dc.description.resumo |
Este artigo têm por objetivo fazer uma discussão teórico e epistemológica acerca dos discursos colonialistas tecidos sobre os povos indígenas articulando com a fonte fílmica, para verificar as aproximações e distanciamentos em no sentido de repensar a escrita da história dos povos indígenas ancorados pelas contribuições da História Cultural. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica que em interface com cinema nos possibilitam fazer uma revisitação nos lugares de produção sobre estes povos, com base em novas produções historiográficas sobre o tema, nos permitindo assim tecer novos diálogos sobre estes povos a partir dos aportes da interculturalidade. Neste sentido, consideramos também, o aspecto identitário e o caráter de hibrido presente em seu universo cultural. Assim vislumbramos renovar os sentidos da sociedade colonial sobre os povos indígenas juntamente com um olhar arregimentado pela película “Caramuru a Invenção do Brasil”, pois este filme faz uma sátira ao processo de colonização, servindo como um importante referencial para se estudar os povos indígenas, pois elabora um “retrato” atraente sobre a colonização e os povos indígenas, estimulando docentes e discentes a estudos, análises e reflexões sobre a temática. Consideramos também, que a partir da análise fílmica podemos elaborar novas discussões e abordagens sobre estes povos, confeccionando uma visibilidade aos indígenas tendo em vista a preservação de sua cultura, cotidiano, memória. Desta forma procuramos, rever velhos paradigmas e nos propomos a refletir sobre uma ruptura com o tradicional discurso historiográfico e com mitos e estereótipos erigidos a respeito destes povos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
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dc.citation.issue |
2 |
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dc.title |
A reinvenção dos povos indígenas: diálogos interculturais entre o discurso historiográfico e o filme “Caramuru a invenção do Brasil”. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35026 |
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dc.date.accessioned |
2024-03-11T23:57:41Z |
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dc.date.available |
2024-03-11 |
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dc.date.available |
2024-03-11T23:57:41Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Interculturalidade |
pt_BR |
dc.subject |
História cultural |
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dc.subject |
Filme Caramuru a invenção do Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Povos indígenas - colonização |
pt_BR |
dc.subject |
Índios representação fílmica |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema e História |
pt_BR |
dc.subject |
Interculturality |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural history |
pt_BR |
dc.subject |
Film Caramuru the invention of Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous peoples - colonization |
pt_BR |
dc.subject |
Indians film representation |
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dc.subject |
Cinema and History |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CUNHA, Robério Davi Borges. |
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dc.creator |
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
The reinvention of indigenous peoples: intercultural dialogues between historiographical discourse and the film “Caramuru the invention of Brazil”. |
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dc.identifier.citation |
CUNHA, Robério Davi Borges; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. A reinvenção dos povos indígenas: diálogos interculturais entre o discurso historiográfico e o filme “Caramuru a invenção do Brasil”. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 11 - Cultura e Sociedade na América Portuguesa. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35026 |
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