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Pôster educar para civilizar: o projeto educacional indigenista na legislação do SPI (1910-1945).

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dc.description.resumo A história da educação indígena no Brasil está pautada na condição de dependência e domínio por parte do ideal colonizador, primeiro pelas ordens religiosas, depois pela tutela do Estado. O fato é que os povos indígenas, por terem sido considerados incapazes e portadores de uma ingenuidade infantil, foram submetidos, por séculos, às políticas educacionais baseadas nos padrões cristãos e civilizatórios. O Estado, por sua vez, como responsável pela execução das políticas indigenistas no modelo atual, tem suas raízes há pouco mais de um século, com o advento da República, que extraiu das missões religiosas a responsabilidade de operar as atividades administrativa e econômica entre os grupos indígenas aldeados que não as de ordem meramente cristianizadoras. Na então recente República, essas políticas estavam associadas ao projeto de progresso e nacionalismo em voga no início do século XX, tendo alcançando seu auge na Era Vargas. Nessa realidade, o discurso tutelar se voltava para a expansão territorial e para a formação de mão de obra indígena, visando transformar esses povos em trabalhadores rurais incumbidos do dever de contribuir com o crescimento da nação. Tendo em vista a necessidade de se manter o controle sobre tais populações e seus territórios, o governo criou em 1910 o Serviço de Proteção aos Índios - SPI, sob o discurso de proteção dos povos indígenas, atuando, porém, como um sistema de controle, domínio e modelagem desses povos aos padrões de civilização postos à época. Inserto nesse contexto, o presente trabalho buscou, por meio da análise da legislação do SPI, abordar e discutir a política educacional do órgão de tutela implementada na primeira metde do século XX, especificamente entre os anos de 1910 a 1945, a fim de compreender como se desenhava o projeto educacional que se entendia parte do processo de transformação do índio em trabalhador rural. Da realização da pesquisa, ficou evidente, o caráter assimilacionista e civilizatório de que estava imbuída a proposta de escolarização dos indígenas, servindo como um poderoso instrumento de homogeneização desses grupos em detrimento de suas particularidades culturais e de memória. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title Pôster educar para civilizar: o projeto educacional indigenista na legislação do SPI (1910-1945). pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35080
dc.date.accessioned 2024-03-14T18:49:43Z
dc.date.available 2024-03-14
dc.date.available 2024-03-14T18:49:43Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Serviço de Proteção ao Índio - SPI pt_BR
dc.subject SPI - Serviço de Proteção ao Índio pt_BR
dc.subject Projeto educacional indigenista 1910-1945 pt_BR
dc.subject História da educação indígena no Brasil pt_BR
dc.subject Políticas indigenistas - Brasil pt_BR
dc.subject Indian Protection Service - SPI pt_BR
dc.subject SPI - Indian Protection Service pt_BR
dc.subject Indigenous educational project 1910-1945 pt_BR
dc.subject History of indigenous education in Brazil pt_BR
dc.subject Indigenous policies - Brazil pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Dárcya Jeanne Silva de.
dc.creator BORGES, Cláudia Cristina do Lago.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Poster to educate to civilize: the indigenous educational project in the SPI legislation (1910-1945). pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Dárcya Jeanne Silva de; BORGES, Cláudia Cristina do Lago. Pôster educar para civilizar: o projeto educacional indigenista na legislação do SPI (1910-1945). In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 02 - Os povos indígenas na História do Brasil: uma Perspectiva para o uso de Fontes no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 67-73. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35080 pt_BR


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