dc.creator.ID |
PINTO, M. M. S. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DONATO, Eronides Câmara. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DONATO, E. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FERREIRA, José Luiz. |
|
dc.contributor.referee1ID |
FERREIRA, J. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
NASCIMENTO, Célio Q. do |
|
dc.contributor.referee2ID |
NASCIMENTO, C. Q. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A transformação pela qual vem passando o mundo globalizado onde a capacidade
de processar e selecionar informações, a criatividade, a iniciativa, os novos conceitos a
respeito de identidade, diferenças e interação social constituem matérias primas para
diferenciar os indivíduos em sociedade, na qual a educação e convocada para expressar
um novo tipo de estudo, no qual sejam consolidados valores éticos e democráticos.
A formação educacional deve estar voltada para atender o mercado de trabalho, a
flexibilidade, competitividade com élica e com o preparo do novo cidadão. Faz-se
então
necessário uma reavaliação metodológica da pratica educacional, principalmente no
campo da historia, uma vez que novos discursos tem surgido nesta área de ensino.
Neste trabalho especificamente, tenho como objetivo falar sobre diferenças,
alteridade e inclusão, temas estes em total evidencia dentro da instabilidade discursiva pela
qual passa o mundo e, por conseguinte, a educação.
O estudo que fiz sobre estes temas, ainda que limitado, foi de extrema importância
para minha vida, não só pessoal como também para minha vida de educadora. E como
fundamentação teórica, eu utilizei as varias leituras que fiz durante o curso.
No capitulo I, farei uma reflexão da minha vida acadêmica nesta instituição e suas
contribuições para a minha formação como professora.
No capitulo II, apresento uma reflexão teórica a partir dos textos: “O nome dos
outros. Narrando alteridade a cultura e educação”, “Incluir para excluir” e as três aulas
dadas por Foucault no College de France, em 19751. Finalmente, no capitulo III, falo sobre a flgura do “trombadinha” como um outro
que representa um malestar
na modemidade. Escolhi este tema porque e um assunto que
me incomoda bastante e que as leituras feitas durante o curso, embora tenham aflorado
bastante, não conseguiram mudar o meu modo de pensar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Reflexão sobre a abordagem do outro representado com a aparência do eu. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2004-04-23 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35100 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-15T21:51:50Z |
|
dc.date.available |
2024-03-15 |
|
dc.date.available |
2024-03-15T21:51:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Alteridade e diferenças |
pt_BR |
dc.subject |
Trombadinha |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Diferenças |
pt_BR |
dc.subject |
Foucault - aulas no Collège de France 1975 |
pt_BR |
dc.subject |
Otherness and differences |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Differences |
pt_BR |
dc.subject |
Foucault - classes at the Collège de France 1975 |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PINTO, Maria das Montanhas da Silva Carvalho. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reflection on the approach of the other represented with the appearance of the self. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PINTO, Maria das Montanhas da Silva Carvalho. Reflexão sobre a abordagem do outro representado com a aparência do eu. 2004. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35100 |
pt_BR |