DSpace/Manakin Repository

A formação e a prática da Educação de Jovens e Adultos numa perspectiva de economia solidária no município de Camalaú-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MELO, Antônio Antunes de.
dc.contributor.advisor1ID MELO, A. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9650800811103103 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Norma Maria de Oliveira.
dc.contributor.referee1ID LIMA, N. M. O. pt_BR
dc.contributor.referee2 ABREU, Amanda Kelle Fernandes de.
dc.contributor.referee2ID ABREU, A. K. F. pt_BR
dc.description.resumo Na contemporaneidade, a formação e o desenvolvimento profissional dos professores tem sido objeto de estudo e debates de muitos pesquisadores que se propõem a investigar o campo da educação, e nestes, estão incluídas a formação e atuação dos professores da Educação de Jovens e Adultos – EJA especialmente por considerar que esta é uma modalidade de ensino que está inserida na Lei de Diretrizes e Bases para a Educação, e busca atender as pessoas que não tiveram acesso à educação básica na idade apropriada, permitindo assim, recuperar o tempo perdido no campo da educação formal e na preparação para exercer sua cidadania plena. A presente pesquisa tem o propósito de levantar discussões e reflexões a cerca de concepções teóricas que propõem uma ressignificação do fazer pedagógico, pois acreditamos que a formação do professor é de suma importância na reinserção do aluno no sistema formal de ensino. Nesse sentido, nosso objetivo é conhecer a prática dos professores da Educação de Jovens e Adultos-EJA e seu currículo para reconhecer os entraves e possibilidades inerentes a essa modalidade de ensino, de forma especial relacionados à formação inicial e continuada de professores da rede municipal de Camalaú-PB. A metodologia utilizada foi do tipo descritivo-analítico com abordagem qualitativa, através de técnica de pesquisa de campo, especificamente de levantamento de dados com utilização instrumental em forma de questionário. Utilizou-se como amostragem 100% dos 05 professores da EJA. Diante dos resultados da pesquisa pude-se perceber a deficiência das práticas de ensino desenvolvidas pelos professores da Educação de Jovens e Adultos. Nesse contexto, nenhum desses profissionais possui formação específica para essa modalidade, além do mais, a desorganização e inadequação do currículo destinado a Educação de Jovens e Adultos apresenta-se fragmentado e descontextualizado da realidade dos alunos, causando desmotivação e consequentemente descontinuidade nos estudos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A formação e a prática da Educação de Jovens e Adultos numa perspectiva de economia solidária no município de Camalaú-PB. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract In contemporary times, the training and professional development of teachers has been the object of study and debates by many researchers who propose to investigate the field of education, and these include the training and performance of teachers in Youth and Adult Education – EJA especially considering that this is a teaching modality that is included in the Law of Guidelines and Bases for Education, and seeks to serve people who did not have access to basic education at the appropriate age, thus allowing them to make up for lost time in the field of education formal education and in preparation for exercising full citizenship. This research aims to raise discussions and reflections on theoretical concepts that propose a new meaning of pedagogical practice, as we believe that teacher training is of paramount importance in the student's reinsertion into the formal education system. In this sense, our objective is to understand the practice of Youth and Adult Education-EJA teachers and their curriculum to recognize the obstacles and possibilities inherent to this teaching modality, especially related to the initial and continued training of teachers in the municipal network of Camalaú-PB. The methodology used was descriptive-analytical with a qualitative approach, through field research techniques, specifically data collection using instrumental use in the form of a questionnaire. 100% of the 05 EJA teachers were used as a sample. Given the research results, it was possible to perceive the deficiency in the teaching practices developed by Youth and Adult Education teachers. In this context, none of these professionals have specific training for this modality, moreover, the disorganization and inadequacy of the curriculum aimed at Youth and Adult Education appears fragmented and out of context from the students' reality, causing demotivation and consequently discontinuity in studies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35101
dc.date.accessioned 2024-03-15T22:28:15Z
dc.date.available 2024-03-15
dc.date.available 2024-03-15T22:28:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Camalaú-PB - Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Economia solidária pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Perspectivas e desafios - EJA pt_BR
dc.subject Camalaú-PB - Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Solidarity economy pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Continuing training pt_BR
dc.subject Perspectives and challenges - EJA pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Janete Rodrigues da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The formation and practice of Youth and Adult Education from a solidarity economy perspective in the municipality of Camalaú-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Janete Rodrigues da. A formação e a prática da Educação de Jovens e Adultos numa perspectiva de economia solidária no município de Camalaú-PB. 2017. 40f. (Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande – Sumé - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35101 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta