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O calçadão da gameleira: uma leitura crítica à luz dos conceitos Decesare Brandi.

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dc.description.resumo Percebe-se no Brasil, ainda a forte presença das correntes do restauro estilístico difundidos no séc. XIX. Uma tendência ao passadismo que busca recriar a feição original, ou até mesmo resgatar um estado da edificação que pode nunca ter existido, visando um determinado estilo ou tempo histórico. Essas ações são muitas vezes legitimadas pelos próprios órgãos de preservação de bens culturais. Além disso, ainda dentro destas práticas, desde os anos 1990, existe uma tendência a recuperação de áreas centrais degradadas e o anseio por conjuntos arquitetônicos formais homogêneos, e ao resgate de um significado de identidade cultural que visa o desenvolvimento turístico. Nesta tentativa, observa-se, ainda, um movimento que se prolifera na cidade contemporânea: a criação de falsos cenários históricos na paisagem urbana. Em Rio Branco/AC esse fenômeno pode ser observado na "reabilitação" da primeira rua da cidade, a antiga Rua Abunã, atual Rua Senador Eduardo Assmar, rebatizada como "Calçadão da Gameleira" após a obra inaugurada em 2002. Nesta intervenção observa-se uma característica peculiar ao revivalismo de estilos arquitetônicos de épocas passadas: a construção de fachadas com linguagem arquitetônica que tenta rememorar ao Art Déco dos anos 1940, mas que não tem parentesco algum com qualquer estilo ou qualquer vestígio de um passado arquitetônico na cidade, onde, em algumas edificações, ainda existe a fachada original sobreposta com a fachada cenográfica construída. Curiosamente, este conjunto (re)construído encontra-se em processo de tombamento, configurando um atentado a memória coletiva da cidade. A teoria da restauração de Cesare Brandi, ao ser aplicada às obras de arte, surge como um contraponto a esse tipo de intervenção de construção desses cenários por ele denominados de "falso histórico". O presente artigo pretende fazer uma leitura crítica dessa intervenção no Calçadão da Gameleira baseada nos principais conceitos do teórico Cesare Brandi. Não se pretende aqui, no entanto, esgotar seus conceitos, e sim, fazer uma breve abordagem das suas principais premissas nas intervenções de restauro a luz de basear a interpretação do objeto empírico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Arquitetura. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title O calçadão da gameleira: uma leitura crítica à luz dos conceitos Decesare Brandi. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35111
dc.date.accessioned 2024-03-18T18:54:40Z
dc.date.available 2024-03-18
dc.date.available 2024-03-18T18:54:40Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Calçadão da Gameleira - Rio Branco - AC pt_BR
dc.subject Rio Branco - AC - memória arquitetônica pt_BR
dc.subject Arquitetura e Histórica pt_BR
dc.subject Edificações como fonte histórica pt_BR
dc.subject Cesare Brandi pt_BR
dc.subject Gameleira Boardwalk - Rio Branco - AC pt_BR
dc.subject Rio Branco - AC - architectural memory pt_BR
dc.subject Architecture and History pt_BR
dc.subject Buildings as a historical source pt_BR
dc.subject Cesare Brandi pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Pedro Augusto de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The gameleira boardwalk: a critical reading in light of Decesare Brandi concepts. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Pedro Augusto de. O calçadão da gameleira: uma leitura crítica à luz dos conceitos Decesare Brandi. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 04 - Arquitetura da Cidade e sua Documentação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 211-225. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35111 pt_BR


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