dc.creator.ID |
MORAES, A. G. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARANHA, Gervácio Batista. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARANHA, G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MONTENEGRO, Jose Benjamim. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MONTENEGRO, J. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
VASCONCELOS, Sandra Maria Costa Lia Fook. |
|
dc.contributor.referee2ID |
VASCONCELOS, S. M. C. L. F. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objetivo principal repensar o ensino de história do Brasil através da relação polifônica e dialógica entre o livro didático e o texto literário. Nesta condição, essa proposta interdisciplinar procura facilitar o ensino e a aprendizagem sobre certas experiências dos habitantes do Rio de Janeiro do século XIX, mas procurando enfatizar o período oitocentista. Nesse sentido, tomamos como referencial teórico algumas das ideias do linguista russo Mikhail Bakhtin. Utilizamos para isso três conceitos desse estudioso para articular o texto literário e o livro didático no ensino de história do Brasil: a polifonia, o dialogismo e a carnavalização. Um texto polifônico consiste em um texto que transitam várias vozes dos “outros” de uma determinada época em que ele foi elaborado, e o dialogismo, por sua vez, se caracteriza pelo sentido que essas várias vozes passam a apresentar durante a receptividade dos seus leitores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística. |
pt_BR |
dc.title |
Texto literário e livro didático: a relação polifônica entre fronteiras no ensino de História no Brasil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35083 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-14T21:15:59Z |
|
dc.date.available |
2024-03-14 |
|
dc.date.available |
2024-03-14T21:15:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Relação polifônica |
pt_BR |
dc.subject |
O Alienista - Machado de Assis |
pt_BR |
dc.subject |
Loucura - Machado de Assis |
pt_BR |
dc.subject |
História e Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Texto literário |
pt_BR |
dc.subject |
Texto polifônico |
pt_BR |
dc.subject |
História das Cavernas ao Terceiro Milênio - Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Mikhail Bakhtin - polifonia |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogismo - Mikhail Bakhtin |
pt_BR |
dc.subject |
Polifonia - Mikhail Bakhtin |
pt_BR |
dc.subject |
Carnavalização - Mikhail Bakhtin |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Polyphonic relationship |
pt_BR |
dc.subject |
The Alienist - Machado de Assis |
pt_BR |
dc.subject |
Madness - Machado de Assis |
pt_BR |
dc.subject |
History and Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Literary text |
pt_BR |
dc.subject |
Polyphonic text |
pt_BR |
dc.subject |
History of Caves to the Third Millennium - Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Mikhail Bakhtin - polyphony |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogism - Mikhail Bakhtin |
pt_BR |
dc.subject |
Polyphony - Mikhail Bakhtin |
pt_BR |
dc.subject |
Carnivalization - Mikhail Bakhtin |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MORAES, Ádamo Guedes Santos de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Literary text and textbook: the polyphonic relationship between borders in History teaching in Brazil. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MORAES, Ádamo Guedes Santos de. Texto literário e livro didático: a relação polifônica entre fronteiras no ensino de História no Brasil. 2003. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura Plena em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2003. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35083 |
pt_BR |