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Pedagogias da “diferença”: as identidades negras nas amarras da Lei 10.639/03.

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dc.description.resumo Atualmente o ensino básico no Brasil tem se pautado na ideia de democracia em que todos devem ter direito a ingressar na sala de aula, convivendo todas as diferenças em um mesmo espaço de aprendizagem. Diante disso, as preocupações com as questões étnicas no meio educacional e social passaram a fazer com que os dirigentes políticos voltassem seus interesses para esta problemática construindo a imagem de uma política preocupada com as diferenças sociais e definindo o papel do estado como propulsor das transformações sociais. Para tanto, estava sendo sancionada em março de 2003 a lei nº 10639/03 – MEC, a qual altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Esta mudança institui a obrigatoriedade do ensino de História da África e dos africanos no currículo escolar do ensino fundamental e médio. Sendo assim, este artigo tem como objetivo problematizar as mudanças propostas por esta determinação, analisando seus interstícios prático-discursivos no âmbito educacional, além de questionar o próprio livro didático e a atuação do professor diante desta nova determinação educacional. A importância deste debate em torno das questões étnicas no ensino fundamental e médico justifica-se, pois, nos últimos anos tem ocorrido no âmbito educacional algumas discussões sobre o currículo escolar, atestando para a ausência dos conteúdos ligados à cultura afrobrasileira e a história dos povos africanos no período anterior ao sistema escravista. Estas discussões apontam para os problemas em torno do preconceito e discriminação da cultura africana e vêm a cada ano ocupando seu espaço nos debates educacionais. Assim, nossa proposta neste debate é a de analisar como vem sendo abordadas e instrumentalizadas as questões de etnia no âmbito educacional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Pedagogias da “diferença”: as identidades negras nas amarras da Lei 10.639/03. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34983
dc.date.accessioned 2024-03-07T22:58:48Z
dc.date.available 2024-03-07
dc.date.available 2024-03-07T22:58:48Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Lei 10.639/2003 pt_BR
dc.subject Identidades negras pt_BR
dc.subject Cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Ensino de História da África pt_BR
dc.subject Currículo - História da África pt_BR
dc.subject Educação étnico-racial pt_BR
dc.subject Etnia pt_BR
dc.subject Law 10,639/2003 pt_BR
dc.subject Black identities pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian culture pt_BR
dc.subject Teaching African History pt_BR
dc.subject Curriculum - African History pt_BR
dc.subject Ethnic-racial education pt_BR
dc.subject Ethnicity pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, Josefa Josiana Bezerra.
dc.creator SILVA, Maria Lúcia Maciel de Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pedagogies of “difference”: black identities within the constraints of Law 10.639/03. pt_BR
dc.identifier.citation BRITO, Josefa Josiana Bezerra; SILVA, Maria Lúcia Maciel de Lima. Pedagogias da “diferença”: as identidades negras nas amarras da Lei 10.639/03. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-17. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34983 pt_BR


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