DSpace/Manakin Repository

Nação e nacionalismo: desnaturalizando identidades no ensino de História.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O trabalho apresentado a seguir é integrante do Programa institucional de bolsa a iniciação a docência, PIBID, em atividade com o departamento de história da UFRN financiado pela CAPES. As seguintes atividades foram realizadas no colégio José Fernandes Machado sob a coordenação e orientação da Prof.ª Dr.ª Fátima Martins Lopes. O tema, identidade, foi uma das propostas trabalhadas pelo PIBID História UFRN. O grupo trabalhou sob a orientação temática das identidades históricas, em que conceitos como a nação e nacionalismo tornaram-se objeto de ensino. Sob esta perspectiva de ensino, entendemos que a prática escolar se define enquanto geradora de autonomia, ou seja, de habilidades que ultrapassem as fronteiras das escolas; que acompanhe o aluno nas demandas da vida prática e os conduzam a um exercício da cidadania de maneira consciente. Nesse sentido, o ensino de histórica é responsável por estimular a consciência histórica do aluno, atribuindo-lhe diferente capacidade de perceber sua realidade, compreendendo como a sociedade é construída por sujeitos que fazem uso de memória na construção de suas diversas identidades. Partimos da premissa que as identidades são historicamente construídas, constituem como operação que lida com simbologias e representações. Nessa perspectiva, utilizamos como recurso didático documentos iconográficos, imagens que expressem simbolicamente as diversas manifestações culturais de identidade. A temática é relevante, na medida em que a naturalização das identidades é constante objeto de uso político e social. Trata-se de compreender e, sobre tudo, desconstruí-lo, criticar, esmiuçar suas operações históricas. Desenvolver a temática a partir de referências historiográficas como Erick Hobsbawn, Nação e Nacionalismo, estreitando a relação entre a escola e as discussões acadêmicas. Analisar seus conceitos e historicidade é desenvolver a capacidade crítica e analítica do aluno de perceber os elementos que permeiam o seu cotidiano, elementos que estão naturalizados no seu censo comum. É emergir em uma relação conflituosa do aluno em sua compreensão histórica, tornar o ensino de História ferramenta de construção e conscientização de sua cidadania. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Nação e nacionalismo: desnaturalizando identidades no ensino de História. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34979
dc.date.accessioned 2024-03-07T22:53:46Z
dc.date.available 2024-03-07
dc.date.available 2024-03-07T22:53:46Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Identidades pt_BR
dc.subject Nação e nacionalismo pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID pt_BR
dc.subject Colégio José Fernandes Machado pt_BR
dc.subject Documentos iconográficos pt_BR
dc.subject Recurso didático - documento iconográfico pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Identities pt_BR
dc.subject Nation and nationalism pt_BR
dc.subject Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID pt_BR
dc.subject José Fernandes Machado College pt_BR
dc.subject Iconographic documents pt_BR
dc.subject Didactic resource - iconographic document pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MACEDO, Gil Eduardo de Albuquerque.
dc.creator RAMALHO, Renan Vinícius de Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Nation and nationalism: denaturalizing identities in history teaching. pt_BR
dc.identifier.citation MACEDO, Gil Eduardo de Albuquerque; RAMALHO, Renan Vinícius de Alves. Nação e nacionalismo: desnaturalizando identidades no ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34979 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta