dc.description.resumo |
Atualmente o ensino básico no Brasil tem se pautado na ideia de democracia em que todos devem ter direito a ingressar na sala de aula, convivendo todas as diferenças em um mesmo espaço de aprendizagem. Diante disso, as preocupações com as questões étnicas no meio educacional e social passaram a fazer com que os dirigentes políticos voltassem seus interesses para esta problemática construindo a imagem de uma política preocupada com as diferenças sociais e definindo o papel do estado como propulsor das transformações sociais. Para tanto, estava sendo sancionada em março de 2003 a lei nº 10639/03 – MEC, a qual altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Esta mudança institui a obrigatoriedade do ensino de História da África e dos africanos no currículo escolar do ensino fundamental e médio. Sendo assim, este artigo tem como objetivo problematizar as mudanças propostas por esta determinação, analisando seus interstícios prático-discursivos no âmbito educacional, além de questionar o próprio livro didático e a atuação do professor diante desta nova determinação educacional. A importância deste debate em torno das questões étnicas no ensino fundamental e médico justifica-se, pois, nos últimos anos tem ocorrido no âmbito educacional algumas discussões sobre o currículo escolar, atestando para a ausência dos conteúdos ligados à cultura afrobrasileira e a história dos povos africanos no período anterior ao sistema escravista. Estas discussões apontam para os problemas em torno do preconceito e discriminação da cultura africana e vêm a cada ano ocupando seu espaço nos debates educacionais. Assim, nossa proposta neste debate é a de analisar como vem sendo abordadas e instrumentalizadas as questões de etnia no âmbito educacional. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
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dc.citation.issue |
2 |
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dc.title |
Pedagogias da “diferença”: as identidades negras nas amarras da Lei 10.639/03. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34983 |
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dc.date.accessioned |
2024-03-07T22:58:48Z |
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dc.date.available |
2024-03-07 |
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dc.date.available |
2024-03-07T22:58:48Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Lei 10.639/2003 |
pt_BR |
dc.subject |
Identidades negras |
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dc.subject |
Cultura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História da África |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo - História da África |
pt_BR |
dc.subject |
Educação étnico-racial |
pt_BR |
dc.subject |
Etnia |
pt_BR |
dc.subject |
Law 10,639/2003 |
pt_BR |
dc.subject |
Black identities |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian culture |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching African History |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum - African History |
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dc.subject |
Ethnic-racial education |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnicity |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BRITO, Josefa Josiana Bezerra. |
|
dc.creator |
SILVA, Maria Lúcia Maciel de Lima. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Pedagogies of “difference”: black identities within the constraints of Law 10.639/03. |
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dc.identifier.citation |
BRITO, Josefa Josiana Bezerra; SILVA, Maria Lúcia Maciel de Lima. Pedagogias da “diferença”: as identidades negras nas amarras da Lei 10.639/03. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-17. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34983 |
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