dc.description.resumo |
A história da educação indígena no Brasil está pautada na condição de dependência e domínio por parte do ideal colonizador, primeiro pelas ordens religiosas, depois pela tutela do Estado. O fato é que os povos indígenas, por terem sido considerados incapazes e portadores de uma ingenuidade infantil, foram submetidos, por séculos, às políticas educacionais baseadas nos padrões cristãos e civilizatórios. O Estado, por sua vez, como responsável pela execução das políticas indigenistas no modelo atual, tem suas raízes há pouco mais de um século, com o advento da República, que extraiu das missões religiosas a responsabilidade de operar as atividades administrativa e econômica entre os grupos indígenas aldeados que não as de ordem meramente cristianizadoras. Na então recente República, essas políticas estavam associadas ao projeto de progresso e nacionalismo em voga no início do século XX, tendo alcançando seu auge na Era Vargas. Nessa realidade, o discurso tutelar se voltava para a expansão territorial e para a formação de mão de obra indígena, visando transformar esses povos em trabalhadores rurais incumbidos do dever de contribuir com o crescimento da nação. Tendo em vista a necessidade de se manter o controle sobre tais populações e seus territórios, o governo criou em 1910 o Serviço de Proteção aos Índios - SPI, sob o discurso de proteção dos povos indígenas, atuando, porém, como um sistema de controle, domínio e modelagem desses povos aos padrões de civilização postos à época. Inserto nesse contexto, o presente trabalho buscou, por meio da análise da legislação do SPI, abordar e discutir a política educacional do órgão de tutela implementada na primeira metde do século XX, especificamente entre os anos de 1910 a 1945, a fim de compreender como se desenhava o projeto educacional que se entendia parte do processo de transformação do índio em trabalhador rural. Da realização da pesquisa, ficou evidente, o caráter assimilacionista e civilizatório de que estava imbuída a proposta de escolarização dos indígenas, servindo como um poderoso instrumento de homogeneização desses grupos em detrimento de suas particularidades culturais e de memória. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
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dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Pôster educar para civilizar: o projeto educacional indigenista na legislação do SPI (1910-1945). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35080 |
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dc.date.accessioned |
2024-03-14T18:49:43Z |
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dc.date.available |
2024-03-14 |
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dc.date.available |
2024-03-14T18:49:43Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Serviço de Proteção ao Índio - SPI |
pt_BR |
dc.subject |
SPI - Serviço de Proteção ao Índio |
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dc.subject |
Projeto educacional indigenista 1910-1945 |
pt_BR |
dc.subject |
História da educação indígena no Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas indigenistas - Brasil |
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dc.subject |
Indian Protection Service - SPI |
pt_BR |
dc.subject |
SPI - Indian Protection Service |
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dc.subject |
Indigenous educational project 1910-1945 |
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dc.subject |
History of indigenous education in Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous policies - Brazil |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Dárcya Jeanne Silva de. |
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dc.creator |
BORGES, Cláudia Cristina do Lago. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
Poster to educate to civilize: the indigenous educational project in the SPI legislation (1910-1945). |
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dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Dárcya Jeanne Silva de; BORGES, Cláudia Cristina do Lago. Pôster educar para civilizar: o projeto educacional indigenista na legislação do SPI (1910-1945). In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 02 - Os povos indígenas na História do Brasil: uma Perspectiva para o uso de Fontes no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 67-73. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35080 |
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