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Reflexão sobre a abordagem do outro representado com a aparência do eu.

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dc.creator.ID PINTO, M. M. S. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1 DONATO, Eronides Câmara.
dc.contributor.advisor1ID DONATO, E. C. pt_BR
dc.contributor.referee1 FERREIRA, José Luiz.
dc.contributor.referee1ID FERREIRA, J. L. pt_BR
dc.contributor.referee2 NASCIMENTO, Célio Q. do
dc.contributor.referee2ID NASCIMENTO, C. Q. pt_BR
dc.description.resumo A transformação pela qual vem passando o mundo globalizado onde a capacidade de processar e selecionar informações, a criatividade, a iniciativa, os novos conceitos a respeito de identidade, diferenças e interação social constituem matérias primas para diferenciar os indivíduos em sociedade, na qual a educação e convocada para expressar um novo tipo de estudo, no qual sejam consolidados valores éticos e democráticos. A formação educacional deve estar voltada para atender o mercado de trabalho, a flexibilidade, competitividade com élica e com o preparo do novo cidadão. Faz-se então necessário uma reavaliação metodológica da pratica educacional, principalmente no campo da historia, uma vez que novos discursos tem surgido nesta área de ensino. Neste trabalho especificamente, tenho como objetivo falar sobre diferenças, alteridade e inclusão, temas estes em total evidencia dentro da instabilidade discursiva pela qual passa o mundo e, por conseguinte, a educação. O estudo que fiz sobre estes temas, ainda que limitado, foi de extrema importância para minha vida, não só pessoal como também para minha vida de educadora. E como fundamentação teórica, eu utilizei as varias leituras que fiz durante o curso. No capitulo I, farei uma reflexão da minha vida acadêmica nesta instituição e suas contribuições para a minha formação como professora. No capitulo II, apresento uma reflexão teórica a partir dos textos: “O nome dos outros. Narrando alteridade a cultura e educação”, “Incluir para excluir” e as três aulas dadas por Foucault no College de France, em 19751. Finalmente, no capitulo III, falo sobre a flgura do “trombadinha” como um outro que representa um malestar na modemidade. Escolhi este tema porque e um assunto que me incomoda bastante e que as leituras feitas durante o curso, embora tenham aflorado bastante, não conseguiram mudar o meu modo de pensar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Reflexão sobre a abordagem do outro representado com a aparência do eu. pt_BR
dc.date.issued 2004-04-23
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35100
dc.date.accessioned 2024-03-15T21:51:50Z
dc.date.available 2024-03-15
dc.date.available 2024-03-15T21:51:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Alteridade e diferenças pt_BR
dc.subject Trombadinha pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Diferenças pt_BR
dc.subject Foucault - aulas no Collège de France 1975 pt_BR
dc.subject Otherness and differences pt_BR
dc.subject Inclusion pt_BR
dc.subject Differences pt_BR
dc.subject Foucault - classes at the Collège de France 1975 pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PINTO, Maria das Montanhas da Silva Carvalho.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reflection on the approach of the other represented with the appearance of the self. pt_BR
dc.identifier.citation PINTO, Maria das Montanhas da Silva Carvalho. Reflexão sobre a abordagem do outro representado com a aparência do eu. 2004. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35100 pt_BR


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