DSpace/Manakin Repository

Laboratório de matemática no museu: usos e perspectivas.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O presente livro tem como objetivo observar o efeito do material didático no desenvolvimento de ideias matemáticas trabalhadas na forma de experimentos, num Museu Vivo de Ciência e Tecnologia. Fundamentamos este trabalho em pesquisas de ALMEIDA (1997), PEREIRA (2007) e FALCÃO (2009), que falam sobre o uso dos museus como ambientes que podem propiciar a aprendizagem e também nos fundamentamos em NACARATO (2005), LORENZATO (2006), AGUIAR (1999), TURRIONI (2004), FIORENTINI E MIORIM (1990), dentre outros que exploram o uso de material didático e do laboratório de ensino de matemática em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido na modalidade de pesquisa qualitativa. O trabalho de campo foi realizado no laboratório de matemática em um museu público do Estado da Paraíba, onde trabalhamos com atividades experimentais de matemática e observamos turmas do 6º e 9º ano do ensino fundamental, de várias escolas municipais. Ao pesquisar as concepções de vários autores sobre o tema, identificamos algumas limitações de ordem direta quanto ao uso do material didático, de que não podemos usá-lo em todas as aulas ou conteúdos, e de ordem indireta, como a exigência de um tempo maior de planejamento e elaboração de recursos para a sua utilização em sala de aula. Em relação às possibilidades, destacamos a socialização no trabalho em grupo, de um aluno mais atuante e reflexivo em relação ao ensino-aprendizagem da matemática e uma participação mais ativa na relação professor-aluno. Identificamos que seu uso pode mediar o desenvolvimento de ideias de conteúdos e, ao mesmo tempo, tem também a função de diagnosticar algumas lacunas e dificuldades apresentadas pelo aluno. Ao apresentar situações de ensino nas quais o material didático de manipulação se faz presente, discutiremos como desencadear a formação de ideias matemáticas no educando, tendo o professor como mediador desse processo. Ao observar as diferentes atividades desenvolvidas no museu chegamos à conclusão que é possível ter diferentes concepções de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) em um museu, e que essas concepções dependem da proposta do projeto que se deseja desenvolver no museu e da formação das pessoas que irão atuar no projeto. Um outro resultado observado foi o envolvimento dos alunos na maioria dos experimentos desenvolvidos e em trabalhos de grupos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq Museologia. pt_BR
dc.title Laboratório de matemática no museu: usos e perspectivas. pt_BR
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35007
dc.date.accessioned 2024-03-11T15:17:01Z
dc.date.available 2024-03-11
dc.date.available 2024-03-11T15:17:01Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Laboratório de matemática pt_BR
dc.subject Museu e educação pt_BR
dc.subject Matemática no museu pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Materiais manipuláveis pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Laboratório de ensino de matemática pt_BR
dc.subject Museu Vivo de Ciência e Tecnologia pt_BR
dc.subject Material didático - ensino de matemática pt_BR
dc.subject Recursos didáticos - ensino de matemática pt_BR
dc.subject Math Lab pt_BR
dc.subject Museum and education pt_BR
dc.subject Mathematics in the museum pt_BR
dc.subject Mathematics education pt_BR
dc.subject Manipulable materials pt_BR
dc.subject Teaching mathematics pt_BR
dc.subject Mathematics Teaching Laboratory pt_BR
dc.subject Living Museum of Science and Technology pt_BR
dc.subject Didactic material - mathematics teaching pt_BR
dc.subject Teaching resources - mathematics teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
dc.creator BRITO, Leonardo Lira de.
dc.creator ANDRADE, Silvanio de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Mathematics laboratory at the museum: uses and perspectives. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo (organizadora); BRITO, Leonardo Lira de; ANDRADE, Silvanio de. Laboratório de matemática no museu: usos e perspectivas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-278-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35007 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta