DSpace/Manakin Repository

Comunicação oral “eu aprendo sobre assuntos antigos”: o que aprendem os estudantes potiguara nas aulas de história?

Mostrar registro simples

dc.description.resumo As experiências de escolarização indígena em terras brasileiras datam do início da colonização portuguesa. De lá para cá, o objetivo do Estado tem se voltado para um mesmo projeto: converter os indígenas em fiéis da Igreja, a fim de que expandissem a fé cristã e torná-los aptos ao trabalho próprio da civilização. No sentido em que a história tradicional sempre mostrou os povos indígenas como indivíduos brutos e selvagens, faz-se necessário buscar conhecer qual é a visão dos índios sobre sua própria história. Assim o trabalho em questão trata das primeiras análises feitas pelos projetos O Ensino de História no contexto da Educação Escolar Indígena Potiguara da Paraíba-PB, produto de uma tese de doutorado em andamento pelo programa de Pós-Graduação em História da UFG e de pesquisas realizadas pelo Grupo Abaiara – Estudos Indígenas da Paraíba/UFPB. Com ações direcionadas nas escolas indígenas potiguara, da Baía da Traição/PB, a pesquisa teve como objetivo identificar como tem se efetivado a relação dos estudantes Potiguara com o Ensino de História e como eles narram e representam aquela que eles aprenderam e conhecem como sendo a história da sua comunidade. Para isso, além do levantamento bibliográfico e documental a respeito das legislações federal e estadual sobre o sistema de ensino básico, foram também aplicados questionários junto aos alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Akajutibiró, como forma de identificar a percepção que os alunos têm de sua história. Um dos pontos chaves do questionário foi a solicitação de que os alunos se representassem em forma de desenho, e os resultados têm mostrado que, ao contrário do que muito se pensa, os alunos indígenas têm sim consciência de sua pertença e de sua própria história. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title Comunicação oral “eu aprendo sobre assuntos antigos”: o que aprendem os estudantes potiguara nas aulas de história? pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35079
dc.date.accessioned 2024-03-14T18:48:56Z
dc.date.available 2024-03-14
dc.date.available 2024-03-14T18:48:56Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação Escolar Indígena Potiguara - Paraíba pt_BR
dc.subject Escolarização indígena pt_BR
dc.subject História indígena - Brasil pt_BR
dc.subject Visão indígena sobre sua história pt_BR
dc.subject Baía da Traição - PB - escolas indígenas pt_BR
dc.subject Auto representação indígena - desenhos pt_BR
dc.subject Representação por desenhos pt_BR
dc.subject Pertencimento indígena - estudantes potiguara pt_BR
dc.subject Grupo Abaiara - Estudos Indígenas da Paraíba pt_BR
dc.subject Potiguara Indigenous School Education - Paraíba pt_BR
dc.subject Indigenous schooling pt_BR
dc.subject Indigenous history - Brazil pt_BR
dc.subject Indigenous view of their history pt_BR
dc.subject Baía da Traição - PB - indigenous schools pt_BR
dc.subject Indigenous self-representation - drawings pt_BR
dc.subject Representation by drawings pt_BR
dc.subject Indigenous belonging - Potiguara students pt_BR
dc.subject Abaiara Group - Indigenous Studies of Paraíba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Vânia Cristina da.
dc.creator BORGES, Cláudia Cristina do Lago.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Oral communication “I learn about old subjects”: what do Potiguara students learn in history classes? pt_BR
dc.identifier.citation SILVA,Vânia Cristina da; BORGES, Cláudia Cristina do Lago. Comunicação oral “eu aprendo sobre assuntos antigos”: o que aprendem os estudantes potiguara nas aulas de história? In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 02 - Os povos indígenas na História do Brasil: uma Perspectiva para o uso de Fontes no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 44-55. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35079 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta