dc.description.resumo |
Propomo-nos aqui a analisar duas obras da historiografia didática para ensino fundamental aprovadas pelo MEC no ano de 2010: História e vida integrada de Nelson Piletti, Claudino Pilietti e Thiago Tramonte, 4a.edição, Editora Ática, 2009, que trata da história indígena nos volumes dedicados ao 7o e 8o anos e, Novo História: conceitos e procedimentos, de Ricardo Dreguer, Eliete Toledo, 2a. edição, Editora Saraiva, 2009, que aborda o tema no volume destinando ao 7o ano. Ambos foram selecionados como amostragem, já que em outros livros a que tivemos acesso a temática indígena encontrava-se praticamente ausente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Os povos indígenas nos livros didáticos: os caminhos de uma renovação para diversidade cultural. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34989 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-08T11:12:17Z |
|
dc.date.available |
2024-03-08 |
|
dc.date.available |
2024-03-08T11:12:17Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Povos indígenas - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Povos originários |
pt_BR |
dc.subject |
Livros didáticos - índios |
pt_BR |
dc.subject |
História indígena - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de História - povos indígenas |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous peoples - textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Original peoples |
pt_BR |
dc.subject |
Textbooks - Indians |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous history - textbook |
pt_BR |
dc.subject |
History textbook - indigenous peoples |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Jonathan de França. |
|
dc.creator |
GONÇALVES, Regina Célia. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Indigenous peoples in textbooks: the paths to renewal for cultural diversity. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Jonathan de França; GONÇALVES, Regina Célia. Os povos indígenas nos livros didáticos: os caminhos de uma renovação para diversidade cultural. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34989 |
pt_BR |