dc.description.resumo |
Com o atual cenário político brasileiro e os constantes debates acerca dos grupos ditos minoritários, se faz necessária essa discussão de modo que o presente artigo se fez por objetivo trabalhar com a figura feminina nas religiões de matriz africana, mais precisamente a umbanda, religião brasileira que atua com elementos ameríndios, do catolicismo, do espiritismo e do candomblé. Com a implantação da lei 11.645/2008, que destina o ensino de temas afroindígenas nas escolas de ensino básico, da rede pública e particular, se fez pertinente o estudo que ocorreu em uma turma de oitavo ano da rede estadual, na cidade de Alagoa Nova- PB, durante as aulas de história, sendo realizadas como resultado do programa federal Residência Pedagógica, vinculado a CAPES. Para fundamentar o texto, foram utilizados autores como Mircea Eliade (1972) explanando a construção do mito para a sociedade, Peter Burke (2008) que investiga a história cultural e Ofélia Maria de Barros (2017), que trabalha conceitos sobre as práticas religiosas em terreiros de matriz afro-ameríndias. Mesmo passados mais de dez anos da implementação da lei 11.645/08, ainda há uma grande resistência por parte de alguns setores da sociedade a respeito da cultura vigente nas comunidades afro-brasileiras e principalmente com relação as religiosidades não cristãs. Dessa maneira se fez necessária a discussão sobre as mulheres no meio sagrado, e como são vistas pelos discente, a partir de suas experiências pessoais e principalmente no ambiente escolar, sendo este um lugar em que os saberes se somam e posteriormente atravessam espaços além dos muros escolares. Por fim, as aulas foram ministradas através de roda de conversa dialogada, onde eram levantados pontos sobre a temática e a turma ia explanado dúvidas e impressões sobre o que eles entendiam e como os mesmo percebiam a maneira como a figura feminina é trabalhada na umbanda, sendo possível identificar pelas reações dos estudantes que certos conceitos foram postos em xeque, de maneira a seus ideais passarem por reflexões pontuais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
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dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Pomba gira que é mulher de verdade: como a figura feminina é trabalhada na umbanda? |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35131 |
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dc.date.accessioned |
2024-03-19T19:26:32Z |
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dc.date.available |
2024-03-19 |
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dc.date.available |
2024-03-19T19:26:32Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Pomba gira |
pt_BR |
dc.subject |
Umbanda e figura feminina |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres e umbanda |
pt_BR |
dc.subject |
Religiões de matrizes africanas - mulheres |
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dc.subject |
Terreiros de matriz afro-ameríndias |
pt_BR |
dc.subject |
Lei 11.645/2008 - ensino de cultura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Cute dove |
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dc.subject |
Umbanda and female figure |
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dc.subject |
Women and Umbanda |
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dc.subject |
African origin religions - women |
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dc.subject |
Afro-Amerindian terreiros |
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dc.subject |
Law 11,645/2008 - teaching Afro-Brazilian culture |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LINS, Liliane Aparecida Freitas. |
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dc.creator |
SILVA, Thaís de Oliveira e. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
Cute dove who is a real woman: how is the female figure worked in Umbanda? |
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dc.identifier.citation |
LINS, Liliane Aparecida Freitas; SILVA, Thaís de Oliveira e. Pomba gira que é mulher de verdade: como a figura feminina é trabalhada na umbanda? In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 05 - Fontes Históricas para os Estudos e Pesquisas sobre Afro-Brasileiros. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 305-310. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35131 |
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