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O exílio na voz de autoras que escrevem em línguas românicas: uma experiência plurilíngue nos Cursos de Letras.

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dc.creator.ID NASCIMENTO, S. L. N. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8314594363925590 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PINHEIRO-MARIZ, Josilene.
dc.contributor.advisor1ID PINHEIRO-MARIZ pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4945243844289619 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA JÚNIOR, José Veranildo Lopes da.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Gabriela Rodella de.
dc.contributor.referee3 MILREAU, Isis.
dc.contributor.referee4 MUNOZ, Angela Erazo.
dc.description.resumo Os documentos curriculares que parametrizam a educação nas universidades, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 2020), apontam que o ensino superior deve incentivar a criação e a difusão de cultura e pluralismo de ideias. No entanto, verificamos em algumas pesquisas que há pouca abertura para abordagens em perspectivas plurais, aquelas que trabalham com outras línguas e culturas nos cursos de Letras, especialmente nas universidades públicas paraibanas (Nascimento, 2020; Morais Filho, 2020). O ensino de literatura é diretamente atingido pela frágil abertura para a leitura literária em línguas estrangeiras, sobretudo quando se trata de cursos que não têm como língua-alvo de estudo um idioma estrangeiro, tais como o curso de Letras- Língua Portuguesa. A lacuna ainda é maior se considerarmos as literaturas escritas por mulheres, pois mesmo que hoje haja uma maior presença dessa produção literária nas universidades, estudos revelam que ainda é preciso abrir espaço para a leitura de escritoras nos cursos de Letras (Bagno, 2012; Silva et al, 2018), em especial, para aquelas que abordam temáticas tais como exílios, imigrações e outros temas nesse viés. Diante disso, a problemática que nos inquieta é a pouca abertura para a leitura de literaturas de outras línguas e culturas, sobretudo as escritas por mulheres, no curso de Letras. E a partir dessa constatação, nos questionamos: quais são os impactos da literatura de autoria feminina, através de uma perspectiva plural, especificamente pela abordagem da intercompreensão, para a formação leitora de estudantes? Logo, estabelecemos como objetivo geral desta pesquisa: investigar os efeitos da temática exílio na literatura de autoria feminina a partir de uma abordagem plural para a formação leitora de estudantes da área de Letras, através de um clube de leitura on-line. Os objetivos específicos da nossa pesquisa são: a) analisar a temática exílio nas literaturas de escritoras românicas e suas contribuições para a formação leitora de profissionais de Letras; b) refletir sobre as propostas e desafios da leitura literária através da abordagem plural da intercompreensão no contexto universitário; c) verificar os impactos do plurilinguismo na leitura de textos literários de autoria feminina em um clube de leitura on-line. Nossa análise será baseada em estudos sobre abordagens plurais e plurilinguismo (Beacco, 2005; Komorowsha, 2011; Souza, 2019), plurilinguismo e literatura (Marques, 2011), leitura literária e formação de leitores (Mortatti, 2018; Picard, 1989; Jouve, 2002), literatura de autoria feminina (Zolin, 2009; Figueiredo, 2020; Dalcastagnè, 2012), estudos sobre identidade, cultura e exílio (Hall, 2003; Said, 2003; Nouss, 2015), além de documentos que parametrizam a formação no ensino superior, tais como as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 2020). Nossos corpora são constituídos por questionários de leitura sobre os contos e notas oriundas da nossa observação. Através desta pesquisa, pudemos perceber que a leitura de contos de autoria feminina, pelos caminhos da intercompreensão, com estudantes de Letras contribuiu significativamente para uma formação mais completa, leitora e profissional das participantes, principalmente por dar suporte para a expansão de conhecimentos linguísticos, culturais e literários que eram desconhecidos ou pouco conhecidos pelos estudantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title O exílio na voz de autoras que escrevem em línguas românicas: uma experiência plurilíngue nos Cursos de Letras. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-29
dc.description.abstract The curricular documents that provide guidelines for education in universities, such as the Law of Guidelines and Bases of Education (LDB, 2020), indicate that higher education should encourage the creation and dissemination of culture and a diversity of ideas. However, in some research, we have found that there is limited openness to approaches from plural perspectives, especially those that involve working with other languages and cultures in Language Studies programs, particularly in public universities in Paraiba (Nascimento, 2020; Morais Filho, 2020). The teaching of literature is directly affected by the limited openness to literary reading in foreign languages, especially when it comes to programs that do not focus on a foreign language as their target language of study, such as the Portuguese Language Studies program. This gap is even greater when considering literatures written by women because, despite an increased presence of this literary production in universities today, studies reveal that there is still a need to make room for the reading of female authors in Language Studies programs (Bagno, 2012; Silva et