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A reinvenção dos povos indígenas: diálogos interculturais entre o discurso historiográfico e o filme “Caramuru a invenção do Brasil”.

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dc.description.resumo Este artigo têm por objetivo fazer uma discussão teórico e epistemológica acerca dos discursos colonialistas tecidos sobre os povos indígenas articulando com a fonte fílmica, para verificar as aproximações e distanciamentos em no sentido de repensar a escrita da história dos povos indígenas ancorados pelas contribuições da História Cultural. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica que em interface com cinema nos possibilitam fazer uma revisitação nos lugares de produção sobre estes povos, com base em novas produções historiográficas sobre o tema, nos permitindo assim tecer novos diálogos sobre estes povos a partir dos aportes da interculturalidade. Neste sentido, consideramos também, o aspecto identitário e o caráter de hibrido presente em seu universo cultural. Assim vislumbramos renovar os sentidos da sociedade colonial sobre os povos indígenas juntamente com um olhar arregimentado pela película “Caramuru a Invenção do Brasil”, pois este filme faz uma sátira ao processo de colonização, servindo como um importante referencial para se estudar os povos indígenas, pois elabora um “retrato” atraente sobre a colonização e os povos indígenas, estimulando docentes e discentes a estudos, análises e reflexões sobre a temática. Consideramos também, que a partir da análise fílmica podemos elaborar novas discussões e abordagens sobre estes povos, confeccionando uma visibilidade aos indígenas tendo em vista a preservação de sua cultura, cotidiano, memória. Desta forma procuramos, rever velhos paradigmas e nos propomos a refletir sobre uma ruptura com o tradicional discurso historiográfico e com mitos e estereótipos erigidos a respeito destes povos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title A reinvenção dos povos indígenas: diálogos interculturais entre o discurso historiográfico e o filme “Caramuru a invenção do Brasil”. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35026
dc.date.accessioned 2024-03-11T23:57:41Z
dc.date.available 2024-03-11
dc.date.available 2024-03-11T23:57:41Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Interculturalidade pt_BR
dc.subject História cultural pt_BR
dc.subject Filme Caramuru a invenção do Brasil pt_BR
dc.subject Povos indígenas - colonização pt_BR
dc.subject Índios representação fílmica pt_BR
dc.subject Cinema e História pt_BR
dc.subject Interculturality pt_BR
dc.subject Cultural history pt_BR
dc.subject Film Caramuru the invention of Brazil pt_BR
dc.subject Indigenous peoples - colonization pt_BR
dc.subject Indians film representation pt_BR
dc.subject Cinema and History pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CUNHA, Robério Davi Borges.
dc.creator ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The reinvention of indigenous peoples: intercultural dialogues between historiographical discourse and the film “Caramuru the invention of Brazil”. pt_BR
dc.identifier.citation CUNHA, Robério Davi Borges; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. A reinvenção dos povos indígenas: diálogos interculturais entre o discurso historiográfico e o filme “Caramuru a invenção do Brasil”. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 11 - Cultura e Sociedade na América Portuguesa. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35026 pt_BR


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