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“Para ser bella e dominante”: as práticas das mulheres no início do século XX.

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dc.description.resumo Si VV. Exmas quiserem ficar bellas , risonhas e deliciosas Usem a afamada Agua da Belleza. As manchas do rosto, vulgarmente conhecidas por pannos, as espinhas, os cravos que tanto enfeiam a pele, desaparecem como por encanto com o emprego da Água da Belleza (propaganda anunciada pela revista Fon-fon em 16 de julho de 1910). A partir do inicio do século XX, em muitas sociedades caracterizam-se por mudanças ocorridas nos campos sociais, políticos e econômicos. O presente artigo tem como objetivo analisar as mudanças e continuidades do papel da mulher com base na imprensa no ano de 1910. A partir desse período com o progresso da indústria gráfica, as revistas começaram a aprimorar seu aspecto visual com o desenvolvimento industrial ocorreu um maior aperfeiçoamento da publicidade destacam-se então os anúncios de cosméticos, moda e produtos pessoais. Destacando desse modo os produtos de embelezamento como maior impulsionador da imprensa feminina sabendo que as mulheres utilizavam desses cosméticos para o seu bem-estar. Neste momento encontra-se uma busca por um ideal de corpo feminino que submete a mulher a um novo padrão de beleza. Utilizando como base a revista Fon –fon, periódico que circulou na primeira metade do século XX, pode-se analisar o registro da vida sócio-cultural do Brasil durante a Belle Époque e em especial verificarmos a mudança na vida social das mulheres. A partir das propagandas dessa revista é perceptível que os conselhos de beleza apostavam na necessidade de ser bela da cabeça aos pés, em todas as horas do dia e em todas as idades. Esse corpo que a partir desse momento torna-se moldado por uma imprensa que anuncia produtos de cosméticos que definem e mantêm uma beleza que é vista como ideal para a mulher. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title “Para ser bella e dominante”: as práticas das mulheres no início do século XX. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35062
dc.date.accessioned 2024-03-13T21:21:58Z
dc.date.available 2024-03-13
dc.date.available 2024-03-13T21:21:58Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Mulheres - beleza pt_BR
dc.subject Beleza feminina pt_BR
dc.subject Revistas e beleza feminina pt_BR
dc.subject Mídia e beleza feminina 1910 pt_BR
dc.subject Anúncios de beleza pt_BR
dc.subject Cosméticos de beleza - anos 1910 pt_BR
dc.subject Corpo feminino pt_BR
dc.subject Women - beauty pt_BR
dc.subject Female beauty pt_BR
dc.subject Magazines and female beauty pt_BR
dc.subject Media and female beauty 1910 pt_BR
dc.subject Beauty Ads pt_BR
dc.subject Beauty cosmetics - 1910s pt_BR
dc.subject Feminine body pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Helaine Cristina.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “To be beautiful and dominant”: women’s practices at the beginning of the 20th century. pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Helaine Cristina. “Para ser bella e dominante”: as práticas das mulheres no início do século XX. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 12 - Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35062 pt_BR


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