dc.description.resumo |
Si VV. Exmas quiserem ficar bellas , risonhas e deliciosas Usem a afamada Agua da Belleza. As manchas do rosto, vulgarmente conhecidas por pannos, as espinhas, os cravos que tanto enfeiam a pele, desaparecem como por encanto com o emprego da Água da Belleza (propaganda anunciada pela revista Fon-fon em 16 de julho de 1910). A partir do inicio do século XX, em muitas sociedades caracterizam-se por mudanças ocorridas nos campos sociais, políticos e econômicos. O presente artigo tem como objetivo analisar as mudanças e continuidades do papel da mulher com base na imprensa no ano de 1910. A partir desse período com o progresso da indústria gráfica, as revistas começaram a aprimorar seu aspecto visual com o desenvolvimento industrial ocorreu um maior aperfeiçoamento da publicidade destacam-se então os anúncios de cosméticos, moda e produtos pessoais. Destacando desse modo os produtos de embelezamento como maior impulsionador da imprensa feminina sabendo que as mulheres utilizavam desses cosméticos para o seu bem-estar. Neste momento encontra-se uma busca por um ideal de corpo feminino que submete a mulher a um novo padrão de beleza. Utilizando como base a revista Fon –fon, periódico que circulou na primeira metade do século XX, pode-se analisar o registro da vida sócio-cultural do Brasil durante a Belle Époque e em especial verificarmos a mudança na vida social das mulheres. A partir das propagandas dessa revista é perceptível que os conselhos de beleza apostavam na necessidade de ser bela da cabeça aos pés, em todas as horas do dia e em todas as idades. Esse corpo que a partir desse momento torna-se moldado por uma imprensa que anuncia produtos de cosméticos que definem e mantêm uma beleza que é vista como ideal para a mulher. |
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dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
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dc.citation.issue |
2 |
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dc.title |
“Para ser bella e dominante”: as práticas das mulheres no início do século XX. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35062 |
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dc.date.accessioned |
2024-03-13T21:21:58Z |
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dc.date.available |
2024-03-13 |
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dc.date.available |
2024-03-13T21:21:58Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Mulheres - beleza |
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dc.subject |
Beleza feminina |
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dc.subject |
Revistas e beleza feminina |
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dc.subject |
Mídia e beleza feminina 1910 |
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dc.subject |
Anúncios de beleza |
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dc.subject |
Cosméticos de beleza - anos 1910 |
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dc.subject |
Corpo feminino |
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dc.subject |
Women - beauty |
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dc.subject |
Female beauty |
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dc.subject |
Magazines and female beauty |
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dc.subject |
Media and female beauty 1910 |
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dc.subject |
Beauty Ads |
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dc.subject |
Beauty cosmetics - 1910s |
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dc.subject |
Feminine body |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
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dc.creator |
DANTAS, Helaine Cristina. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
“To be beautiful and dominant”: women’s practices at the beginning of the 20th century. |
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dc.identifier.citation |
DANTAS, Helaine Cristina. “Para ser bella e dominante”: as práticas das mulheres no início do século XX. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 12 - Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35062 |
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