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Ciência, cultura e subjetividade: as representações instituídas pelos livros didáticos para os saberes normativo e cultural.

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dc.creator.ID SANTOS, M. J. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8042886706127812 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AGRA DO Ó, Alarcon.
dc.contributor.advisor1ID AGRA DO Ó, A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5782896152231308 pt_BR
dc.contributor.referee1 DONATO, Eronides Câmara.
dc.contributor.referee1ID DONATO, E. C. pt_BR
dc.contributor.referee2 CAVALCANTI, Silede Leila de Oliveira.
dc.contributor.referee2ID CAVALCANTI, S. L. O. pt_BR
dc.description.resumo A motivação para escrever esse trabalho vem de uma inquietação que tenho atualmente e diz respeito ao lugar de inquestionabilidade que o saber científico atingiu a partir do século XIX no ocidente. A oportunidade de discutir tal questão surgiu da elaboração de um trabalho sobre as práticas populares de cura no começo do século XX. Na ocasião comecei a me perguntar porque o que é científico, provado, testado, medido e pesado é atualmente considerado mais correto do que outros tipos de conhecimentos, os quais supriram as carências e deram sentido à vida dos homens e mulheres que viveram antes da emergência da medicina moderna. A proposta é observar como os livros didáticos de história criam um sentido para as experiências das pessoas que viveram naquela época informados ou comprometidos com um tipo específico de conhecimento, o qual através da narrativa dos mesmos vai ser legitimado e justificado, que seria o saber científico ou normativo. Ou seja, como elaboram uma narrativa para o referido período partindo da escolha de le­lo através das informações e princípios científicos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Ciência, cultura e subjetividade: as representações instituídas pelos livros didáticos para os saberes normativo e cultural. pt_BR
dc.date.issued 2003-03
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35096
dc.date.accessioned 2024-03-15T21:14:36Z
dc.date.available 2024-03-15
dc.date.available 2024-03-15T21:14:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de História - livro didático pt_BR
dc.subject Livro didático de História pt_BR
dc.subject Representações de saberes culturais e normativo - livro didático pt_BR
dc.subject Saber normativo - escola moderna pt_BR
dc.subject Saber científico - livro didático de História pt_BR
dc.subject Ideais científicos - livro didático de História pt_BR
dc.subject Ciência e livros didáticos de História pt_BR
dc.subject Educação normativa pt_BR
dc.subject Teaching History - textbook pt_BR
dc.subject History textbook pt_BR
dc.subject Representations of cultural and normative knowledge - textbook pt_BR
dc.subject Normative knowledge - modern school pt_BR
dc.subject Scientific knowledge - History textbook pt_BR
dc.subject Scientific ideals - History textbook pt_BR
dc.subject Science and History textbooks pt_BR
dc.subject Normative education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Maria José Bezerra dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Science, culture and subjectivity: the representations established by textbooks for normative and cultural knowledge. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Maria José Bezerra dos. Ciência, cultura e subjetividade: as representações instituídas pelos livros didáticos para os saberes normativo e cultural. 2003. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2003. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35096 pt_BR


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