DSpace/Manakin Repository

O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, S. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1 DONATO, Eronides Câmara.
dc.contributor.advisor1ID DONATO, E. C. pt_BR
dc.contributor.referee1 AGRA DO Ó, Alarcon.
dc.contributor.referee1ID AGRA DO Ó, A pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5782896152231308 pt_BR
dc.description.resumo Durante os anos de aprendizado no campo do saber historico1, desenvolvem os algumas leituras nas disciplinas, do Departamento de Educação2, que nos gerou alguns questionamentos acerca da utilização do livro didático em sala de aula. E, neste final de curso nos propomos apensar as leituras utilizadas nas disciplinas de educação pensando em fazer da pratica de ensino um espaço de experimentação do exercício profissional e como momento reflexivo. Isto se deu, entre outros temas, nas leituras dos livros didáticos, discutindo as subjetividades e identidades neles socializados. Estas leituras nomeiam, incluem e excluem as identidades e, estas contribuem para produzir teias culturais preconceituosas. Para que esse aprendizado ocorra, é necessário buscarmos compreender como foram construídos os discursos presentes nos livros didáticos. As nossas referencias teóricas são os recentes estudos desenvolvidos por autores tais como: Ana Maria Monteiro, Alfredo Veiga -Neto, Ines Oliveira, Joanir Azevedo, Marisa Vorreber, Maurice Tardif, Nilda Alves, Tomaz Tadeu da Silva entre outros na área de educação 3. Nossa reflexão passara a princípio, pelo campo do conhecimento educacional e ao mesmo tempo em que iremos fazendo uma ponte com as discussões dos textos históricos. Partirem os do pressuposto de que novas perguntas podem ser feitas tendo como referenda o dia logo entre as recentes produções sobre a educação contemporânea, cuja possibilidade de diálogos e multiplica pela vasta bibliografia* 1 *3 4 publicada sobre os saberes nas escolas e suas leituras. Em seguida, caminharem os no sentido de perceber no discurso dos livros didáticos as construções narrativas que produziram lugares de inclusão e exclusão 5, de legitimação de uma tessitura de conhecimento que caracterizou as diferenças 6 e essas diferenças presentes nos textos dos livros didáticos. No exercício da nossa pratica de ensino no campo do estagio supervisionado, buscamos utilizar uma concepção de saber discutida na disciplina Metodologia do Ensino de Historia 7. Esse exercício contribuiu para colocarmos em prática no cotidiano da nossa prática de ensino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História. pt_BR
dc.date.issued 2002
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35129
dc.date.accessioned 2024-03-19T00:34:00Z
dc.date.available 2024-03-18
dc.date.available 2024-03-19T00:34:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Prática pedagógica - História pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Prática de ensino de História pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Pedagogical practice - History pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject History teaching practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Sebastião Gonçalves da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The textbook: the challenges of a pedagogical practice in History teaching. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Sebastião Gonçalves da. O livro didático: os desafios de uma prática pedagógica no ensino de História. 2002. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35129 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta