DSpace/Manakin Repository

Texto literário e livro didático: a relação polifônica entre fronteiras no ensino de História no Brasil.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MORAES, A. G. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARANHA, Gervácio Batista.
dc.contributor.advisor1ID ARANHA, G. B. pt_BR
dc.contributor.referee1 MONTENEGRO, Jose Benjamim.
dc.contributor.referee1ID MONTENEGRO, J. B. pt_BR
dc.contributor.referee2 VASCONCELOS, Sandra Maria Costa Lia Fook.
dc.contributor.referee2ID VASCONCELOS, S. M. C. L. F. pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo principal repensar o ensino de história do Brasil através da relação polifônica e dialógica entre o livro didático e o texto literário. Nesta condição, essa proposta interdisciplinar procura facilitar o ensino e a aprendizagem sobre certas experiências dos habitantes do Rio de Janeiro do século XIX, mas procurando enfatizar o período oitocentista. Nesse sentido, tomamos como referencial teórico algumas das ideias do linguista russo Mikhail Bakhtin. Utilizamos para isso três conceitos desse estudioso para articular o texto literário e o livro didático no ensino de história do Brasil: a polifonia, o dialogismo e a carnavalização. Um texto polifônico consiste em um texto que transitam várias vozes dos “outros” de uma determinada época em que ele foi elaborado, e o dialogismo, por sua vez, se caracteriza pelo sentido que essas várias vozes passam a apresentar durante a receptividade dos seus leitores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística. pt_BR
dc.title Texto literário e livro didático: a relação polifônica entre fronteiras no ensino de História no Brasil. pt_BR
dc.date.issued 2003
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35083
dc.date.accessioned 2024-03-14T21:15:59Z
dc.date.available 2024-03-14
dc.date.available 2024-03-14T21:15:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Relação polifônica pt_BR
dc.subject O Alienista - Machado de Assis pt_BR
dc.subject Loucura - Machado de Assis pt_BR
dc.subject História e Literatura pt_BR
dc.subject Texto literário pt_BR
dc.subject Texto polifônico pt_BR
dc.subject História das Cavernas ao Terceiro Milênio - Livro didático pt_BR
dc.subject Mikhail Bakhtin - polifonia pt_BR
dc.subject Dialogismo - Mikhail Bakhtin pt_BR
dc.subject Polifonia - Mikhail Bakhtin pt_BR
dc.subject Carnavalização - Mikhail Bakhtin pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Polyphonic relationship pt_BR
dc.subject The Alienist - Machado de Assis pt_BR
dc.subject Madness - Machado de Assis pt_BR
dc.subject History and Literature pt_BR
dc.subject Literary text pt_BR
dc.subject Polyphonic text pt_BR
dc.subject History of Caves to the Third Millennium - Textbook pt_BR
dc.subject Mikhail Bakhtin - polyphony pt_BR
dc.subject Dialogism - Mikhail Bakhtin pt_BR
dc.subject Polyphony - Mikhail Bakhtin pt_BR
dc.subject Carnivalization - Mikhail Bakhtin pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MORAES, Ádamo Guedes Santos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literary text and textbook: the polyphonic relationship between borders in History teaching in Brazil. pt_BR
dc.identifier.citation MORAES, Ádamo Guedes Santos de. Texto literário e livro didático: a relação polifônica entre fronteiras no ensino de História no Brasil. 2003. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura Plena em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2003. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35083 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta