dc.description.resumo |
Considerando a grande relevância dada à temática da formação de professores na atualidade e a utilização de recursos que o auxiliem nesse processo com o tema proposto, pretendemos suprir as falhas e saber como este assunto é abordado na escola, desde a formação do professor, durante sua graduação, em sua formação continuada, até como isso repercute em sala de aula, quando o professor passa a atuar, de maneira a respingar o que lhe foi passado e compreendido durante sua formação. O ambiente escolar necessita deste olhar diante das mudanças ocorridas no currículo escolar e contemplando a diversidade étnica, social, política e econômica existente na escola. Dentre os aspectos metodológicos foram utilizados análise do conteúdo de cinema, que aborda temáticas sobre o negro (a) procurando perceber como neles esse assunto é abordado e como auxilia o professor em seu processo de formação. Dentro desta perspectiva o objetivo da pesquisa é discutir a formação do professor de história na atualidade, a diversidade cultural existente e os recursos utilizados por ele em seu cotidiano como fontes documentais e no caso trabalhado o cinema, tomando por norte em especial a cultura afro-brasileira. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de história e os sujeitos sociais: análises da formação docente diante do recurso cinematográfico como fonte documental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34982 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-07T22:57:15Z |
|
dc.date.available |
2024-03-07 |
|
dc.date.available |
2024-03-07T22:57:15Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema e ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso cinematográfico - ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema como fonte documental |
pt_BR |
dc.subject |
Fonte documental - cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema como fonte histórica |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores - História |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura afro-brasileira - cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Negros - representação no cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema and History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Cinematic resource - History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema as a documentary source |
pt_BR |
dc.subject |
Documentary source - cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema as a historical source |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - History |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian culture - cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Blacks - representation in cinema |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
AM NCIO, Karina Maria de Lima. |
|
dc.creator |
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
History teaching and social subjects: analyzes of teacher training in the face of cinematographic resources as a documentary source. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
AM NCIO, Karina Maria de Lima; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. O ensino de história e os sujeitos sociais: análises da formação docente diante do recurso cinematográfico como fonte documental. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34982 |
pt_BR |