al, 2018), especially those addressing themes such as exile, immigration, and other related topics. In light of this, the issue that concerns us is the limited openness to the reading of literature from other languages and cultures, particularly those written by women, in the Language Studies program. Based on this observation, we question what the impacts of literature authored by women, through a plural perspective, specifically using the approach of intercomprehension, are on the reading development of students. Therefore, the main objective of this research is to investigate the effects of the theme of exile in literature authored by women from a plural approach on the reading development of students in the field of Language Studies, through an online book club. The specific objectives of our research are: a) To analyze the theme of exile in the literature of female writers in Romance languages and its contributions to the reading development of Language professionals; b) To reflect on the proposals and challenges of literary reading through the plural approach of intercomprehension in the university context; c) To assess the impacts of multilingualism on the reading of literary texts authored by women in an online book club. Our analysis will be based on studies on plural approaches and multilingualism (Beacco, 2005; Komorowsha, 2011; Souza, 2019), multilingualism and literature (Marques, 2011), literary reading and reader development (Mortatti, 2018; Picard, 1989; Jouve, 2002), literature authored by women (Zolin, 2009; Figueiredo, 2020; Dalcastagnè, 2012), studies on identity, culture, and exile (Hall, 2003; Said, 2003; Nouss, 2015), in addition to documents that set the standards for higher education, such as the Laws of Guidelines and Bases of National Education (LDB, 2020). Our corpora consist of reading questionnaires about the stories and notes from our observations. Through this research, we have seen that reading stories by female authors, through the paths of intercomprehension, with Language students significantly contributed to a more comprehensive, literate, and professional development of the participants, mainly by supporting the expansion of linguistic, cultural, and literary knowledge that was unknown or little known to the students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35134
dc.date.accessioned 2024-03-20T13:12:37Z
dc.date.available 2024-03-20
dc.date.available 2024-03-20T13:12:37Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Plurilinguismo pt_BR
dc.subject Literatura de autoria feminina pt_BR
dc.subject Exílio pt_BR
dc.subject Estudantes de Letras pt_BR
dc.subject Clube de Leitura On-line pt_BR
dc.subject Plurilinguisme pt_BR
dc.subject Littérature écrite par des femmes pt_BR
dc.subject Exile pt_BR
dc.subject Étudiants en Lettres pt_BR
dc.subject Club de lecture en ligne pt_BR
dc.subject Multilingualism pt_BR
dc.subject Literature authored by women pt_BR
dc.subject Exile pt_BR
dc.subject Language students pt_BR
dc.subject Online Book Club pt_BR
dc.subject Plurilingüismo pt_BR
dc.subject Literatura de autoría femenina pt_BR
dc.subject Exilio pt_BR
dc.subject Estudiantes de Letras pt_BR
dc.subject Club de Lectura en línea pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Solaneres Laértia Nunes Sabino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Exile in the voice of authors who write in Romance languages: a plurilingual experience in the Languages Courses. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Solaneres Laértia Nunes Sabino. O exílio na voz de autoras que escrevem em línguas românicas: uma experiência plurilíngue nos Cursos de Letras.160 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resume Les documents curriculaires qui paramètrent l'enseignement universitaire, comme la Loi sur les Directrices et les Bases de l'Éducation (LDB, 2020), soulignent qui l'enseignement supérieur doit encourager la création et la diffusion de la culture et le pluralisme des idées. Cependant, nous avons constaté dans certaines recherches qu'il y a peu d'ouverture aux approches issues de perspectives plurielles, celles qui travaillent avec d'autres langues et cultures dans les cours de littérature, en particulier dans les universités publiques de Paraíba (Nascimento, 2020; Morais Filho, 2020). L'enseignement de la littérature est directement affecté par la fragile ouverture à la lecture littéraire en langues étrangères, notamment lorsqu'il s'agit de cours qui n'ont pas de langue étrangère comme langue cible d'étude, comme le cours en Lettres- Langue portugaise. L’écart est encore plus grand si l’on considère la littérature écrite par des femmes, car même si aujourd’hui cette production littéraire est plus présente dans les universités, des études révèlent qu’il est encore nécessaire de faire une place à la lecture d’écrivaines femmes dans les cours de Lettres (Bagno, 2012; Silva et al, 2018), en particulier pour ceux qui abordent des thèmes tels que les exils, les immigrations et d'autres sujets dans cette veine. Compte tenu de cela, le problème qui nous inquiète est le manque d’ouverture à la lecture de littérature d’autres langues et cultures, notamment celles écrites par des femmes, dans le cours de littérature. Et à partir de ce constat, nous nous demandons quels sont les impacts de la littérature écrite par des femmes, dans une perspective plurielle, notamment à travers l’approche de l’intercompréhension, sur la formation à la lecture des étudiants? Par conséquent, nous avons établi l'objectif général de cette