DSpace/Manakin Repository

Televisão e História: que imagem devo entender?

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CRUZ, A. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0979932652100221 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AGRA DO Ó, Alarcon.
dc.contributor.advisor1ID AGRA DO Ó, A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5782896152231308 pt_BR
dc.description.resumo Não existe nada melhor do que escrever um trabalho havendo uma identificação ao mesmo,para mim foi uma grande satisfação, pois sempre fui conhecida pelos meus colegas e até professores, como uma pessoa que gostava de televisão, mas não sabia como esta poderia me ajudar enquanto historiadora. Portanto, esse meio de comunicação durante tantos anos responsável pelo meu entretenimento, hoje também é, o meu objeto de estudo. E assim sendo, pretendo pesquisar acerca da viabilidade da união entre a televisão e História, para isso no Capítulo 1 fizemos uma pequena revisão bibliográfica com autores que discutem sobre o tema televisão e escola e podemos ver que há aqueles que concordam com essa aliança, enquanto outros não. Após estas leituras, procuramos no Capítulo II refletirmos a partir das mesmas em relação à nossa experiência na Escola Estadual de 1° e 2° Graus - Félix Araújo (Estadual da Liberdade), que dividir-se-á em duas etapas: a primeira propõe-se analisar os questionários respondidos pelos alunos, no intuito de entender como se dá o contato dos mesmos com a televisão e assim entender a possibilidade da ponte televisão e História; em seguida essa análise dar-se-á na prática propriamente dita, na qual se aplicará recursos iconográficos, tendo em vista que a escola não dispõe no momento do uso da televisão, pois a mesma está sendo utilizada pelos estagiários de letras. Em meio a estas possíveis impossibilidades, o meu objetivo é entender o ensino de História, a partir desse recorte, creio que não será fácil, mas me proponho fazer, pelo menos, algumas indicações sobre o mesmo. Segue em anexo o meu relato, que descreve minha experiência, a partir da observação, seguido do planejamento e a sua aplicabilidade na sala de aula, ressaltando algum episódio da prática que achei relevante. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Televisão e História: que imagem devo entender? pt_BR
dc.date.issued 2002
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35144
dc.date.accessioned 2024-03-20T21:17:50Z
dc.date.available 2024-03-20
dc.date.available 2024-03-20T21:17:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Televisão e História pt_BR
dc.subject Televisão e escola pt_BR
dc.subject Escola Estadual da Liberdade - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Television and History pt_BR
dc.subject Television and school pt_BR
dc.subject Liberdade State School - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CRUZ, Alana Cavalcanti.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Television and History: what image should I understand? pt_BR
dc.identifier.citation CRUZ, Alana Cavalcanti. Televisão e História: que imagem devo entender? 2002. 71f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35144 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta