dc.description.resumo |
Na vivência em sala de aula com o componente curricular de História, nos deparamos com conteúdos acerca da História do Brasil e menções aos povos indígenas. Por vezes, os estudantes que cumpriram etapas anteriores do Ensino Fundamental, Médio e até mesmo da Educação Superior chegam, ao final de seu percurso pedagógico, com ideias estereotipadas sobre os povos indígenas, ao ponto até mesmo de desconhecerem o fato de que existem terras indígenas demarcadas no Estado da Paraíba, inclusive, em municípios próximos de João Pessoa. Por essa razão, percebemos que aprender sobre os povos indígenas é mais do que apenas ler um texto sobre eles: é visitar o seu território, é observar suas práticas e vivências culturais in loco, é conhece-los para respeitá-los. Nesse sentido, as aulas de campo ou visitas a aldeias indígenas se revestem como uma espécie de ferramenta pedagógica capaz de colocar em contato a realidade dos estudantes com os remanescentes dos povos originários de nossa terra. Desse modo, este trabalho apresenta-se com o objetivo de relatar experiências de visitas de estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Superior à aldeia indígena São Francisco, situada em Bahia da Traição-PB, nos meses de maio e novembro de 2018. Dessa maneira, busca-se tecer um relato comparativo entre os dois momentos, realizados pela mesma docente, em que, através da metodologia da observação participante, foram tratadas questões de natureza histórica e reflexões acerca do respeito e alteridade em relação aos povos originários do Brasil, bem como desmistificar elementos relativos à cultura e outros aspectos relacionados aos povos indígenas. Ao final das experiências vivenciadas, percebeu-se que os estudantes, ao desenvolverem seus relatórios e atividades pedidas após a visita, constituíram para si uma imagem do que é ser índio no Brasil, nos dias atuais, ressaltando elementos como as dificuldades e preconceitos que esses povos ainda enfrentam. Assim, pela temática trabalhada, observa-se que este escrito adequa-se ao grupo de trabalho “Os povos indígenas na História do Brasil: uma perspectiva para o uso de fontes no Ensino e na Pesquisa Histórica”, ressaltando que, a partir de uma experiência de ensino de História relacionada aos povos indígenas foi possível propor esta pesquisa calcada nos relatos de experiência. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
“Com meu bodoque eu sacudo a flecha, com a minha flecha vou atirar”: relatos de experiência de visitas pedagógicas à aldeia indígena São Francisco-Baía da Traição-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35078 |
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dc.date.accessioned |
2024-03-14T18:37:01Z |
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dc.date.available |
2024-03-14 |
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dc.date.available |
2024-03-14T18:37:01Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Visitas pedagógicas a aldeias indígenas |
pt_BR |
dc.subject |
Aldeia Indígena São Francisco - Baía da Traição-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Indígenas - Baía da Traição - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Paraíba - indígenas da Baía da Traição |
pt_BR |
dc.subject |
Terras indígenas - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Território indígena - visita |
pt_BR |
dc.subject |
Observação participante |
pt_BR |
dc.subject |
Povos originários - alteridade |
pt_BR |
dc.subject |
Povos indígenas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História - visita a aldeia indígena |
pt_BR |
dc.subject |
Índios - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical visits to indigenous villages |
pt_BR |
dc.subject |
São Francisco Indigenous Village - Baía da Traição-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous people - Baía da Traição - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Paraíba - indigenous people of Baía da Traição |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous lands - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous territory - visit |
pt_BR |
dc.subject |
Participant observation |
pt_BR |
dc.subject |
Original peoples - otherness |
pt_BR |
dc.subject |
Indian people |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History - visit to the indigenous village |
pt_BR |
dc.subject |
Indians - Paraíba |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Juliana Barros de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“With my bodoque I shake the arrow, with my arrow I will shoot”: experience reports of pedagogical visits to the indigenous village São Francisco-Baía da Traição-PB. |
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dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Juliana Barros de. “Com meu bodoque eu sacudo a flecha, com a minha flecha vou atirar”: relatos de experiência de visitas pedagógicas à aldeia indígena São Francisco-Baía da Traição-PB. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 02 - Os povos indígenas na História do Brasil: uma Perspectiva para o uso de Fontes no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 56-66. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35078 |
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