dc.description.resumo |
Este artigo é fruto das reflexões que surgiram durante as aulas referentes ao ensino de história da África. A partir do conhecimento prévio dos alunos sobre a temática em questão, pudemos perceber como a cultura midiática está presente na formação educacional, e essa influência acaba gerando um conhecimento fragmentado, que, por sua vez, permite a constituição de um saber parcial e preconceituoso. Estamos nos referindo ao conteúdo África e todas as implicações ideológicas que o tema abordado pode causar quando os meios de comunicação se apresentam como as principais, quando não as únicas, fontes de informação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34985 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-07T23:18:58Z |
|
dc.date.available |
2024-03-07 |
|
dc.date.available |
2024-03-07T23:18:58Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História da África |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Educação étnico-racial |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo - História da África |
pt_BR |
dc.subject |
Lei 10.639/2023 - História da África |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching African History |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian culture |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial education |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum - African History |
pt_BR |
dc.subject |
Law 10,639/2023 - History of Africa |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PONTES, Anna Maria de Lira. |
|
dc.creator |
BEZERRIL, Simone da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Overcoming media barriers: teaching African history in the seventh year of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PONTES, Anna Maria de Lira; BEZERRIL, Simone da Silva. Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34985 |
pt_BR |