dc.description.resumo |
As experiências de escolarização indígena em terras brasileiras datam do início da colonização portuguesa. De lá para cá, o objetivo do Estado tem se voltado para um mesmo projeto: converter os indígenas em fiéis da Igreja, a fim de que expandissem a fé cristã e torná-los aptos ao trabalho próprio da civilização. No sentido em que a história tradicional sempre mostrou os povos indígenas como indivíduos brutos e selvagens, faz-se necessário buscar conhecer qual é a visão dos índios sobre sua própria história. Assim o trabalho em questão trata das primeiras análises feitas pelos projetos O Ensino de História no contexto da Educação Escolar Indígena Potiguara da Paraíba-PB, produto de uma tese de doutorado em andamento pelo programa de Pós-Graduação em História da UFG e de pesquisas realizadas pelo Grupo Abaiara – Estudos Indígenas da Paraíba/UFPB. Com ações direcionadas nas escolas indígenas potiguara, da Baía da Traição/PB, a pesquisa teve como objetivo identificar como tem se efetivado a relação dos estudantes Potiguara com o Ensino de História e como eles narram e representam aquela que eles aprenderam e conhecem como sendo a história da sua comunidade. Para isso, além do levantamento bibliográfico e documental a respeito das legislações federal e estadual sobre o sistema de ensino básico, foram também aplicados questionários junto aos alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Akajutibiró, como forma de identificar a percepção que os alunos têm de sua história. Um dos pontos chaves do questionário foi a solicitação de que os alunos se representassem em forma de desenho, e os resultados têm mostrado que, ao contrário do que muito se pensa, os alunos indígenas têm sim consciência de sua pertença e de sua própria história. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Comunicação oral “eu aprendo sobre assuntos antigos”: o que aprendem os estudantes potiguara nas aulas de história? |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35079 |
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dc.date.accessioned |
2024-03-14T18:48:56Z |
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dc.date.available |
2024-03-14 |
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dc.date.available |
2024-03-14T18:48:56Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Educação Escolar Indígena Potiguara - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Escolarização indígena |
pt_BR |
dc.subject |
História indígena - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Visão indígena sobre sua história |
pt_BR |
dc.subject |
Baía da Traição - PB - escolas indígenas |
pt_BR |
dc.subject |
Auto representação indígena - desenhos |
pt_BR |
dc.subject |
Representação por desenhos |
pt_BR |
dc.subject |
Pertencimento indígena - estudantes potiguara |
pt_BR |
dc.subject |
Grupo Abaiara - Estudos Indígenas da Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Potiguara Indigenous School Education - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous schooling |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous history - Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous view of their history |
pt_BR |
dc.subject |
Baía da Traição - PB - indigenous schools |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous self-representation - drawings |
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dc.subject |
Representation by drawings |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous belonging - Potiguara students |
pt_BR |
dc.subject |
Abaiara Group - Indigenous Studies of Paraíba |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Vânia Cristina da. |
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dc.creator |
BORGES, Cláudia Cristina do Lago. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Oral communication “I learn about old subjects”: what do Potiguara students learn in history classes? |
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dc.identifier.citation |
SILVA,Vânia Cristina da; BORGES, Cláudia Cristina do Lago. Comunicação oral “eu aprendo sobre assuntos antigos”: o que aprendem os estudantes potiguara nas aulas de história? In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 02 - Os povos indígenas na História do Brasil: uma Perspectiva para o uso de Fontes no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 44-55. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35079 |
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