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As relações de gênero e o ciclo do Recife: a constituição de um cinema nacional (1925-1926).

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dc.description.resumo A consolidação do cinema nacional, a partir da década de 1920, se deu com a constituição de diversos movimentos regionais, dos quais, destaco o Ciclo do Recife. Movimento esse que se inicia enquanto inspiração das narrativas norteamericanas e francesas, mas que buscou aos poucos moldar técnicas de montagem dos ditames hollywoodianos à realidade regional e que pode ser considerado, segundo FIGUEIRÔA (2000), o mais marcante dos ciclos brasileiros, pela ousadia e inovação de cerca de 30 jovens que de 1923 a 1931, produziram treze longas-metragens. Até que ponto o contexto feminino local, no determinado momento histórico, é refletido na produção fílmica de sua época? Considerando conceitos teóricos de Gênero e análise historiográfica, objetivo analisar o conteúdo das ditas obras cinematográficas a fim de identificar de que maneira o cinema atende aos reflexos culturais das comunidades a que se destina e representa. A escolha das obras fílmicas de Gentil Roiz: Aitaré da Praia (1925) e Ari Severo: A filha do advogado (1926) para abordagem teóricomedotológica, não se deu de forma aleatória. O ciclo do Recife surgiu no momento em que grande parte das películas exibidas eram americanas, de romance e aventura, caso que influenciou diretamente na produção dos filmes pernambucanos, e ambos, apesar das diferenças quanto à aproximação que realizam com a realidade local, são identificados pela presença de fortes personagens femininos. Em foco, relações de gênero que o cinema pode vir a apresentar, e a forma como este meio pode ou não modificar modelos estereotipados dos papéis exercidos por homens e mulheres em determinada sociedade, considerando que o produto de um artefato fílmico, como é caracterizado por FERRO (1992), não é criado de forma isolada; ele faz parte de um tempo, um lugar, e de uma série de indivíduos que participam dessa produção, que produz rivalidades, conflitos, e lutas de influência. Busco em meio a estes registros de um cinema ficcional, elementos que constituam espaços identificadores da realidade feminina local, que se entrelacem a lugares de memória, partindo do pressuposto de compreensões que pensem o filme de ficção como testemu de um tempo, do ambiente social que o produziu e o recebeu, relacionando análise fílmica e o entrelaçamento da história das mulheres e o cinema; tomando-se o filme enquanto uma produção impulsionada por padrões contemporâneos à sua composição e sua função na criação de modelos de sociabilidades. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title As relações de gênero e o ciclo do Recife: a constituição de um cinema nacional (1925-1926). pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35042
dc.date.accessioned 2024-03-12T21:16:29Z
dc.date.available 2024-03-12
dc.date.available 2024-03-12T21:16:29Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Cinema nacional pt_BR
dc.subject Ciclo do Recife - cinema pt_BR
dc.subject Feminino - produção fílmica - representação pt_BR
dc.subject Mulheres e cinema brasileiro - ciclo do Recife pt_BR
dc.subject História das mulheres e cinema pt_BR
dc.subject Aitaré da Praia - cinema - Gentil Roiz pt_BR
dc.subject Gentil Roiz - Aitaré da Praia - filme pt_BR
dc.subject Ari Severo - A filha do advogado - filme pt_BR
dc.subject lha do advogado - cinema - Ari Severo pt_BR
dc.subject Pernambuco - Cinema pt_BR
dc.subject História e cinema pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject National cinema pt_BR
dc.subject Recife Cycle - cinema pt_BR
dc.subject Female - film production - representation pt_BR
dc.subject Women and Brazilian cinema - Recife cycle pt_BR
dc.subject Women's history and cinema pt_BR
dc.subject Aitaré da Praia - cinema - Gentil Roiz pt_BR
dc.subject Gentil Roiz - Aitaré da Praia - film pt_BR
dc.subject Ari Severo - The lawyer's daughter - film pt_BR
dc.subject lawyer's daughter - cinema - Ari Severo pt_BR
dc.subject Pernambuco - Cinema pt_BR
dc.subject History and cinema pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Jéssika Évelyn Leitão.
dc.creator GOMES, Alberon de Lemos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Gender relations and the Recife cycle: the constitution of a national cinema (1925-1926). pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Jéssika Évelyn Leitão; GOMES, Alberon de Lemos. As relações de gênero e o ciclo do Recife: a constituição de um cinema nacional (1925-1926). In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 12 - Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35042 pt_BR


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