dc.creator.ID |
SANTOS, M. J. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8042886706127812 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AGRA DO Ó, Alarcon. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AGRA DO Ó, A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5782896152231308 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DONATO, Eronides Câmara. |
|
dc.contributor.referee1ID |
DONATO, E. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CAVALCANTI, Silede Leila de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CAVALCANTI, S. L. O. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A motivação para escrever esse trabalho vem de uma inquietação que tenho atualmente e diz respeito ao lugar de inquestionabilidade que o saber científico atingiu a partir do século XIX no ocidente. A oportunidade de discutir tal questão surgiu da elaboração de um trabalho sobre as práticas populares de cura no começo do século XX. Na ocasião comecei a me perguntar porque o que é científico, provado, testado, medido e pesado é atualmente considerado mais correto do que outros tipos de conhecimentos, os quais supriram as carências e deram sentido à vida dos homens e mulheres que viveram antes da emergência da medicina moderna. A proposta é observar como os livros didáticos de história criam um sentido para as experiências das pessoas que viveram naquela época informados ou comprometidos com um tipo específico de conhecimento, o qual através da narrativa dos mesmos vai ser legitimado e justificado, que seria o saber científico ou normativo. Ou seja, como elaboram uma narrativa para o referido período partindo da escolha de lelo através das informações e princípios científicos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Ciência, cultura e subjetividade: as representações instituídas pelos livros didáticos para os saberes normativo e cultural. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2003-03 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35096 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-15T21:14:36Z |
|
dc.date.available |
2024-03-15 |
|
dc.date.available |
2024-03-15T21:14:36Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de História |
pt_BR |
dc.subject |
Representações de saberes culturais e normativo - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Saber normativo - escola moderna |
pt_BR |
dc.subject |
Saber científico - livro didático de História |
pt_BR |
dc.subject |
Ideais científicos - livro didático de História |
pt_BR |
dc.subject |
Ciência e livros didáticos de História |
pt_BR |
dc.subject |
Educação normativa |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History - textbook |
pt_BR |
dc.subject |
History textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Representations of cultural and normative knowledge - textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Normative knowledge - modern school |
pt_BR |
dc.subject |
Scientific knowledge - History textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Scientific ideals - History textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Science and History textbooks |
pt_BR |
dc.subject |
Normative education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Maria José Bezerra dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Science, culture and subjectivity: the representations established by textbooks for normative and cultural knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Maria José Bezerra dos. Ciência, cultura e subjetividade: as representações instituídas pelos livros didáticos para os saberes normativo e cultural. 2003. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2003. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35096 |
pt_BR |