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As dobras da ambiguidade: a tessitura das performances de gênero e orientação sexual no espaço escolar.

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dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/1143006946997252 pt_BR
dc.creator.Lattes SALES, R. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/9512363834033518 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes GUERRA, L. D. pt_BR
dc.contributor.referee1 BATISTA , Mércia Rejane Rangel.
dc.contributor.referee2 VILLOTA , José Maria de Jesus Izquierdo.
dc.contributor.referee3 COSTA , Jussara Carneiro.
dc.contributor.referee4 LEON, Adriano Azevedo Gomes de.
dc.description.resumo A ideia central desta tese compreende que a experiência de escolarização, sob o recorte de gênero e orientação sexual, é atravessada por uma ambivalência que tenta alinhavar duas dimensões antagônicas e não excludentes que permeiam os espaços escolar e extraescolar, a saber: 1) os regimes de controle das expressões consideradas dissidentes de gênero e orientação sexual; 2) a produção performativa em termos de promoção do respeito à diversidade. O objetivo deste trabalho é problematizar as ambivalências estabelecidas entre os regimes de controle das dissidências e as discursividades que apelam para o respeito à diversidade a partir da experiência de escolarização, focalizando a atuação dos regimes de inteligibilidade, visibilidade e dizibilidade de gênero e orientação sexual no espaço escolar. A perspectiva teórica adotada parte das reflexões foucaultianas, conectando-as ao debate estabelecido no campo dos estudos de gêneros e sexualidades para compreender as nuances desse objeto a partir da escola, sobretudo situando-a com um espaço multifacetado, complexo e dinâmico. A metodologia utilizada inclui a observação direta de inspiração etnográfica, bem como a aplicação de questionários para estudantes, professores e equipe gestora. Também realizei entrevista semiestruturada com professora/es, com o gestor, funcionários e estudantes da segunda escola selecionada para o estudo. Dentre os principais resultados destacamos a comprovação das ambivalências que enformam a experiência de escolarização sob o recorte de gênero e orientação sexual. Outro resultado importante passa pelas disputas do espaço escolar por agendas conservadoras traduzidas em discursos que apontam para o protagonismo e ao mesmo tempo demanda a manutenção das relações assimétricas relativas às variáveis supracitadas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências sociais. pt_BR
dc.title As dobras da ambiguidade: a tessitura das performances de gênero e orientação sexual no espaço escolar. pt_BR
dc.date.issued 2023-08-31
dc.description.abstract The central idea of this thesis understands that the schooling experience, under the scope of gender and sexual orientation, is crossed by an ambivalence that tries to align two antagonistic and non-excluding dimensions that permeate the school and extra-school spaces, namely: 1) the regimes control of expressions considered dissident of gender and sexual orientation; 2) performative production in terms of promoting respect for diversity. The objective of this work is to problematize the ambivalences established between the regimes of control of dissent and the discourses that call for respect for diversity based on the schooling experience, focusing on the performance of the regimes of intelligibility, visibility and sayability of gender and sexual orientation in the school space. The theoretical perspective adopted starts from Foucault's reflections, connecting them to the debate established in the field of gender and sexualities studies to understand the nuances of this object from the school, especially situating it with a multifaceted, complex and dynamic space. The methodology used includes direct observation of ethnographic inspiration, as well as the application of questionnaires to students, professors and the management team. I also conducted a semi-structured interview with teachers, the manager, employees and students of the second school selected for the study. Among the main results, we highlight the confirmation of the ambivalences that shape the schooling experience from the point of view of gender and sexual orientation. Another important result is the disputes in the school space for conservative agendas translated into discourses that point to protagonism and at the same time demand the maintenance of asymmetrical relationships related to the aforementioned variables. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34988
dc.date.accessioned 2024-03-08T00:57:49Z
dc.date.available 2024-03-07
dc.date.available 2024-03-08T00:57:49Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Sociologia pt_BR
dc.subject Orientação sexual pt_BR
dc.subject Negociações de performances de gênero e de orientação sexual pt_BR
dc.subject Escolarização pt_BR
dc.subject Sociology pt_BR
dc.subject Sexual orientation pt_BR
dc.subject Negotiations of gender and sexual orientation performances pt_BR
dc.subject Schooling pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SALES, Romualdo da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The folds of ambiguity: the fabric of gender and sexual orientation performances in the school space. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SALES, Romualdo da Silva. As dobras da ambiguidade: a tessitura das performances de gênero e orientação sexual no espaço escolar. 2023. 202 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


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