DSpace/Manakin Repository

Explorando as relações entre os aspectos de novidades musicais e as preferências pelos ouvintes.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RAMOS, A. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1502807510776087 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ANDRADE, Nazareno Ferreira de.
dc.contributor.advisor1ID ANDRADE, N. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2729979018100977 pt_BR
dc.contributor.referee1 LOPES, Raquel Vigolvino.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Fabrício Benevenuto de.
dc.description.resumo Abuscapornovidadesmusicais,sejamelasmúsicas,álbunsouartistas,éumaspectocentral no hábito das pessoas quando se trata de música. E esta procura aumentou principalmente porcausadagrandequantidadedemúsicadisponívelecomfácilacessoproporcionadopelo avanço de tecnologias como Last.FM, Spotify, Youtube, Itunes, entre outros. Porém, devido a esta grande disponibilidade, nem sempre é fácil a descoberta de novidades que sejam relevantes. Para resolver este problema, muitos esforços foram elaborados. O presente trabalho tenta expandir estes esforços tratando a novidade de maneira multidimensional, de acordo com dois aspectos: familiaridade (o quanto o ouvinte conhece outras músicas/ artistas similares à novidade) e popularidade (o quão essa música / artista é conhecida pelos ouvintes em geral). Esta visão multidimensional da novidade é uma visão mais rica e pode aperfeiçoar ferramentas que dão suporte a descoberta de novidades para ouvintes, como sistemas de recomendação, sites, fóruns, etc. Desta maneira analisamos as preferências dos ouvintes por artistas com novidade (artistas que nunca foram escutados anteriormente pelo ouvinte) baseadas nestes dois aspectos. Para isso foi estudado os hábitos de escuta dos usuários do Last.FM, rede social musical que registra o que os usuários escutam. Os resultados sugerem que não existe uma preferência geral dos ouvintes po ralguma specto das novidades. Os ouvintes tendem a formar grupos baseados nas preferências pelos aspectos das novidades. Estes resultados sugerem um tratamento específico para estes grupos de ouvintes, como um sistema de recomendação que leve em conta estas preferências. Outro estudo realizado neste trabalho compara as preferências dos ouvintes pelos aspectos tanto dos artistas com novidade quanto dos artistas já conhecidos. Este estudo apontou que as preferências dos ouvintes para estes dois âmbitos são diferentes, onde os ouvintes tendem a formar grupos baseados nestas diferentes preferências. Este resultado implica que o âmbito das novidades e o âmbito do que já se conhece não deve ser tratado da mesma maneira. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação. pt_BR
dc.title Explorando as relações entre os aspectos de novidades musicais e as preferências pelos ouvintes. pt_BR
dc.date.issued 2014-09-05
dc.description.abstract The search for new music, e.g. songs tracks, albums or artists, is a central aspect in the people’s listening habit. And this pursuit increased because of the large amount of available music and the easy access provided by the advance of technologies like Last.FM, Sportify, Youtube, Itunes. However, due to this high music availability, it is not always easy to discover relevant novelties. This study attempts to expand the studies about music novelties by investigating how the music preferences of listeners are affected by two different aspects of novel artists: familiarity (how much the listener knows other artists similar to the novelty) and popularity (how this artist is known by listeners in general). The study supports this multidimensional view of novelty, which is a richer view and it enables the improvement of tools that support the discovery of music novelties for listeners, as recommender systems, websites,forums,etc. WecollectedandanalyzedhistoricaldatafromLast.fmusers,apopular online music discovery service. The results suggest that there is not a general preference for some aspect of novelty. Listeners tend to form groups based on the preferences for the novelty aspects. These results suggest a specific treatment for these groups of listeners, e.g., a recommendation system considering these preferences. Another study performed compares the listeners preferences by aspects of both novelty artists and artists already known. This study showed that the listeners preferences for these two spheres are different, where listeners tend to form groups based on these different preferences. This result implies that the scope of novelty and the scope of what is already known should not be treated the same way. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/350
dc.date.accessioned 2018-04-09T19:37:26Z
dc.date.available 2018-04-09
dc.date.available 2018-04-09T19:37:26Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Recuperação da Informação Musical pt_BR
dc.subject Novidades Musicais pt_BR
dc.subject Ouvintes - preferencias musicais pt_BR
dc.subject Música - sistema de recomendação pt_BR
dc.subject Hábitos de escura - músicas pt_BR
dc.subject Plataformas musicais pt_BR
dc.subject Music Information Retrieval pt_BR
dc.subject Récupération de l'information musicale pt_BR
dc.subject Recuperación de la Información Musical pt_BR
dc.subject Music - recommendation system pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RAMOS, Andryw Marques.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Exploring the relationships between aspects of musical novelties and the preferences of listeners. pt_BR
dc.title.alternative 探索音乐新奇方面与听众偏好之间的关系。 pt_BR
dc.title.alternative Explorer les relations entre les aspects des nouveautés musicales et les préférences des auditeurs. pt_BR
dc.title.alternative Explorando las relaciones entre los aspectos de novedades musicales y las preferencias por los oyentes. pt_BR
dc.identifier.citation RAMOs, Andryw Marques. Explorando as relações entre os aspectos de novidades musicais e as preferências pelos ouvintes. 2014. 88f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/350 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta