dc.creator.ID |
SILVA, S. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DONATO, Eronides Câmara. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DONATO, E. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AGRA DO Ó, Alarcon. |
|
dc.contributor.referee1ID |
AGRA DO Ó, A |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5782896152231308 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Durante os anos de aprendizado no campo do saber
historico1, desenvolvem os algumas leituras nas disciplinas, do
Departamento de Educação2, que nos gerou alguns questionamentos
acerca da utilização do livro didático em sala de aula. E, neste final de
curso nos propomos apensar as leituras utilizadas nas disciplinas de
educação pensando em fazer da pratica de ensino um espaço de
experimentação do exercício profissional e como momento reflexivo.
Isto se deu, entre outros temas, nas leituras dos livros didáticos,
discutindo as subjetividades e identidades neles socializados. Estas
leituras nomeiam, incluem e excluem as identidades e, estas
contribuem para produzir teias culturais preconceituosas. Para que esse aprendizado ocorra, é necessário buscarmos
compreender como foram construídos os discursos presentes nos
livros didáticos. As nossas referencias teóricas são os recentes
estudos desenvolvidos por autores tais como: Ana Maria Monteiro,
Alfredo Veiga -Neto, Ines Oliveira, Joanir Azevedo, Marisa Vorreber,
Maurice Tardif, Nilda Alves, Tomaz Tadeu da Silva entre outros na
área de educação 3. Nossa reflexão passara a princípio, pelo campo do
conhecimento educacional e ao mesmo tempo em que iremos fazendo
uma ponte com as discussões dos textos históricos. Partirem os do
pressuposto de que novas perguntas podem ser feitas tendo como
referenda o dia logo entre as recentes produções sobre a educação contemporânea, cuja possibilidade de diálogos e multiplica pela vasta bibliografia* 1 *3 4 publicada sobre os saberes nas escolas e suas leituras.
Em seguida, caminharem os no sentido de perceber no
discurso dos livros didáticos as construções narrativas que produziram
lugares de inclusão e exclusão 5, de legitimação de uma tessitura de
conhecimento que caracterizou as diferenças 6 e essas diferenças
presentes nos textos dos livros didáticos.
No exercício da nossa pratica de ensino no campo do estagio
supervisionado, buscamos utilizar uma concepção de saber discutida
na disciplina Metodologia do Ensino de Historia 7. Esse exercício
contribuiu para colocarmos em prática no cotidiano da nossa prática
de ensino. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35129 |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-19T00:34:00Z |
|
dc.date.available |
2024-03-18 |
|
dc.date.available |
2024-03-19T00:34:00Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica - História |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practice - History |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Sebastião Gonçalves da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The textbook: the challenges of a pedagogical practice in History teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Sebastião Gonçalves da. O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História. 2002. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35129 |
pt_BR |