no âmbito do sistema público de educação. A pesquisa realizada pode ser classificada de cunho exploratório e descritivo, tomando como instrumentos procedimentais as fontes documentais que afirmam o reconhecimento da Pluralidade Cultural na escola. Durante a realização da primeira etapa da pesquisa, uma série de documentos foram lidos e analisados, dentre os nacionais: a Constituição Brasileira de 1988; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96); a Lei Federal 10.639/03; a Resolução No 1 de 17 de junho de 2004; as Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; e as Orientações Curriculares e Expectativas de Aprendizagem Étnico-Racial para a Educação Étnico-Racial na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio de 2008, documentos e diretrizes que intencionam trazer para as escolas a história em uma perspectiva ampliada e aprofundada das matrizes étnicas que contribuíram para formação do povo brasileiro. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Lei 10.639/03- obrigatoriedade do ensino de história africana e Afro-brasileira: afirmação Étnico-racial dos Afro-descendentes nas escolas públicas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34977 |
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dc.date.accessioned |
2024-03-07T21:35:21Z |
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dc.date.available |
2024-03-07 |
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dc.date.available |
2024-03-07T21:35:21Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Lei nº 10.639/2003 - ensino de História africana |
pt_BR |
dc.subject |
História africana - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
História Afro-brasileira - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História africana |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino obrigatório - História afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo - ensino de História da África |
pt_BR |
dc.subject |
Educação étnico-racial |
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dc.subject |
Cultura afro-brasileira - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Law No. 10,639/2003 - teaching African History |
pt_BR |
dc.subject |
African history - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian History - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching African History |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Afro-Brazilian History |
pt_BR |
dc.subject |
Compulsory education - Afro-Brazilian history |
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dc.subject |
Curriculum - teaching African History |
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dc.subject |
Ethnic-racial education |
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dc.subject |
Afro-Brazilian culture - teaching |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PIMENTA, Carla Liege Rodrigues. |
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dc.creator |
CRUZ, Maria Emanuela de Oliveira. |
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dc.creator |
NEPOMUCENO, Cristiane Maria. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Law 10,639/03 - mandatory teaching of African and Afro-Brazilian history: ethnic-racial affirmation of Afro-descendants in public schools. |
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dc.identifier.citation |
PIMENTA, Carla Liege Rodrigues; CRUZ, Maria Emanuela de Oliveira; NEPOMUCENO, Cristiane Maria. Lei 10.639/03- obrigatoriedade do ensino de história africana e Afro-brasileira: afirmação Étnico-racial dos Afro-descendentes nas escolas públicas. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34977 |
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