dc.description.resumo |
O ebook que agora apresentamos à comunidade universitária da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e também à sociedade em geral pretende, como um dos seus objetivos principais, apresentar um material bibliográfico consistente, tratando seja de aporte conceitual seja da abordagem metodológica e que, assim, possa contribuir para ambos os âmbitos a que nos referimos acima. Este ebook também pretende, como outro de seus objetivos, dar visibilidade à produção científica que se desenvolve no Programa de Pós-Graduação (PPG) Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), núcleo UFCG, o qual iniciou suas atividades em 2017 e, desde então, tem contribuído com a formação em nível strictu senso das professoras e dos professores de Filosofia do estado da Paraíba e de outros estados da federação brasileira, bem como, tem produzido regularmente investigações, publicações e eventos que, assim, se somam ao movimento de atividades análogas que têm se desenvolvido nos demais 24 Núcleos que constituem a Rede que formam o PROF-FILO como um PPG em Rede. Nas páginas que constituem a presente obra, a leitora e o leitor conhecerão uma fração dos resultados da vida acadêmica das/os estudantes e dos professores do PROF-FILO UFCG. O ebook é tecido com textos produzidos por estudantes que estão no seu primeiro ano de atividades no nosso PPG e também por estudantes veteranos/as. Textos escritos por estudantes egressos também fazem parte desta coletânea. Outra parte do ebook oferece as discussões filosóficas e/ou metodológicas elaboradas pelos professores do corpo docente permanente do Programa, em cujos textos se mesclam suas experiências no magistério com as suas inquietações eminentemente conceituais. A terceira parte que compõem o ebook diz respeito aos textos construídos por docentes de outros Núcleos do PROF-FILO, cuja presença reitera a perspectiva de interação institucional que marca a identidade deste Programa em Rede, que desde sua fundação tem interligado e colocado em diálogos profissionais e instituições das cinco regiões geopolíticas do Brasil. Nosso ebook manifesta, pois, uma parte de sua rede de interações entre pessoas e entre instituições. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Filosofia.
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35005 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-11T10:35:50Z |
|
dc.date.available |
2024-03-11 |
|
dc.date.available |
2024-03-11T10:35:50Z |
|
dc.type |
Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofia - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Educação filosófica |
pt_BR |
dc.subject |
PROF-FILO - Pós-Graduação em Filosofia - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Análise bibliométrica - dissertações PROF-FILO UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de Filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades docentes - Filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente - professores de Filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Mitos africanos |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire |
pt_BR |
dc.subject |
Hermenêutica reicoueiriana |
pt_BR |
dc.subject |
Paul Ricoeur - identidade |
pt_BR |
dc.subject |
Jacques Rancière |
pt_BR |
dc.subject |
Educação para a emancipação |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofia da razão vital |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia e práticas educativas |
pt_BR |
dc.subject |
Sócrates |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo e ensino de Filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Docência e aulas de filosofia |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CARVALHO, Flávio de. |
|
dc.creator |
SILVA, Luciano da. |
|
dc.creator |
RONDON, Roberto. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of Philosophy between epistemological, political and pedagogical problems and discussions. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CARVALHO, Flávio de; SILVA, Luciano da; RONDON, Roberto (organizadores). O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas. Campina Grande: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-279-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35005 |
pt_BR |