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De pais de santos a capoeiras: a exclusão pela via educativa.

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dc.creator.ID CRUZ, F. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Luciano Mendoza de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, L. M. pt_BR
dc.contributor.referee1 MONTENEGRO, Jose Benjamim.
dc.contributor.referee1ID MONTENEGRO, J. B. pt_BR
dc.contributor.referee2 FREITAS, Maria Liege.
dc.contributor.referee2ID FREITAS, M. L. pt_BR
dc.description.resumo A ideia de fazer esta monografia sobre culturas afro-brasileiras no livro didático de historia me veio a cabeça a partir da observação de que, muitas pessoas próximas a min e que tem algumas dessas culturas como partes constituintes e fundamentais do seu cotidiano, não terem conhecimento sobre a historia de sua própria realidade. O conhecimento sobre a historia dessas praticas culturais, de que fazem parte grande parcela da população brasileira, gente de todas as idades e cores, que tem nessas praticas culturais um lugar de criação de subjetividades próprias, foi e e ainda negado a essas pessoas e as demais, pela via educacional, auxiliado pelo seu instrumento de apoio e de propagação do “verdadeiro conhecimento”, que e o livro didático. A partir desse aspecto me proponho a mostrar que o ensino de historia nos níveis Fundamental e Médio, através do seu objeto propagador de “verdades cientificas” que e o livro didático, contribuiu para a exclusão sócio-racial através do tradicionalismo e/ou omissão quanto a abordagens sobre praticas culturais, popularmente identificadas como “coisa de negro” e consequentemente inferiores, assim como eram consideradas e identificadas no seculo XIX e parte do seculo XX pelo código penal brasileiro como prova de vadiagem as pessoas identificadas como “capoeira”, ou fossem pegos praticando a capoeira em praça publica. Como a maioria dos seus praticantes era da etnia “negra”, foi fácil estabelecer tal associação e consagra-la em nossa sociedade de moral “branca”. No entanto, desfaze-la nunca foi a preocupação dos autores que escreveram a historia nos livros didáticos, nem antes nem agora, mesmo com toda influencia e ascensão de novas tendencias teórico-metodológicas na historiografia, como as leituras da historia das mentalidades, culturalistas, pós-estruturalistas, etc. A escrita de nossas culturas nas paginas dos livros didáticos de historia ainda não contribui para nos incluirmos nessa constatação de nossas realidades. O ensino de historia refocilou velhos laços de separação racial através dos seus modos de enfatizar a cultura, onde mitos e discriminações são reforçados ou então apenas deixados a segundo piano, pela ausência ou pela abordagem como apenas expressões artísticas. O trabalho esta estruturado em três capítulos. No primeiro faço uma discussão teórica respeito do conceito de cultura que irei abordar durante toda a construção desta monografia. Paralelamente a isto, vejo as consequências que algumas visões que predominaram na historia sobre o que e cultura, qual a sua conceituação verdadeira, trouxeram para se construírem algumas imagens sobre as culturas afro- brasileiras que ainda existem na nossa sociedade e que foram transmitidas aos livros didáticos de forma implícita. No segundo, faço uma trajetória histórica da educação desde um momento antes do golpe de 64 ate o final do seculo XX, tendo sempre como foco o motivo da não enfatização das culturas afro-brasileiras nos livros didáticos. Para se fazer essa analise, tive que obrigatoriamente recorrer a uma analise de nossa conjuntura politica e social como ponto de partida. E no terceiro, analiso agora a escrita que as culturas afro-brasileiras começavam a se fazer observar nos livros didáticos desde o inicio do seculo XXI. Aqui não estabeleço uma analise aleatória, faço-a através de uma proposta governamental para a renovação da educação em todas as suas disciplinas. Logicamente me concentrei em buscar na parte destinada a historia, as propostas para se trabalhar com a cultura. Essas recomendações do Ministério da Educação estão armazenadas nos PCNs, Parâmetros Curriculares Nacionais. Neste capitulo faço uma comparação entre os materiais didáticos que enfatizam as culturas afro- brasileiras, escritos já no seculo XXI, como também entre estes um livro da década de 90, que também trata do assunto. Aqui a comparação se da em termos do questionamento de que se tenha ocorrido um avanço no trato de tais culturas, apos as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de renovaçao e melhoria do ensino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title De pais de santos a capoeiras: a exclusão pela via educativa. pt_BR
dc.date.issued 2003-03
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35085
dc.date.accessioned 2024-03-14T21:36:04Z
dc.date.available 2024-03-14
dc.date.available 2024-03-14T21:36:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Livro didático - cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Exclusão sócio-racial - educação pt_BR
dc.subject Práticas culturais afro-brasileiras pt_BR
dc.subject Preconceito racial pt_BR
dc.subject Capoeira - cultura negra pt_BR
dc.subject Negros - exclusão educacional pt_BR
dc.subject Parâmetros Curriculares Nacionais pt_BR
dc.subject Currículo e cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian culture pt_BR
dc.subject Textbook - Afro-Brazilian culture pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Socio-racial exclusion - education pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian cultural practices pt_BR
dc.subject Racial prejudice pt_BR
dc.subject Capoeira - black culture pt_BR
dc.subject Blacks - educational exclusion pt_BR
dc.subject National Curriculum Parameters pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian curriculum and culture pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CRUZ, Francisco Samuel Sales.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From pais de santos to capoeiras: exclusion through education. pt_BR
dc.identifier.citation CRUZ, Francisco Samuel Sales. De pais de santos a capoeiras: a exclusão pela via educativa. 2003. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35085 pt_BR


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