DSpace/Manakin Repository

Ela não é de ninguém: o prelúdio da bossa inventando formas de beleza e amar.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este texto é parte da pesquisa PIBIC (2010/2011) “Ouvindo músicas, tecendo sujeitos e contando historias” que buscou compreender e refletir sobre o universo musical dos alunos da Escola E.E.F.M. Professor José Soares de Carvalho localizada em Guarabira- PB. Assim, neste artigo propomos discutir e problematizar um texto musical, cuja melodia e poesia diferem do que é, comumente, escutado pelos alunos da escola mencionada. Porém apresenta uma temática freqüente no universo musical destes, ao falar de corpo, beleza e amor. Na nossa pesquisa, tratamos a música enquanto documento (LE GOFF, 1994), recurso metodológico (BITTENCOURT, 2004) e artefato lúdico (SCHILLER apud CAMPOS, 2002), que pode possibilitar e/ou estabelecer canais de comunicação entre a cultura juvenil e o conhecimento histórico. Neste sentido, percebemos a partir de uma investigação os temas recorrentes no repertório dos alunos escutados por nós. A partir destes dados procuramos pensar conteúdos de ensino, usando a música como eixo norteador. Entendemos que esta perspectiva busca motivar o alunado para o estudo de História enquanto um componente curricular, e ao mesmo tempo operacionalizar experiências de ensino que mobilizem os seus interesses e promovam uma reflexão dentro de uma problemática maior, marcada pelas discussões póscríticas que contestam as narrativas hegemônicas. Estas questões nós levam a pensar no que a História-conhecimento pode contribuir para formação de cidadãos e cidadãs críticos reflexivos. Desta forma, escolhemos a temática do “corpo feminino” para tentar compreender algumas representações de beleza construídas ao longo dos últimos 60 anos, em torno da figura da mulher. Partindo desta perspectiva, a música que selecionamos para discutir neste artigo tem como título “Teresa da Praia”, um samba composto por Tom Jobim e Billy Blanco em 195 4. Neste breve estudo pretendemos perceber as mudanças e permanências presentes no discurso sobre a beleza feminina a partir do olhar masculino, considerando os contextos histórico-culturais em que esta música foi constituída. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizamos fontes orais (alunos do ensino médio) e pesquisadores como Mary Del Priore, DenizeBernuzzi Sant'Anna e Michel Foucault, para esclarecer subjetividades inerentes a este tema. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Ela não é de ninguém: o prelúdio da bossa inventando formas de beleza e amar. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35043
dc.date.accessioned 2024-03-12T21:17:08Z
dc.date.available 2024-03-12T21:17:08Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Bossa nova pt_BR
dc.subject Corpo feminino e música pt_BR
dc.subject Música e corpo pt_BR
dc.subject Beleza feminina - anos 60 - música pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Escola Estadual Professor José Soares de Carvalho - Guarabira - PB pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Teresa da Praia - música - Tom Jobim e Billy Branco pt_BR
dc.subject Female body and music pt_BR
dc.subject Music and body pt_BR
dc.subject Female beauty - 60s - music pt_BR
dc.subject Music pt_BR
dc.subject Professor José Soares de Carvalho State School - Guarabira - PB pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Teresa da Praia - music - Tom Jobim and Billy Branco pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Jorilene Barros da Silva.
dc.creator NUNES, Mariângela Vasconcelos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative She belongs to no one: the prelude to bossa, inventing forms of beauty and love. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Jorilene Barros da Silva; NUNES, Mariângela Vasconcelos. Ela não é de ninguém: o prelúdio da bossa inventando formas de beleza e amar. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 12 - Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35043 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta