dc.creator.ID |
ARAÚJO, F. J. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1068960876240447 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AGRA DO Ó, Alarcon. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AGRA DO Ó, A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5782896152231308 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente relatório é produto, no sentido formal, de uma das 3(três) avaliações
no percurso do semestre de 2001.2 da Disciplina Prática de Ensino da História de
Ensino Fundamental e Médio. Mas é também um texto do qual relata minha experiência
no Estágio Supervisionado, que se apresentou de forma contraditória: por um lado
tinha-se a ansiedade de executar a prática pedagógica e as experiências acumuladas ao
longo do curso de licenciatura em História, por outro, deparamo-nos com uma escola
extremamente desfavorecida de recursos, dispondo praticamente da lousa e giz para
suas atividades pedagógicas. Dessa maneira, a configuração das aulas é de
características bastante tradicionais e conservadoras, sendo professor o agente do saber
e o aluno passivo receptor. Isso, no meu entender, foi repassado através da apatia dos
alunos na disciplina de história, que, direta ou indiretamente, tonificou a frustração ante
os limites impostos pelas condições material e humana para melhor realização do
trabalho da prática de ensino. Quero ressaltar antes, que não se trata de um trabalho de pesquisa, no sentido
estrito do termo, é, assim entendo, um esbouço acerca da experiência vivenciada por
mim no término do curso trazendo a discurssão sobre gênero, no comportamento dos
alunos em de sala de aula da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ana
Ferreira da Costa, localizada no município de Riacho de Santo Antônio à 70 Km de
Campina Grande. Aqui tentarei tecer o perfil da identidade masculina, no bojo do estudo de
gênero, observando o comportamento dos alunos no decorrer das aulas, por mim
ministradas do Estágio Supervisionado dessa disciplina. A escolha desse colégio se deu
pelo fato de já exercer meu trabalho como professor. Assim, a observação não é advinda
puramente de minha experiência adquirida no decorrer desse estágio. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
Gênero e sexualidade: fragmentos de identidade masculina no contexto da sala de aula do estágio da prática de ensino. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35117 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-18T21:25:17Z |
|
dc.date.available |
2024-03-18 |
|
dc.date.available |
2024-03-18T21:25:17Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero e sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Relatório de estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade masculina |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Gender and sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised internship report |
pt_BR |
dc.subject |
Masculine identity |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Gender study |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Fabrício José Pimenta de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Gender and sexuality: fragments of masculine identity in the context of the teaching practice internship classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Fabrício José Pimenta de. Gênero e sexualidade: fragmentos de identidade masculina no contexto da sala de aula do estágio da prática de ensino. 2002. 72f. (Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35117 |
pt_BR |