recherche: investiguer les effets du thème de l'exil dans la littérature écrite par des femmes à partir d'une approche plurielle de la formation à la lecture des étudiants dans le domaine de la Littérature, à travers un club de lecture en ligne. Les objectifs spécifiques de notre recherche sont: a) analyser le thème de l'exil dans la littérature des écrivains romans et ses apports à la formation à la lecture des professionnels de la littérature; b) réfléchir sur les propositions et les enjeux de la lecture littéraire à travers l'approche plurielle de l'intercompréhension en contexte universitaire; c) vérifier les impacts du plurilinguisme sur la lecture de textes littéraires écrits par des femmes dans un club de lecture en ligne. Notre analyse s'appuiera sur des études sur les approches plurielles et le plurilinguisme (Beacco, 2005; Komorowsha, 2011; Souza, 2019), le plurilinguisme et la littérature (Marques, 2011), la lecture littéraire et la formation des lecteurs (Mortatti, 2018; Picard, 1989; Jouve, 2002), la littérature écrite par les femmes (Zolin, 2009; Figueiredo, 2020; Dalcastagnè, 2012), les études sur l'identité, la culture et l'exil (Hall, 2003; Said, 2003; Nouss, 2015), ainsi que les documents qui paramètrent la formation dans l’enseignement supérieur, comme les Lois Directrices e Base de l’Éducation Nationale (LDB, 2020). Notres corpora sont constitués de questionnaires de lecture sur les récits et de notes issues de notre observation. A travers cette recherche, nous avons pu constater que la lecture de nouvelles écrites par des femmes, à travers les chemins de l'intercompréhension, avec des étudiants en Lettres a contribué de manière significative à une lecture plus complète et à une formation professionnelle des participantes, principalement en apportant un soutien à l'expansion des connaissances linguistiques et des connaissances culturelles et des œuvres littéraires inconnues ou peu connues des étudiants. pt_BR
dc.description.resumen Los documentos curriculares que direccionan la educación en las universidades, así como la Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 2020), señalan que la educación superior debe incentivar la creación y difusión de la cultura y el pluralismo de ideas. Sin embargo, se observa en algunas investigaciones que hay poca apertura a los enfoques desde perspectivas plurales, aquellos que trabajan con otras lenguas y culturas en los cursos de Letras, especialmente en las universidades públicas paraibanas (Nascimento, 2020; Morais Filho, 2020). La enseñanza de la literatura se ve directamente afectada por la frágil apertura para la lectura literaria en lenguas extranjeras, especialmente cuando se trata de cursos que no tienen una lengua extranjera como lengua meta, como el curso Letras- Lengua Portuguesa. La laguna es aún mayor si consideramos la literatura escrita por mujeres, pues aunque hoy haya una mayor presencia de esta producción literaria en las universidades, los estudios muestran que sigue siendo necesario dar espacio a la lectura de escritoras en los cursos de letras (Bagno, 2012; Silva et al, 2018), sobre todo para aquellas que abordan temas como el exilio, la inmigración y otros temas de esta naturaleza. Frente a esto, la problemática que nos inquieta es la falta de apertura a la lectura de literatura de otras lenguas y culturas, sobre todo escrita por mujeres, en el curso de Letras. A partir de esta constatación, nos cuestionamos, ¿cuáles son los impactos de la literatura de autoría femenina, desde una perspectiva plural, específicamente a través del enfoque de la intercomprensión, en la formación lectora de los estudiantes? Por lo tanto, el objetivo general de esta investigación fue investigar los efectos del tema del exilio en la literatura de autoría femenina, desde un enfoque plural, para la formación lectora de los estudiantes de la carrera de Letras, a través de un club de lectura en línea. Los objetivos específicos de nuestra investigación son: a) analizar el tema del exilio en la literatura de escritoras románicas y sus contribuciones a la formación lectora de los profesionales de Letras; b) reflexionar sobre las propuestas y desafíos de la lectura literaria a través del enfoque plural de la intercomprensión en el contexto universitario; c) verificar los impactos del plurilingüismo en la lectura de textos literarios de autoría femenina en un club de lectura en línea. Nuestro análisis se basará en estudios sobre enfoques plurales y plurilingüismo (Beacco, 2005; Komorowsha, 2011; Souza, 2019), plurilingüismo y literatura (Marques, 2011), lectura literaria y formación de lectores (Mortatti, 2018; Picard, 1989; Jouve, 2002), literatura de autoría femenina (Zolin, 2009; Figueiredo, 2020; Dalcastagnè, 2012), estudios sobre identidad, cultura y exilio (Hall, 2003; Said, 2003; Nouss, 2015), además de documentos que orientan la formación en educación superior, como las Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 2020). Nuestros corpora se componen de cuestionarios de lectura de los cuentos y notas de nuestra observación. A través de esta investigación, logramos constatar que la lectura de cuentos de autoría femenina, mediante la intercomprensión, con estudiantes de Letras contribuyó significativamente para una formación lectora y profesional más completa de los participantes, principalmente por el soporte a la ampliación de conocimientos lingüísticos, culturales y literarios que eran desconocidos o poco conocidos por los estudiantes. pt_BR


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