dc.creator.ID |
SILVA, J. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MELO, Antônio Antunes de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MELO, A. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9650800811103103 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Norma Maria de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LIMA, N. M. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ABREU, Amanda Kelle Fernandes de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ABREU, A. K. F. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Na contemporaneidade, a formação e o desenvolvimento profissional dos professores
tem sido objeto de estudo e debates de muitos pesquisadores que se propõem a investigar o
campo da educação, e nestes, estão incluídas a formação e atuação dos professores da
Educação de Jovens e Adultos – EJA especialmente por considerar que esta é uma
modalidade de ensino que está inserida na Lei de Diretrizes e Bases para a Educação, e busca
atender as pessoas que não tiveram acesso à educação básica na idade apropriada, permitindo
assim, recuperar o tempo perdido no campo da educação formal e na preparação para exercer
sua cidadania plena. A presente pesquisa tem o propósito de levantar discussões e reflexões a
cerca de concepções teóricas que propõem uma ressignificação do fazer pedagógico, pois
acreditamos que a formação do professor é de suma importância na reinserção do aluno no
sistema formal de ensino. Nesse sentido, nosso objetivo é conhecer a prática dos professores
da Educação de Jovens e Adultos-EJA e seu currículo para reconhecer os entraves e
possibilidades inerentes a essa modalidade de ensino, de forma especial relacionados à
formação inicial e continuada de professores da rede municipal de Camalaú-PB. A
metodologia utilizada foi do tipo descritivo-analítico com abordagem qualitativa, através de
técnica de pesquisa de campo, especificamente de levantamento de dados com utilização
instrumental em forma de questionário. Utilizou-se como amostragem 100% dos 05
professores da EJA. Diante dos resultados da pesquisa pude-se perceber a deficiência das
práticas de ensino desenvolvidas pelos professores da Educação de Jovens e Adultos. Nesse
contexto, nenhum desses profissionais possui formação específica para essa modalidade, além
do mais, a desorganização e inadequação do currículo destinado a Educação de Jovens e
Adultos apresenta-se fragmentado e descontextualizado da realidade dos alunos, causando
desmotivação e consequentemente descontinuidade nos estudos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A formação e a prática da Educação de Jovens e Adultos numa perspectiva de economia solidária no município de Camalaú-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
In contemporary times, the training and professional development of teachers has been
the object of study and debates by many researchers who propose to investigate the field of
education, and these include the training and performance of teachers in Youth and Adult
Education – EJA especially considering that this is a teaching modality that is included in the
Law of Guidelines and Bases for Education, and seeks to serve people who did not have
access to basic education at the appropriate age, thus allowing them to make up for lost time
in the field of education formal education and in preparation for exercising full citizenship.
This research aims to raise discussions and reflections on theoretical concepts that propose a
new meaning of pedagogical practice, as we believe that teacher training is of paramount
importance in the student's reinsertion into the formal education system. In this sense, our
objective is to understand the practice of Youth and Adult Education-EJA teachers and their
curriculum to recognize the obstacles and possibilities inherent to this teaching modality,
especially related to the initial and continued training of teachers in the municipal network of
Camalaú-PB. The methodology used was descriptive-analytical with a qualitative approach,
through field research techniques, specifically data collection using instrumental use in the
form of a questionnaire. 100% of the 05 EJA teachers were used as a sample. Given the
research results, it was possible to perceive the deficiency in the teaching practices developed
by Youth and Adult Education teachers. In this context, none of these professionals have
specific training for this modality, moreover, the disorganization and inadequacy of the
curriculum aimed at Youth and Adult Education appears fragmented and out of context from
the students' reality, causing demotivation and consequently discontinuity in studies. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35101 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-15T22:28:15Z |
|
dc.date.available |
2024-03-15 |
|
dc.date.available |
2024-03-15T22:28:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Camalaú-PB - Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Economia solidária |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Perspectivas e desafios - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Camalaú-PB - Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Solidarity economy |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing training |
pt_BR |
dc.subject |
Perspectives and challenges - EJA |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Janete Rodrigues da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The formation and practice of Youth and Adult Education from a solidarity economy perspective in the municipality of Camalaú-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Janete Rodrigues da. A formação e a prática da Educação de Jovens e Adultos numa perspectiva de economia solidária no município de Camalaú-PB. 2017. 40f. (Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande – Sumé - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35101 |
pt_BR |