DSpace/Manakin Repository

O ensino de história e os sujeitos sociais: análises da formação docente diante do recurso cinematográfico como fonte documental.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Considerando a grande relevância dada à temática da formação de professores na atualidade e a utilização de recursos que o auxiliem nesse processo com o tema proposto, pretendemos suprir as falhas e saber como este assunto é abordado na escola, desde a formação do professor, durante sua graduação, em sua formação continuada, até como isso repercute em sala de aula, quando o professor passa a atuar, de maneira a respingar o que lhe foi passado e compreendido durante sua formação. O ambiente escolar necessita deste olhar diante das mudanças ocorridas no currículo escolar e contemplando a diversidade étnica, social, política e econômica existente na escola. Dentre os aspectos metodológicos foram utilizados análise do conteúdo de cinema, que aborda temáticas sobre o negro (a) procurando perceber como neles esse assunto é abordado e como auxilia o professor em seu processo de formação. Dentro desta perspectiva o objetivo da pesquisa é discutir a formação do professor de história na atualidade, a diversidade cultural existente e os recursos utilizados por ele em seu cotidiano como fontes documentais e no caso trabalhado o cinema, tomando por norte em especial a cultura afro-brasileira. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title O ensino de história e os sujeitos sociais: análises da formação docente diante do recurso cinematográfico como fonte documental. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34982
dc.date.accessioned 2024-03-07T22:57:15Z
dc.date.available 2024-03-07
dc.date.available 2024-03-07T22:57:15Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Cinema e ensino de História pt_BR
dc.subject Recurso cinematográfico - ensino de História pt_BR
dc.subject Cinema como fonte documental pt_BR
dc.subject Fonte documental - cinema pt_BR
dc.subject Cinema como fonte histórica pt_BR
dc.subject Formação de professores - História pt_BR
dc.subject Cultura afro-brasileira - cinema pt_BR
dc.subject Negros - representação no cinema pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Cinema and History teaching pt_BR
dc.subject Cinematic resource - History teaching pt_BR
dc.subject Cinema as a documentary source pt_BR
dc.subject Documentary source - cinema pt_BR
dc.subject Cinema as a historical source pt_BR
dc.subject Teacher training - History pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian culture - cinema pt_BR
dc.subject Blacks - representation in cinema pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AM NCIO, Karina Maria de Lima.
dc.creator ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative History teaching and social subjects: analyzes of teacher training in the face of cinematographic resources as a documentary source. pt_BR
dc.identifier.citation AM NCIO, Karina Maria de Lima; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. O ensino de história e os sujeitos sociais: análises da formação docente diante do recurso cinematográfico como fonte documental. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34982 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta