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Este trabalho resultou das atividades de monitoria desenvolvidas durante o
primeiro semestre de 2011, na disciplina Historia do Brasil II, cujo recorte temporal vai
desde o processo de descolonização e emancipação política do Brasil, no início do
século XIX, em 1822, até a desagregação do regime monárquico (1889).
Dentre os objetivos gerais da disciplina estavam as análises da historiografia e
dos conteúdos históricos do século XIX, cujo programa estava organizado em cinco
unidades, nas quais foram evidenciados o processo de Independência, a política no
século XIX, as mudanças nas relações do trabalho escravo para o livre, a cultura das
elites e das camadas populares, bem como as experiências humanas de vários sujeitos
históricos como povos indígenas, população negra (escravizada, livre e liberta) e
mulheres, conforme previsto na recente legislação educacional, como os Parâmetros
Curriculares Nacionais (1996), nos Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental
do Estado da Paraíba (2010) e nas Leis 10.639/2003 (História da África e Cultura
Afrobrasileira), 11.645/2008 (História e Cultura dos povos indígenas) e 11.340/2006
(Maria da Penha).
Como metodologia, destacamos que ao longo do desenvolvimento da disciplina,
além de serem apresentadas as possibilidades de pesquisa sobre temas do período
monárquico, com enfoque na história social e na cultural, também se procurou preparar
os alunos do curso de licenciatura em História para atuar na educação básica, a partir da
análise de livros didáticos e adequação dos conteúdos históricos a uma linguagem
didática, de forma a estabelecer diálogo com estudantes da educação escolar na futura
práxis docente e a utilização de recursos pedagógicos para aprender e ensinar história.
É inserido neste último enfoque que desenvolvemos uma proposta pedagógica
com o filme histórico Mauá, o imperador e o rei (1999), que foi utilizado como recurso metodológico na disciplina. O trabalho com este recurso visual, ultrapassando a
intenção de facilitar a apreensão dos conteúdos e do conhecimento, serviu de maneira a
fomentar o debate em sala de aula sobre o uso dessas metodologias midiáticas no ensino
e na pesquisa, visando inclusive, no futuro, a aplicação desse recurso metodológico em
âmbito escolar pelos futuros professores.
Vale salientar que nos Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental:
Ciências Humanas, Ensino Religioso e Diversidade Sociocultural (2010) as autoras
discutiram a utilização de “metodologias e técnicas de ensino” que os professores
podem ter em mãos de forma a possibilitar a apresentação da história sob várias
linguagens, a exemplo do “recurso da mídia”. Sendo considerada parte do “universo
midiático” que o mundo contemporâneo produziu, e uma ferramenta pedagógica
indispensável para se abordar os conteúdos históricos3.
Neste sentido, como mencionado, utilizamos como recurso de mídia o filme
histórico Mauá: o Imperador e o Rei, cujo tema diz respeito ao período em estudo e no
qual se discorre sobre um personagem emblemático – Mauá – e suas relações sociais e
políticas, cuja reconstrução histórica nos apresenta uma “representação da realidade”
(GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA, 2010) ou “impressão da realidade” –
principal questão do interesse do historiador ou professor de história que se propõe a
utilizar esses recursos, como sugere Regina Behar4 – do Brasil Oitocentista, oferecida
por um olhar de um cineasta do século XX, enquanto “produto cultural” (BEHAR,
2000, p. 12) de uma determinada sociedade em um determinado contexto. |
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dc.identifier.citation |
MENEZES, Danilo Wilson Lemos; ROCHA, Solange Pereira da. Linguagem fílmica sobre o Brasil oitocentista: o filme Mauá como proposta pedagógica no ensino superior. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34980 |
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