dc.description.resumo |
O presente livro tem como objetivo observar o efeito do material didático no desenvolvimento de ideias matemáticas trabalhadas na forma de experimentos, num Museu Vivo de Ciência e Tecnologia. Fundamentamos este trabalho em pesquisas de ALMEIDA (1997), PEREIRA (2007) e FALCÃO (2009), que falam sobre o uso dos museus como ambientes que podem propiciar a aprendizagem e também nos fundamentamos em NACARATO (2005), LORENZATO (2006), AGUIAR (1999), TURRIONI (2004), FIORENTINI E MIORIM (1990), dentre outros que exploram o uso de material didático e do laboratório de ensino de matemática em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido na modalidade de pesquisa qualitativa. O trabalho de campo foi realizado no laboratório de matemática em um museu público do Estado da Paraíba, onde trabalhamos com atividades experimentais de matemática e observamos turmas do 6º e 9º ano do ensino fundamental, de várias escolas municipais. Ao pesquisar as concepções de vários autores sobre o tema, identificamos algumas limitações de ordem direta quanto ao uso do material didático, de que não podemos usá-lo em todas as aulas ou conteúdos, e de ordem indireta, como a exigência de um tempo maior de planejamento e elaboração de recursos para a sua utilização em sala de aula. Em relação às possibilidades, destacamos a socialização no trabalho em grupo, de um aluno mais atuante e reflexivo em relação ao ensino-aprendizagem da matemática e uma participação mais ativa na relação professor-aluno. Identificamos que seu uso pode mediar o desenvolvimento de ideias de conteúdos e, ao mesmo tempo, tem também a função de diagnosticar algumas lacunas e dificuldades apresentadas pelo aluno. Ao apresentar situações de ensino nas quais o material didático de manipulação se faz presente, discutiremos como desencadear a formação de ideias matemáticas no educando, tendo o professor como mediador desse processo. Ao observar as diferentes atividades desenvolvidas no museu chegamos à conclusão que é possível ter diferentes concepções de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) em um museu, e que essas concepções dependem da proposta do projeto que se deseja desenvolver no museu e da formação das pessoas que irão atuar no projeto. Um outro resultado observado foi o envolvimento dos alunos na maioria dos experimentos desenvolvidos e em trabalhos de grupos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Museologia. |
pt_BR |
dc.title |
Laboratório de matemática no museu: usos e perspectivas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35007 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-11T15:17:01Z |
|
dc.date.available |
2024-03-11 |
|
dc.date.available |
2024-03-11T15:17:01Z |
|
dc.type |
Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Laboratório de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Museu e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática no museu |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Materiais manipuláveis |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Laboratório de ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Museu Vivo de Ciência e Tecnologia |
pt_BR |
dc.subject |
Material didático - ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didáticos - ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Math Lab |
pt_BR |
dc.subject |
Museum and education |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics in the museum |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics education |
pt_BR |
dc.subject |
Manipulable materials |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics Teaching Laboratory |
pt_BR |
dc.subject |
Living Museum of Science and Technology |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic material - mathematics teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching resources - mathematics teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo. |
|
dc.creator |
BRITO, Leonardo Lira de. |
|
dc.creator |
ANDRADE, Silvanio de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Mathematics laboratory at the museum: uses and perspectives. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo (organizadora); BRITO, Leonardo Lira de; ANDRADE, Silvanio de. Laboratório de matemática no museu: usos e perspectivas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-278-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35007 |
pt_BR |